A Casa do Dragão X Fogo e Sangue: as principais diferenças
A Casa do Dragão X Fogo e Sangue: as principais diferenças entre livro e série até agora 1
Dicas LiteráriasFilmes e Séries

A Casa do Dragão X Fogo e Sangue: as principais diferenças entre livro e série até agora

A terceira temporada de A Casa do Dragão chega apenas em 2026. - A Casa do Dragão X Fogo e Sangue.

Compartilhar

A Casa do Dragão X Fogo e Sangue

A Casa do Dragão X Fogo e Sangue – Baseada na obra de George R.R. Martim, A Casa do Dragão, série que estreou em 2022 como uma prequel de Game of Thrones (2011-2019), se tornou uma das mais populares dos últimos anos e quebrou recordes de audiência na HBO.

A Casa do Dragão é uma adaptação do livro Fogo & Sangue, lançado em 2018, e traz para a televisão a Dança dos Dragões, a guerra civil da família Targaryen pelo Trono de Ferro e se passa cerca de 200 anos antes dos acontecimentos mostrados em Game of Thrones. Com o fim da segunda temporada indo ao ar no último domingo, 04, ficaram ainda mais evidentes as diferenças entre livro e série. Confira abaixo a sinopse do show e uma lista com as principais diferenças nas obras:

A sinopse de A Casa do Dragão

Ambientada 200 anos antes dos eventos de Game of Thrones, a trama acompanha a ascensão da família Targaryen ao trono de ferro. Após a morte do pai, os irmãos Aegon e Rhaenyra começam a tramar um contra o outro para decidir quem assumirá o controle sobre os sete reinos.

As principais diferenças entre livro e série

O Grande Conselho de 101

A primeira cena de A Casa do Dragão é o Grande Conselho de 101, onde o rei Jaehaerys Targaryes após se ver sem herdeiros diretos convoca os lordes do reino para um conselho em Harrenhal onde todos tiveram de votar entre o príncipe Viserys e sua prima a princesa Rhaenys para decidir quem herdaria o trono. Houve uma vitória esmagadora para o príncipe, que portanto, se tornaria o próximo rei.

Aqui a diferença é simples, o conselho também existe no livro, mas ao invés de Rhaenys, é seu filho com o lord Corlys Velaryon, o pequeno Laenor quem tem uma chance de disputar o trono, perdendo também de forma acachapante para Viserys. Rhaenys, por outro lado, teve a pretenção negada ainda aos 18 anos, pelo próprio rei Jaehaerys, seu avô, após a morte de seu pai, o príncipe Aemon Targaryen, ficando assim conhecida para a posteridade como “A Rainha que nunca foi”.

A amizade entre Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower

Na série, Rhaenyra e Alicent possuem a mesma idade e são melhores amigas no início da primeira temporada, amizade que acaba quando o rei Viserys, pai de Rhaenyra, escolhe Alicent como sua segunda esposa. Em Fogo & Sangue, Alicent é cerca de dez anos mais velha que Rhaenyra, ela se casa com Viserys enquanto a princesa ainda é uma criança e elas jamais desenvolvem qualquer relação amistosa.

Viserys conta para Rhaenyra sobre a profecia em A Casa do Dragão
A Casa do Dragão X Fogo e Sangue

Ainda no início da primeira temporada o Rei Viserys nomeia Rhaenyra sua herdeira ao Trono de Ferro e ao fazer isso revela para a jovem princesa que Aegon I Targaryen só decidiu conquistar Westeros após ter um “sonho de dragão” onde previa a volta dos Caminhantes Brancos e que só um Targaryen sentado no trono poderia salvar os sete reinos da perdição. Em nenhum dos livros que compõem a saga de Martim essa profecia é citada e ela foi criada para a série no intuito de criar uma conexão maior com Game of Thrones.

A morte de Lucerys Velaryon

O segundo filho de Rhaenyra com o senhor Laenor Velaryon (na verdade filho bastardo da princesa com sor Harwin Strong), encontra seu fim logo após a morte do avô, Viserys. Em Fogo & Sangue, seu tio, o príncipe Aemond, terceiro filho do rei com Alicent, que nunca o perdoou por ter lhe arrancado um dos olhos durante uma briga na infância o ataca nas Terras da Tempestade durante um voo de dragão.

É dito que Vhagar, a dragão de Aemond era cinco vezes maior que o jovem Arrax, dragão do herdeiro Velaryon e que Daemon o perseguiu ensandecido enquanto exigia seu olho ou sua vida, por fim  os dois dragões se digladiaram nos céus. Arrax caiu, quabredo, sendo engolido pelas águas tempestuosas da baía.

Na série, Aemond apenas tentou assustar o sobrinho que só acabou morrendo porque seu jovem dragão, assustado e inexperiente atacou a poderosa Vhagar. Fica claro que a intenção do caolho não era de cometer um assassinato.

Sangue e Queijo

Em um dos momentos mais emblemáticos do livro, o príncipe Daemon Targaryen disposto a vingar a morte de seu enteado Lucerys, manda dois assassinos, o ex-guarda da cidade conhecido apenas como Sangue e um caçador de ratos da Fortaleza Vermelha, identificado como Queijo para matarem o pequeno Jaehaerys, filho de Aegon II. É dito que os assassinos rendem a rainha Helaena, irmã-esposa de Aegon e a fazem escolher entre os dois filhos homens, ela escolhe o mais novo para morrer, mas os assassinos decapitam a criança mais velha e portanto, o herdeiro do rei.

