Não é de hoje que vazam dados e informações sobre o terceiro capítulo da franquia mais famosa e renomada da Valve, Half Life. Segundo um de seus leakers [vazadores de informação] mais famosos, Gabe Follower, durante uma videoconferência fechada em outubro de 2020, Gabe Newell (empresário e criador da Valve) discutiu as dificuldades que a empresa enfrentou ao tentar desenvolver uma entrada completa na série Half-Life.
O criador de conteúdo mencionou que os desenvolvedores encontraram problemas significativos com o motor Source 2 (atual motor de desenvolvimento da Valve, presente em Half Life Alyx e Counter Strike 2, por exemplo), que não foi suficientemente desenvolvido para um projeto tão grande quanto Half-Life 3.
Como resultado, toda vez que a equipe chegava a um beco sem saída, isso levava à frustração e, eventualmente, os membros da equipe se separavam. Alguns desenvolvedores queriam mudar para outros mecanismos de jogos como Unreal ou Unity, enquanto outros insistiram em refinar o Source 2 antes de revisitar seu trabalho original. O lançamento de Half-Life: Alyx foi um teste crucial para ultrapassar os limites do motor e foi bem-sucedido o suficiente para permitir que a Valve se concentrasse em melhorias adicionais e desenvolvimento futuro.
O leaker menciona ainda que, em 2021, uma fonte confiável compartilhou informações internas sobre os projetos da Valve, que se alinharam com vazamentos anteriores. Isso levou ao lançamento de um vídeo que descrevia com precisão “Neon Prime” e fornecia detalhes sobre HLX, que é considerado uma continuação direta de Half-Life: Alyx e provavelmente poderia ser Half-Life 3.
Inicialmente projetado para VR, o projeto posteriormente fez a transição de volta a um formato convencional. O desenvolvimento começou pouco antes de Half-Life: Alyx ser anunciado, particularmente quando o final, que estava ligado a Half-Life 2: Episode Two, estava sendo escrito.
Ainda segundo o criador do conteúdo, várias tecnologias e mecânicas avançadas estão sendo desenvolvidas para o Source 2, que provavelmente são destinadas ao título não anunciado. Isso inclui manipulação da gravidade, que afetará todo o ambiente e dará origem a novas possibilidades de jogabilidade., IA e comportamento avançados, que permitirão que os NPCs reajam às ações do jogador e se envolvam em interações mais realistas e expressivas, e animação procedural, principalmente na fala e expressões faciais, a fim de melhorar o realismo das interações dos personagens. Por fim, diz-se que Half-Life 3 apresenta um mundo semi-aberto, com clima dinâmico, ciclos dia-noite e sistemas avançados de veículos.
E o projeto White Sands?
Conforme noticiado há alguns meses aqui no Galáxia Nerd, outros rumores apontam para um novo capítulo da franquia, como o projeto White Sands.
Segundo informações, alguns atores e atrizes foram escalados para um misterioso projeto singleplayer da Valve, de codinome White Sands. Pouco se sabe sobre o mesmo mas algumas linhas de código vazadas informam detalhes de peças em conectores de energia da clássica armadura HEV, de Gordon Freeman.
Os dados de participação tanto do projeto quanto dos membros foram removidos quase que de imediato com a circulação dos rumores envolvendo Half-Life 3.
O jogo Half-Life mais recente, Half-Life: Alyx, está disponível exclusivamente para PC no Steam e só pode ser jogado em VR.
Qual a sua opinião?