5 melhores jogos de PlayStation de 2024
5 melhores jogos de PlayStation de 2024 – 2024 foi um ano de sucessos surpreendentes e fracassos de crítica no PlayStation, com jogos como Helldivers 2 e Astro Bot sendo lançados com aclamação da crítica, enquanto outros projetos como Concord receberam avaliações medianas.
Embora este ano também tenha sido leve em exclusivos first-party, os estúdios vieram ao resgate com uma seleção de jogos cobrindo vários gêneros. Final Fantasy VII Rebirth e Stellar Blade foram dois exemplos notáveis de jogos exclusivos para PS5 lançados este ano — ambos estão indo para PC em 2025 — enquanto outros estúdios lançaram títulos imperdíveis como Metaphor: ReFantazio, Elden Ring: Shadow of the Erdtree e Silent Hill 2.
Até a Microsoft queria atrair alguns jogadores de PlayStation para sua marca, o que levou ao lançamento de antigos jogos exclusivos do Xbox Series X|S, como Hi-Fi Rush, Pentiment, Grounded e Sea of Thieves no hardware de seu rival, que se expandiu este ano com o lançamento do console PS5 Pro.
5 melhores jogos de PlayStation de 2024
Então, quais jogos foram os mais populares com os críticos? Vamos conferir o TOP 5 de um dos principais sites de crítica de games, o Metacritric.
Elden Ring: Shadow of the Erdtree
Como as melhores expansões de videogame, Shadow of the Erdtree usa Elden Ring como base para criar uma aventura ainda melhor para jogadores que retornam. Aprimorando e refinando a magia do jogo de 2022, Shadow of the Erdtree convida os jogadores a explorar um novo reino que eles nunca vão querer deixar.
Metascore: 94
Astrobot
A produção first-party da Sony normalmente favoreceu jogos de mundo aberto e aqueles com temas maduros, mas Astro Bot é uma lufada de ar fresco que vai agradar a qualquer um que esteja procurando um retorno nostálgico a dias mais simples. Astro Bot não é apenas um jogo de plataforma excepcional com um design imaginativo, mas também é uma cápsula do tempo deliciosa em várias eras do PlayStation e um tributo ao legado duradouro dessas aventuras influentes.
Metascore: 94
Metaphor: ReFantazio
Um dos jogos do ano, Metaphor: ReFantazio é outra joia da desenvolvedora Atlus. Ele pega a estrutura básica do que você esperaria de um jogo Persona e a simplifica de várias maneiras, com uma história instigante, personagens adoráveis e alguns dos melhores combates de RPG por turnos de todos os tempos. É uma fórmula vencedora que vale o investimento de tempo.
Metascore: 94
Slay The Princess – The Pristine Cut
Você acha que tem o que é preciso para cometer algum regicídio e não fazer perguntas? Essa é a premissa central de Slay the Princess, um jogo de loops temporais, reviravoltas e assassinatos mais sujos apresentados como uma visual novel que nunca conta a mesma história duas vezes. The Pristine Cut aprimora ainda mais essa experiência, complementando sua escrita inteligente e excelente dublagem com ainda mais conteúdo, ajustes bem pensados e centenas de novos quadros de arte artesanal.
Metascore: 92
Final Fantasy VII Remake
Final Fantasy VII Remake criou uma premissa intrigante, prestando homenagem ao original e representando uma ruptura muito consciente com ele. Rebirth, a segunda parte de uma trilogia planejada, leva essa ideia adiante, com novas revelações, um mundo amplamente expandido e mecânicas de combate refinadas.
Metascore: 92
Qual a sua opinião?