Call of Duty é uma das franquias de games mais populares e lucrativas do mundo, mas também uma das mais controversas. Um dos motivos é o uso do SBMM, ou matchmaking baseado em habilidade, que é um sistema que tenta equilibrar as partidas online colocando jogadores de níveis semelhantes juntos. Muitos players reclamam que o SBMM torna o game muito competitivo e frustrante, e pedem que a Activision, a empresa que publica o título, desligue esse recurso. No entanto, a Activision não parece disposta a fazer isso, e tem uma razão para isso: o SBMM afeta a retenção de audiência.
O que é o SBMM e como ele funciona?
O SBMM é um sistema que usa vários fatores para determinar a habilidade dos jogadores, como mortes, vitórias, derrotas, e mais. Esses fatores são usados para calcular um valor numérico, chamado de MMR (Matchmaking Rating), que representa o nível de cada jogador. O SBMM usa esse valor para buscar gamers com MMRs parecidos e colocá-los na mesma partida, tentando criar um equilíbrio entre os times.
O SBMM é usado em vários games online, especialmente nos modos ranqueados, onde os jogadores competem por posições e recompensas. No entanto, o SBMM também é usado em Call of Duty nos modos casuais, onde os jogadores jogam por diversão e sem compromisso. Isso é o que gera a polêmica, pois muitos gamers acham que o SBMM tira a graça do jogo, pois não permite que eles joguem contra jogadores de níveis diferentes, e que eles tenham partidas mais relaxadas ou desafiadoras.
Por que a Activision não vai desligar o SBMM?
A Activision nunca se pronunciou oficialmente sobre o SBMM em Call of Duty, mas alguns indícios apontam que a empresa não vai desligar esse recurso tão cedo. Um deles é uma patente registrada pela Activision em 2020, que descreve um sistema de matchmaking que usa o SBMM para aumentar a retenção de audiência e a receita do jogo. Segundo a patente, o SBMM pode influenciar o comportamento dos players, fazendo com que eles joguem mais, comprem mais itens, e convidem mais amigos para o título.
Outro indício é uma declaração de um ex-funcionário da Activision, que trabalhou como analista de dados na empresa. Em uma entrevista a um site, ele afirmou que o SBMM é uma ferramenta poderosa para manter os jogadores engajados e satisfeitos com o jogo. Ele disse que o SBMM reduz a taxa de abandono das partidas, aumenta o tempo de jogo, e melhora a experiência dos jogadores iniciantes e intermediários, que são a maioria da base de jogadores de Call of Duty.
Quais são os prós e contras do SBMM?
O SBMM é um sistema que tem vantagens e desvantagens, dependendo do ponto de vista de cada jogador. Alguns dos prós e contras do SBMM são:
- Prós:
- O SBMM cria partidas mais justas e equilibradas, evitando que jogadores muito fortes ou muito fracos dominem ou sejam dominados pelo jogo.
- O SBMM estimula os jogadores a melhorarem suas habilidades e a se adaptarem a diferentes situações e adversários, tornando o jogo mais desafiador e divertido.
- O SBMM protege os jogadores iniciantes e intermediários de serem desmotivados ou intimidados por jogadores mais experientes e habilidosos, aumentando a sua confiança e satisfação com o jogo.
- Contras:
- O SBMM torna o jogo muito competitivo e estressante, impedindo que os jogadores tenham partidas mais relaxadas ou variadas, e que eles experimentem diferentes armas, modos e estilos de jogo.
- O SBMM prejudica os jogadores mais experientes e habilidosos, que são colocados em partidas mais difíceis e cansativas, e que não são recompensados pelo seu esforço e dedicação ao jogo.
- O SBMM pode causar problemas técnicos e de conexão, pois ele prioriza a habilidade dos jogadores em vez da qualidade da rede, podendo gerar lags, delays, e perda de pacotes.
Conclusão
O SBMM é um sistema que tem seus prós e contras, e que divide a opinião dos jogadores de Call of Duty. A Activision não parece disposta a desligar esse recurso, pois ele afeta a retenção de audiência e a receita do game. No entanto, a empresa poderia considerar algumas alternativas, como criar uma opção para os jogadores escolherem se querem ou não usar o SBMM, ou ajustar o SBMM para que ele seja mais flexível e menos rigoroso nos modos casuais. Assim, os jogadores poderiam ter mais liberdade e diversão na obra, sem prejudicar a sua qualidade e rentabilidade.
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