Um mangá Shoujo pesado.
Caso ainda não saiba o que seria um mangá Shoujo, entre em Demografias dos mangás. Vitamin é um one-shot shoujo, cujo tema principal é o ijime, forma como o bullying é denominado no Japão.
“Ah, mas Shoujo só tem coisas bobinhas e bonitinhas, e é coisa para garotas”. Errado. Vitamin, mesmo sendo considerado um Shoujo, e tendo seus traços delicados, as expressões faciais são bem marcantes pelo o que a Sawako (a protagonista) está passando.
Mas vamos falar sobre a história… Sawako, uma estudante de 15 anos, levava uma vida escolar normal como de outras garotas, sem maiores problemas. Até que certo dia, ela é flagrada com o namorado numa sala de aula por um colega de classe, e isso transformará a vida dela no verdadeiro inferno que é sofrer bullying! As amigas de ontem, são as vilãs de hoje… Qual é a “vitamina” necessária para ela suportar a dor e desespero de ser maltratada pelos próprios colegas de classe?
Pela carga emocional que a protagonista passa por causa da prática de bullying, o leitor percebe que cada vez mais ela se senta exausta de tudo, cansada da vida. O que isso é ‘comum’ para quem está vivenciando esse tipo de situação. Até que seu limite estoura e não sabemos o que pode acontecer a essa pessoa. Ainda mais que se não há ninguém que está vendo isso acontecer e não faz absolutamente nada. Isso é revoltante, certo?
Então, o que fazer numa situação como essa? Quem vai ajudá-la? Como escapar disso tudo?
Não é uma leitura para qualquer público. Como ele contém situações ‘reais’, pessoas que já passaram por tal situação podem se sentir emotivas ou até mesmo detestarem a obra porque pode lembrar de certos aspectos, se caso, já viveram em sua época de colegial.
Como toda obra, o leitor consegue tirar algo dele para levar para a sua vida. Seja uma frase dita, alguma moral, lembrar do desenvolvimento, a personalidade de algum personagem. Enfim, existem vários aspectos. E como o foco da história é Bullying, ele fica descarado (e de forma extrema) para que as pessoas tenham consciência de que somos todos humanos. Todos fazem/cometem algo errado e não devemos julgá-los por esse erro. Ou até mesmo alguma diferença, cor, raça, sexo.
“Por que eu deveria ler isso?”
O que você faria se visse alguém sofrendo por alguma prática de bullying, ou algum tipo de violência verbal? A resposta seria “eu iria ajudar, claro”. Mas na hora, não seria apenas um telespectador assim como o próprio professor de Sawako? Ou até mesmo outros alunos que sabem o que está acontecendo e não reagem a respeito?
Apesar de ser voltado para um público mais velho e por ser Shoujo, muitos deveriam lê-lo. O tema ainda é um assunto retratado em vários lugares. Não só acontece mesmo nas escolas, no trabalho em em um grupo social seleto também.
“O que esperar do final?”
Isso só será respondido quando o leitor chegar as últimas páginas e descobrir o que vai acontecer com a pobre garota.
Interessou pela história? Gostaria de ler? Segue alguns links para a compra do produto (consulte disponibilidade):
Amazon. Saraiva. Fnac. Submarino.
Ficha técnica
Título original: Vitamin
Autor: Keiko Suenobu
Volume: Único
Número de páginas: 208
Demografia: Shoujo
Gênero: Vida Escolar, Slice of Life, Drama, Tragédia
Faixa etária: + 18 anos
Preço: R$ 14, 90
Papel: Offset
Editora: JBC
Qual a sua opinião?