Não haverá negócio entre Valve e Microsoft
Nas últimas 24 horas, um estranho boato circulou online alegando que a Microsoft estaria se preparando para adquirir a gigante dos jogos Valve pela quantia relativamente modesta oferta de US$ 16 bilhões.
O boato foi iniciado pelo usuário do Twitter xDiorCS e rapidamente foi divulgado por muitos YouTubers e alguns meios de comunicação, que começaram a entrar em pânico com a possibilidade de compra da Valve e imploraram a Gabe Newell para não vender a empresa, lembrando o recente fechamento da Tango Gameworks e Arkane Austin.
Apesar do fato de que o valor de US$ 16 bilhões é um proposta consideravelmente baixa, dados os lucros anuais da Valve e a falta de qualquer evidência do xDiorCS, muitos levaram os rumores a sério, temendo que um dia a poderosa empresa detentora do Xbox fosse dona da Valve e, mais importante, do Steam. Alguns até especularam que o suposto desejo de Newell de vender a empresa está relacionado aos vários vazamentos de Deadlock que surgiram na semana passada.
Para esclarecer as coisas, Tom Warren, membro da indústria e editor sênior do The Verge, fez uma publicação no X para dissipar os rumores e confirmar que tal acordo não existe e que a Microsoft não tem planos de adquirir a empresa de Newell.
“Dar uma marca azul a todos foi uma má ideia”, brincou Tom em seu post, aludindo ao xDiorCS, que tem uma marca azul e cujas declarações poderiam não ter recebido tanta atenção sem ela.
Além disso, a postagem original do xDiorCS recebeu uma sinalização da comunidade confirmando que não há evidências do suposto acordo e alegando que o boato se originou de documentos vazados durante o processo da FTC contra a Microsoft no ano passado. Esses documentos mostraram que houve uma consideração interna para viabilizar a compra da Nintendo ou a Valve já em 2020, mas a ideia nunca foi além das discussões internas e nunca houve proposta formal para a compra das empresas.
Qual a sua opinião?