Mobile

TikTok em crise? ByteDance demite centenas de funcionários do setor de games

TikTok em crise? ByteDance demite centenas de funcionários do setor de games 1
Compartilhar

A ByteDance, empresa chinesa dona do aplicativo de vídeos TikTok, anunciou nesta neste dia 27 de novembro que vai reduzir o seu quadro de funcionários no setor de games, que inclui dois estúdios de desenvolvimento de jogos na China. A decisão faz parte de uma reestruturação interna da companhia, que busca focar nos seus produtos mais rentáveis e consolidados, como o próprio TikTok e o Douyin, sua versão chinesa.

TikTok em crise? ByteDance demite centenas de funcionários do setor de games 2
ByteDance TikTok

Segundo fontes ouvidas pelo jornal South China Morning Post, as demissões afetam centenas de trabalhadores, mas representam apenas uma pequena fração dos mais de 100 mil empregados da ByteDance em todo o mundo. A empresa não revelou o número exato de cortes, mas afirmou que vai oferecer compensações e apoio aos funcionários afetados.

A ByteDance entrou no mercado de games em 2019, com a aquisição de vários estúdios de games na China e no exterior. A empresa tinha a ambição de competir com gigantes como Tencent e NetEase, que dominam o setor de jogos online na China e no mundo. No entanto, a ByteDance enfrentou dificuldades para obter as licenças necessárias para lançar seus títulos na China, que tem um rigoroso sistema de regulação e censura para o conteúdo digital.

Além disso, a ByteDance também sofreu com o aumento dos custos operacionais e a queda da receita publicitária, em meio à desaceleração da economia chinesa e à pressão regulatória sobre o setor de tecnologia. Em dezembro de 2022, o CEO da ByteDance, Liang Rubo, disse aos funcionários que a empresa precisava “se enxugar e fortalecer os músculos” para otimizar as operações e se adaptar às mudanças do mercado.

A ByteDance não é a única empresa de tecnologia que está revendo sua estratégia no setor de games. Em junho de 2022, a Tencent, maior empresa de jogos e mídia social da China, demitiu 5.500 funcionários do seu quadro de pessoal no segundo trimestre, em meio à desaceleração da economia e à intensificação da concorrência.

O setor de games na China passou por um período turbulento em 2022, com a imposição de novas regras pelo governo chinês, que limitaram o tempo e o dinheiro que os menores de 18 anos podem gastar nos jogos online. Além disso, o governo também aumentou a fiscalização sobre as empresas de tecnologia, acusando-as de violar leis antitruste, de proteção de dados e de segurança nacional.

TikTok em crise? ByteDance demite centenas de funcionários do setor de games 3
ByteDance e TikTok

Apesar dos desafios, a ByteDance ainda mantém alguns projetos no setor de jogos, como o título de realidade aumentada Jade Dynasty Mobile, que foi lançado em outubro de 2022 e se tornou um sucesso de downloads na China. A empresa também tem investido em outras áreas, como educação online, comércio eletrônico e inteligência artificial.

Compartilhar

Qual a sua opinião?