Diablolike ou Diabloid?
Diablolike ou Diabloid? – Rod Fergusson, líder de desenvolvimento de Diablo, propôs substituir o termo RPG de ação (ARPG) por “tipo Diablo” ou seja, Diablolike para jogos que seguem a fórmula do lendário game. Seu comentário causou uma discussão animada, além de surpresa.
Fergusson twittou:
Parece que o termo ARPG está começando a significar muitas coisas diferentes. Talvez devêssemos normalizar o uso de Diablolike para jogos que seguem a fórmula de Diablo, da mesma forma que chamamos outros gêneros de Soulslike ou Roguelike.
Sua proposta causou polêmica. Alguns usuários apoiaram a ideia, argumentando que tornaria o gênero mais fácil de entender. No entanto, outros notaram que o título coloca Diablo na posição de “fundador do gênero” e sugere que obras semelhantes são apenas “sombras desbotadas” do original. Isto foi especialmente sentido pelos fãs de games como Path of Exile, que acreditam que Diablo perdeu a liderança no gênero.
O problema da terminologia ARPG realmente incomoda players e críticos há muito tempo. Jogos como Diablo 4 ou Path of Exile, bem como títulos como The Legend of Zelda, enquadram-se nesta definição. Embora ambas as categorias possam ser chamadas de “RPGs de ação”, suas mecânicas são muito diferentes.
A proposta de Fergusson evoca sentimentos contraditórios. Por um lado, o termo em pauta indica mais claramente características-chave, como visão isométrica, ênfase em saque e combate contínuo. Por outro lado, esta abordagem cheira a exclusividade autoproclamada, sugerindo que todos os jogos do gênero são “variações de Diablo”. Por outro lado, já existe o termo Diabloid de longa data, difundido nos países eslavos. E para alguns, este termo parece muito melhor do que Diablolike.
Qual a sua opinião?