Ubisoft Demite 277 Funcionários e Encerra XDefiant
Ubisoft Demite 277 Funcionários e Encerra XDefiant – Um mês e meio depois de a Ubisoft negar os rumores sobre o encerramento de seu jogo de tiro gratuito XDefiant, a empresa confirmou a conclusão de seu desenvolvimento. A decisão levou ao fechamento de três estúdios e à demissão de 277 funcionários.
A chefe de estúdio e diretora de portfólio da Ubisoft, Marie-Sophie de Waubert, anunciou o fim dos trabalhos no XDefiant em um comunicado oficial no site da empresa:
Apesar de um início promissor, de uma equipe apaixonada e de uma base de fãs leais, não conseguimos atrair e reter jogadores suficientes para competir no nível exigido pelo extremamente competitivo mercado de FPS free-to-play.
De Wobert também esclareceu que o jogo está “muito longe de alcançar os resultados necessários para justificar mais investimentos significativos”. A partir de hoje, novos downloads, registros de usuários e compras não estarão mais disponíveis. No entanto, a terceira temporada do jogo será lançada conforme planejado e os servidores permanecerão ativos até 3 de junho de 2025.
Infelizmente, as novidades não param por aí. A Ubisoft também anunciou o fechamento de seus estúdios de produção em São Francisco e Osaka, bem como a redução das operações em sua divisão de Sydney. Como resultado, 277 funcionários perderão seus empregos – isso representa pouco mais da metade da equipe XDefiant em todo o mundo. Aos demais funcionários que trabalharam no jogo será oferecida transferência para outros projetos da empresa.
Quero expressar minha mais profunda gratidão a todos que estão deixando a Ubisof. Estamos prontos para apoiá-lo durante este período de transição.
– Wober
Dirigindo-se à comunidade XDefiant, o produtor executivo Mark Rubin observou que “os jogos free-to-play são uma longa jornada. Muitos desses projetos encontram seu nicho e se tornam lucrativos depois de muito tempo. Este era um caminho para o qual a Ubisoft e as equipes estavam prontas até muito recentemente.” mas tornou-se impossível continuar.”
O anúncio do encerramento do jogo ocorre em meio a um período extremamente difícil para a Ubisoft. Nos últimos anos, a empresa tem lidado com atrasos, cancelamentos de projetos e baixas vendas de títulos. No início de 2023, a Ubisoft realizou uma chamada de emergência com investidores onde relatou uma queda significativa nas receitas, levando ao cancelamento de três jogos não anunciados e a uma reestruturação que incluiu demissões.
Desde então, a Ubisoft cancelou o desenvolvimento de The Division: Heartland após mais de três anos de trabalho e adiou o lançamento de Assassin’s Creed Shadows para o próximo ano devido ao lançamento “menos bem-sucedido do que o esperado” de Star Wars Outlaws.
Qual a sua opinião?