0

Olá Nerds, hora da análise…

Resultado de imagem para elseworlds hq logo

Algo interessante aplicado em várias HQs, é a tentativa de passar para o leitor um ângulo diferente de visão de uma história muito conhecida, a diferença é aplicada em pontos específicos da narrativa, e como consequência, toda a linha do tempo é modificada; no universo Marvel este tipo de história se enquadraria nos spinoffs de “What if“, já no universo DC, onde a história esta, este tipo de “conto” esta localizado sob a marca do Elseworlds.

Superman: Entre a Foice e o Martelo, foi lançado em quatro capítulos pela DC Comincs em 2003, seguindo o roteiro de Mark Millar, esta história paralela apresenta uma perspectiva muito interessante, trazendo, entre linhas, uma questão perspicaz; “o que teria acontecido se a nave de Kal-El não tivesse caído no Cansas, nos EUA, mas sim, na USS ?”

Resultado de imagem para hq superman entre a foice e o martelo

Enredo

O enredo está estruturado na possibilidade do Superman ter crescido na União Soviética liderada pela figura histórica de Josef Stalin, no regime comunista/socialista, e na época da guerra fria, o que traria uma série de mudanças a história global.

Kal-El é tratado como braço direito do líder comunista, “…como campeão do proletariado, trava uma batalha por Stalin, pelo socialismo e pela expansão internacional do Pacto de Varsóvia. Superman: O orgulho do estado Soviético, simbolo de nosso poderio militar…”; com vários atos heroicos, poupando a vida de milhões, “Super” ganha visibilidade mundial, poder político, credibilidade e amor de todo o povo; e mesmo com tudo isso, nem todos do partido soviético se agradam de Kal-El estar tendo tanto poder político.

Resultado de imagem para camarada superman

Ao mesmo tempo, o cientista Lex Luthor, tenta de diversas formas criar algo que possa ter o mesmo poderio militar que o Superman representa para os soviéticos, porém, sem sucesso aparente. Com a parceria de Stalin com as amazonas, em especial a Mulher Maravilha e a aparição de Batman, que dentro do pais, luta contra o regime e o líder eminente Superman, a história se desenrola e evolui de modo fantástico e belo, levando o leitor diretamente ao núcleo da extinta USS e as ideias contraditórias de Luthor e Superman.

Resultado de imagem para hq superman entre a foice e o martelo

Arte

Os traços artísticos tem um interessante estilo, onde, quando os quadros estão na União Soviética, todo tem um toque de cinza e um realce especial na coloração vermelha, mesmo que seja em pequenos detalhes, porém o destaque da cor primária é visível; é interessante ressaltar como o uniforme do Superman e da Mulher Maravilha ficam belos em tonalidades diferentes e com escudos diferentes.

Resultado de imagem para hq superman entre a foice e o martelo

A arte é imersiva e leva o leitor diretamente aos grande palácios soviéticos, ao frio inigualável, as belíssimas festas e a esperança do povo em seus grandes líderes, hora sendo Stalin e hora Superman. Os quadros de ação são ótimos e as muitas conversas sempre estão em um ambiente cativante e expressivo.

Personagens

Boa parte dos personagens tem presença interessante na história, porém sem um grande desenvolvimento. O destaque negativo vai para o Batman, que é muito mais um rebelde do que alguém que tem similaridades com o vigilante de Gotham que conhecemos; e o destaque positivo vai para Lex Luthor, em torno do vilão há um enredo fascinante que possui doentio fascínio por derrotar o Superman, uma convivência turbulenta com sua esposa e seu crescimento nos EUA, este realmente foi um personagem bem desenvolvido.

Resultado de imagem para hq superman entre a foice e o martelo

Diálogos

Algo bem interessante nos balões de fala, é o costumeiro termo “camarada”, quando os soviéticos estão conversando, por algum motivo especifico que não me recordo, este termo é utilizado na “cultura pop” justamente para remeter a USS, seria algo como o sotaque do texas, porém, aplicado aos futuros russos. No primeiro capitulo, vemos diálogos mais curtos, porém, com muitos quadros que relatam a história para situar o leitor, após isso, os diálogos são diretos e ríspidos quando, especialmente nos diálogos entre soviéticos e americanos.

Imagem relacionada

Veredito

Superman: Entre a Foice e o Martelo, é uma ótima HQ, 172 páginas da Grafic Novel publicada por nossa parceira Panini, é de extremo capricho e até mesmo introdução cultural, dando a oportunidade do leitor avaliar se os fins justificam os meios, bem como, como seria o universo DC, se a história realmente tivesse acontecido; vale lembrar que o sucesso da HQ foi tão grande que uma animação do mesmo título esta sendo desenvolvida pela DC, algo que promete muito.

 

[wp-reviews]


Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
1
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes