Segundo o MangaMag, a edição 29 da Shounen Jump trará o último ranking de popularidade da série de Hideaki Sorachi, com os seus resultados já planejados para setembro deste ano. A especulação da vez é que isso coincidiria com o final da série, também em setembro.
Ano passado, havia sido anunciado que a série em mangá estava em seu arco final, e poderia acabar em breve, afinal os arcos desse mangá não são longos. A informação foi dada quando o volume 63 foi impresso (atualmente com 69 volumes).
Gintama teve seu mangá iniciado em 2004 na Shounen Jump, e continua sua publicação até hoje, estando no volume 69. Infelizmente, a série não é lá muito popular fora do Japão.
O foco principal de Gintama é a utilização de piadas. Durante o segundo ano de publicação do mangá, o autor começou a adicionar mais drama à história, enquanto mantém a comédia. Várias piadas do mangá são comentários sobre clichês de outras séries shounen.
A história de Gintama ocorre em Edo (hoje conhecida como Tóquio), na qual foi conquistada por alienígenas chamados “Amanto” (Pessoas do Céu). Os samurais do Japão lutaram contra os invasores, mas, depois de derrotá-los, os Amantos colocaram uma lei de proibição na utilização de espadas. A trama é focada nas aventuras de um samurai excêntrico conhecido como Sakata Gintoki, que ajuda o adolescente Shimura Shinpachi a salvar sua irmã de um grupo de alienígenas que querem torná-la parte de um bordel. Impressionado com Gintoki, Shinpachi se torna seu aprendiz e trabalha com ele como um freelancer para pagar o aluguel mensal onde vive Gintoki.
Qual a sua opinião?