Essa sequência acontece no primeiro episódio da segunda a temporada e é bastante diferente do livro. Nela Daemon vai pessoalmente a capital e ordena aos homens que matem Aemond, mas não deixa claro o que devem fazer se não o encontrarem. Na sequência Helaena também não tem que escolher entre os filhos, apenas apontar entre os gêmeos qual é o menino. Alicent que estava presente nos livros, na série só fica sabendo do ocorrido após a morte do neto. O plot também deixa de lado a famosa frase “Um filho por um filho. Lucerys será vingado.” que Daemon envia para a esposa antes de ordenar a morte da criança.

Maelor Targaryen

O filho mais novo de Helaena e Aegon, príncipe Maelor que em Fogo & Sangue, é o escolhido pela mãe para morrer, por ser o mais novo e portanto, entender menos o que aconteceria, foi totalmente cortado da série. Particularmente acredito que isso aconteceu porque a criança era pequena demais e só teria destaque nessa sequência e depois em sua própria morte, uma cena absolutamente cruel.

A batalha de Pouso de Gralhas

Uma das mais famosas batalhas da Dança é a de Pouso de Gralhas, sede da casa Stauton, onde a princesa Rhaenys Targaryen morre lutando pelos Pretos. Se no livro, Rhaenys e seu dragão Meyles lutam contra Vhagar de Aemond e Sunfyre de Aegon em uma armadilha que a leva a morte. No quarto episódio da segunda temporada, Rhaenys luta primeiramente com Aegon, logo porém Aemond aparece e faz com que Vhagar ataque o próprio rei que despenca dos céus. Na sequência, ele pega Rhaenys desprevenida e o que se segue é uma batalha épica entre os dois dragões e a subsequente morte da princesa e seu dragão.

Na série portanto, Aemond quase mata deliberadamente o próprio irmão, afinal é o próximo na linha de sucessão.

Daemon em Harrenhal

A ida do príncipe Daemon para as Terras Fluviais é um dos pontos mais importantes de Fogo & Sangue, mas se no livro ele vai até lá em nome da esposa para reunir exércitos para ela e se torna temido pelos lordes que em sua maioria imediatamente dobram os joelhos, na série o que segue é totalmente diferente.

Daemon só vai para Harrenhal, o castelo da casa Strong e ponto central das Terras Fluviais após o evento de Sangue e Queijo e totalmente rompido com a esposa. Daemon então toma o castelo e passa a segunda temporada inteira tendo alucinações, cometendo erros e sendo manipulado pela Bruxa de Harrenhal, Allys Rivers. Ele demonstra não respeitar mais a reinvindicação de Rhaenyra e desejar o trono para si, enquanto sucumbe as artimanhas da bruxa misteriosa, que na obra literária jamais conseguiu afetá-lo. O personagem de Matt Smith só parece recuperar a consciência no último episódio da temporada, após ter uma visão com os vagantes e Daenerys Targaryen, sua descendente.

Nettles, Rhaena e Sheepstealer

No livro durante a semeadura, onde o príncipe Jacaerys, filho mais velho de Rhaenyra com Laenor, recruta bastardos com sangue valiriano para domar os dragões sem montadores de Pedra do Dragão, conhecemos Nettles, uma bastarda que não possui os traços característicos da casa, mas que consegue dmorar o dragão selvagem Sheepstealer, levando até ele todas as manhãs ovelhas para que se alimente. Nettles possui um papel muito importante a partir daí, que vai de encontro direto ao final de Daemon na história.

A produção da HBO, no entanto, colocou Rhaena, uma das filhas de Daemon com sua segunda esposa, lady Laena Velaryon, para ir até o Vale, lá a jovem que sempre se ressentiu por não ter um dragão, encontrou um dragão que acredita-se ser Sheepstealer, que está no local a procura de alimento e sua última aparição no último episódio da segunda temporada foi cara a cara com a fera. Isso nos faz acreditar que Nettles foi cortada e pelo menos algumas partes de sua trama serão dadas para Rhaena. Só a terceira temporada nos dirá.

Essas são as mais importantes diferenças entre livro e série até aqui. Existem também algumas questões menores que foram modificadas como acontece na maioria das produções adaptadas. Deve-se lembrar também que Fogo & Sangue é um livro de relatos, contados pelo bobo da corte Cogumelo e pelo Septão Eustace, portanto sempre fica uma dúvida no ar a respeito da veracidade do que é dito.

A terceira temporada de A Casa do Dragão chega apenas em 2026. – A Casa do Dragão X Fogo e Sangue

Compartilhar

Qual a sua opinião?

Você pode gostar também
Peacemaker
Filmes e Séries

Peacemaker: Foto da 2ª temporada revela novo personagem misterioso

não se sabe muito sobre a segunda temporada de Peacemaker, James Gunn...

A Conquista de Aegon
Filmes e Séries

A Conquista de Aegon- roteirista fala sobre o futuro spinoff da HBO

A Conquista de Aegon– Em entrevista para o Nexus Point News, Mattson...

Game of Thrones- 6 episódios mais odiados
Filmes e Séries

Game of Thrones- os 6 episódios mais odiados da série da HBO

Game of Thrones- quais são os episódios com as piores avaliações? Listamos...