Qual a importância da Game Jam para os gamers?
0

Você sabe o que é uma Game Jam? 

Este conteúdo é bastante focado nas pessoas que querem aprender como fazer um jogo,  então se você é uma delas peço que preste bastante atenção, pois vamos explicar o que é a Game Jam, como participar e o que ela pode ajudar você e sua equipe.

Advertisement

Eu sei o que talvez você esteja pensando agora, neste exato momento: ''mas eu não sou programador de jogos'' ou '' eu não tenho uma equipe que cria jogos''. Mas calma, existem muitos gamers que querem aprender um pouco mais sobre o desenvolvimento de jogos ou até pretendem obter um aprendizado superior para posteriormente seguir carreira e lançar os seus próprios games. 

A Game Jam é um evento muito interessante e quem sabe seja até um primeiro passo para o mundo da criação de games.

Vamos lá?

O que é uma Game Jam?

A Game Jam é um evento que inclui programadores de games do mundo inteiro que se reunem em equipes para desenvolver games e protótipos para que talvez possam virar um game profissional ou mesmo independente.  Vários games que caíram no gosto do povo foram desenvolvidos em um evento de Game Jam, quem sabe você até ja jogou algum deles.

Existem Games Jams que duram de 12 horas a poucos dias, poucos mesmo, normalmente até 3 dias no máximo. E sim, é possível criar um jogo em menos de 3 dias. De uns tempos para cá, existe a possibilidade de uma pessoa participar da Game Jam até pela internet.

Apenas jogos Indie são criados na Game Jam?

Em sua grande maoria sim, porém alguns projetos mais elaborados e trabalhados se destacam e conseguem patrocínios e grandes ajudas de desenvolvedoras famosas, a partir daí, ele não é mais considerado um jogo independente.

O poder do marketing hoje é impactante no mundo dos games, acredito eu que você tende a jogar mais os games que são produzidos e divulgados por grandes empresas pois acha que estes são melhores do que aqueles que estão ali, recuados e pouco divulgados, é assim que o mundo (inclusive eu) enxergamos as coisas. 

Todos os anos na Game Jam são desenvolvidos protótipos de games independentes incríveis, que posteriormente são trabalhados por alguns meses (ou anos) e lançados em suas versões finais agradando bastante o público gamer, uma pena não serem tão divulgados como os jogos com orçamento elevado.

A Game Jam encoraja a produção de Games no Brasil?

Este é o ponto chave do artigo, e a resposta mais curta o possível é: SIM

É muito recomendado que aqueles que estão estudando programação, que já estão em atividade no ramo ou apenas querem saber como funciona, participem da Game Jam. O evento irá proporcionar a experiência de criar um jogo do zero, mesmo que em um curto período de tempo.

Quanto mais pessoas estiverem interessadas em investir, estudar e criar games, maior será a ascenção da indústria de games no país.

Para saber mais como participar acesse : Game Jam: Guia para iniciantes.

Advertisement
Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Galáxia Nerd nas redes sociais para ficar por dentro do Universo Nerd  – Facebook, TwitterInstagram.

Confira o nosso programa "Galáxia Nerd"


Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
3
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes