Olá pessoal! Tudo bom com vocês?
Como estamos empolgados com o anuncio de que finalmente teremos um Street of Rage 4 resolvi que teremos um especial aqui no Retrô Game relembrando os 3 jogos da franquia! Cada semana eu falarei de um deles!
E para começar logicamente falaremos do game que deu principio a tudo isso!
Street of Rage (Bare Knuckle: Ikari no Tekken na versão japonesa) é um jogo do estilo Beat ‘em up lançado pela Sega em 1990 para Mega Drive. Nele acompanhamos a história de um grupo de jovens que luta contra uma organização criminosa que tomou o controle da cidade e corrompendo o governo e a polícia.
Podemos escolher entre três personagens para jogar, sendo eles:
Adam Hunter: Tem 23 anos e sua especialidade é boxe. É o personagem mais lento, mas é muito forte e possui um ótimo pulo, o que pode ser muito útil contra alguns inimigos e chefes.
Axel Stone: Um artista marcial com 22 anos de idade. É o personagem mais equilibrado, pois é mais lento que Blaze, mas mais rápido e mais forte que Adam. Seu único defeito é seu pulo que é muito baixo.
Blaze Fielding: uma bela jovem de 21 anos especialista em judô. É a personagem mais rápida porem é a mais fraca. Seu pulo é razoável sendo melhor que o de Axel, mas inferior ao de Adam.
Após escolher seu personagem, seu objetivo é passar por oito fases metendo a bordoada nos mais diversos inimigos e ao final de cada fase (com exceção da 7) enfrentar um chefão.
Além de seus punhos, para derrotar os inimigos podem ser usadas armas que variam entre garrafas quebradas, facas e outros, além disso, contamos com o ataque especial em que um homem em um carro de polícia dispara tiros de metralhadora ou uma rajada de lança-chamas acertando todos os inimigos que estão na tela.
Falando dos aspectos do game: Os gráficos são simples, alguns até consideram feios, mas são bons para um jogo da época. A jogabilidade é um pouco travada mas é bem dinâmica: os inimigos possuem uma inteligência artificial que chega a ser irritante, não basta apenas ir para cima deles, às vezes é necessário recuar e esperar a melhor forma de atacar, principalmente nos chefes. A trilha sonora é muito empolgante com uma pegada Techno-rock e músicas muito marcantes.
Na sua simplicidade, Street of Rage foi um jogo que marcou época e até hoje é desafiador e muito divertido principalmente jogado junto de um amigo. Mais do que recomendado!
Curiosidades
– Podemos dizer que Street of Rage só existe por causa do Final Fight, pois quando o jogo da Capcom estava bombando nos arcades e foi anunciado que ele seria exclusivo para o Super Nintendo, a Sega teve que correr para lançar um jogo no mesmo estilo para concorrer de igual para igual e foi bem sucedida, pois Street of Rage vendeu mais de 2,6 milhões de cópias no mundo todo.
– O policial que aparece quando você utiliza o especial não tem um nome oficial, mas é possível ver nos créditos finais do game que ele é um rapaz de cabelos castanhos.
– O enredo do game tem um furo: é citado que Axel, Adam e Blaze são ex-policiais, porem com suas idades que estão na média dos 21 aos 23 anos eles não teriam tido tempo de se formar na academia de polícia. Uma explicação para contornar esse furo seria que assim que eles se formaram se decepcionaram com o Sistema e resolveram combater o crime com as próprias mãos.
-Era para ter sido lançado um Strert of Rage 4 há muito tempo atrás:, Isso não aconteceu por que a Sega teve um desentendimento com a empresa Core Design que estava produzindo o game e desistiu do projeto. A Core pegou o material que já tinha produzido, deu uma nova roupagem e lançou o jogo Fighting Force para Playstation 1.
– Uma equipe de fãs chamada Bombergames lançou uma nova versão não oficial chamada Street of Rage Revenge que reúne características dos 3 games da série. Os fãs acharam o game maravilhoso, porem a Sega a principio tentou proibir a divulgação do game ameaçando processar a empresa. Hoje em dia parece que a Sega desencanou, pois o game pode ser achado facilmente para download na internet.
– Street of Rage foi lembrado na série Narcos da Netflix: no episódio 2 da segunda temporada, Pablo Escobar ( interpretado pelo brazuca Wagner Moura) joga Street of Rage no Mega-Drive com seu filho Juan Pablo. Eles até falam sobre o jogo com Pablo não gostando de ter que bater em uma mulher.
Confiram a cena abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=-SxZVH5hA5I
Cinco dicas para esfregar a cara dos bandidos no chão.
Procure economizar o ataque especial para os chefes ou quando a quantidade de inimigos for absurda e lembre-se que não é possível usar o especial na ultima fase.
Seja rápido para eliminar os inimigos e avançar nas fases, pois se o tempo acabar você perde uma vida.
Quando enfrentar o chefe da segunda fase (que parece o Wolverine) não pule em hipótese nenhuma, pois ele corta (literalmente) qualquer ataque aéreo. Procure bater nele sem completar seu combo, para não dar chances dele te atacar.
Quando enfrentar o ultima chefe do jogo, o líder da organização chamado Mr. X ele te oferecerá um cargo alto como traficante em sua organização, responda NO para as duas perguntas que ele fizer. Se você responder diferente disso um alçapão irá abrir e você cairá e terá que voltar para a fase 6!
Existe um final secreto que só é possível assistir quando se joga de dois: Quando Mr. X fazer a proposta sobre o cargo na organização deve haver uma divergência entre os jogadores, um deve responder YES e o outro NO, assim você caíra na mão com seu amigo e o vencedor enfrentará Mr. X derrotando-o todo o império das drogas dele será seu e o final será diferente.
Espero que tenham gostado do texto! Até semana que vem com o Street of Rage 2!
Qual a sua opinião?