Fim do Globo de Ouro?
No universo cinematográfico, após o cobiçado prêmio do Oscar, o Globo de Ouro é a grande glória do meio, infelizmente, os dois prêmios são cercados por escândalos.
Em meio a tantos jurados e quesitos para vencer tal prêmio, muitas polêmicas e escândalos tem fermentado e gerado discussões pesadas. No dia 11 de Maio de 2021, uma das maiores redes de televisão do mundo, a NBC (que tem os direitos de transmissão do evento até 2026) anunciou que não irá transmitir o clássico prêmio do cinema, isso, devido a falta de transparência e diversidade na escolha dos prêmios, e se na houver acordo, está disposta a não transmitir mais o Globo de Ouro.
Dentre tantas investigações, contatou-se que o HFPA (órgão responsável pela premiação), recebeu “presentes”, como viagens e estadias luxuosas em troca de indicações. Outro escândalo é que, a mais de 20 anos, entre os 87 membros da fundação, não houve nenhum negro, existindo assim, uma predisposição a negros não concorrerem ou vencerem o Globo de Ouro.
Visto tais duras acusações, grandes estúdios cortaram ligações com o Globo de Ouro e a HFPA, dentre eles, estão a Netflix, Amazon e Warner.
Outro caso interessante foi que, muitos atores passaram a repudiar seus prêmios recebidos. Mark Ruffalo diz estar arrependido de ter recebido os prêmios, já Tom Cruise, devolveu suas estatuetas.
Não acreditamos que essas novas políticas propostas resolverão os desafios sistêmicos de inclusão e diversidade da HFPA, nem a ausência de transparência de suas operações. – Ted Sarands, diretor executivo Netflix.
Qual a sua opinião?