PlayStationPS4PS5Top das Galáxias

Os 10 melhores jogos exclusivos de PlayStation de todos os tempos

Os 10 melhores jogos exclusivos de PlayStation de todos os tempos 1
Compartilhar

10 melhores exclusivos do PlayStation

10 melhores exclusivos do PlayStation – A Sony lançou o PlayStation original em 3 de dezembro de 1994 e, desde então, o PlayStation tem sido o console preferido de jogadores em todo o mundo. A maioria das versões do PlayStation tem sido alvo do que os jogadores chamam de “guerra de consoles”, que existe entre jogadores que preferem determinados sistemas. Os três maiores consoles atualmente no mercado são o PlayStation, o Xbox e o Nintendo Switch.

PlayStation e Xbox são as maiores potências na guerra dos consoles, e os fãs de cada um têm inúmeras razões para preferir um ao outro. Muitas vezes, a discussão se resume a hardware, desempenho, velocidade e gráficos, mas o PlayStation sempre levou vantagem em uma área específica: seus jogos exclusivos . O PlayStation tem a reputação de ter alguns dos melhores videogames já criados, disponíveis exclusivamente para seu console. Esta lista explorará o melhor dos melhores.

10) Demon’s Souls provou que os jogadores queriam videogames desafiadores

Plataformas: PlayStation 3 (original), PlayStation 5 (remake)

Arte do remake de Demon's Souls mostrando o protagonista observando um exército de mortos-vivos e os portões de Boletaria.

A FromSoftware lançou Demon’s Souls em 2009 e, originalmente, a Sony só publicou o jogo no Japão porque a empresa não acreditava que venderia bem . A recepção inicial à demo do jogo foi majoritariamente negativa, o que é difícil de acreditar, já que Demon’s Souls é hoje considerado um dos melhores jogos de ação e aventura já feitos . Quando Demon’s Souls foi lançado internacionalmente, o jogo se tornou um sucesso estrondoso.

Jogadores e críticos elogiaram o jogo pelo combate desafiador que proporcionou aos jogadores um desafio revigorante. Demon’s Souls lançou as bases para os futuros jogos da FromSoftware, como Dark Souls (2011), Bloodborne (2015) e Elden Ring (2022). Esses jogos ficaram conhecidos como jogos Soulsborne, que se tornaram um minigênero por si só. Sem o sucesso de Demon’s Souls , esses outros jogos icônicos nunca teriam se concretizado. Este jogo incrível recebeu um remake de sucesso para PS5 em 2020.

9) Uncharted 2: Among Thieves consolidou Nathan Drake como uma lenda dos games

Plataforma: PlayStation 3

O Uncharted original da Naughty Dog , Uncharted: Drake’s Fortune (2007), é um bom jogo. Críticos e fãs o elogiaram por seus personagens, história, música e muito mais. Dito isso, o jogo original também enfrentou uma série de problemas, desde a duração excessiva do jogo até alguns problemas com os gráficos. Apesar dos problemas, o jogo finalmente apresentou ao mundo Nathan Drake, um adorável caçador de tesouros. O primeiro jogo foi o suficiente para despertar o interesse dos jogadores pela série.

Uncharted 2: Among Thieves (2009), uma sequência direta de Drake’s Fortune , resolveu muitos desses problemas e se tornou um favorito instantâneo dos fãs. Muitos fãs de Uncharted ainda consideram o segundo jogo o melhor da série . A sequência pegou todas as melhores partes do original e as aprimorou. Nathan passou de um personagem agradável a uma lenda dos jogos que poderia se igualar a outros heróis de ação e aventura como Lara Croft e Indiana Jones. Atualmente, Uncharted 2 está disponível em Uncharted: The Nathan Drake Collection (2015). Esta coleção inclui os três primeiros jogos da série.

mixcollage-12-dez-2024-10-23-pm-3139.jpg

8) Metal Gear Solid é um dos melhores jogos de Hideo Kojima

Plataforma: PlayStation 2

Solid Snake se esgueirando em Metal Gear Solid

A série Metal Gear começou com Metal Gear (1987), de Hideo Kojima. Metal Gear é um dos projetos mais reconhecidos de Kojima, juntamente com seu trabalho na franquia Silent Hill . Há muitos jogos Metal Gear . A franquia continua firme e forte até hoje com Metal Gear Solid Delta: Snake Eater , um remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004), com lançamento previsto para agosto de 2025. É difícil escolher apenas um jogo Metal Gear que se destaque dos demais, mas, quando chega a hora da verdade, o prêmio tem que ir para Metal Gear Solid (1998).

Em 1999, a Konami lançou uma versão estendida de Metal Gear Solid chamada Metal Gear Solid: Integral . Esta versão estava disponível para PlayStation e PC, mas o original era exclusivo para PlayStation. Metal Gear Solid não é apenas um ótimo jogo, é considerado um dos melhores e mais influentes jogos do gênero . Este jogo não só ajudou a popularizar o gênero stealth, como também foi a base para cutscenes cinematográficas integradas ao motor gráfico dos jogos. Metal Gear Solid marcou o início de uma grande mudança nos videogames como um todo.

mixcollage-22-dez-2024-06-26-am-759.jpg

7) Ratchet & Clank: Up Your Arsenal foi o primeiro da série a oferecer multijogador online

Plataforma: PlayStation 2

Ratchet & Clank disparando raios de energia verde nos inimigos

Como muitos dos jogos desta lista, Ratchet & Clank: Up Your Arsenal (2004) faz parte de uma franquia muito maior. Ratchet & Clank, da Insomniac Games , é uma série muito apreciada de jogos de plataforma e tiro em terceira pessoa, de ação e aventura. Up Your Arsenal se enquadra nesta última categoria. Há um debate acirrado sobre qual jogo da série é o melhor, já que até mesmo o mais recente, Ratchet & Clank: Rift Apart (2021), recebeu muitos elogios.

  • Cerca de 115 funcionários da Insomniac trabalharam no Up Your Arsenal porque era a principal prioridade da empresa.
  • Up Your Arsenal passou por testes rigorosos para garantir que o jogo fosse divertido e ainda parecesse pertencer à série Ratchet & Clank . Ao mesmo tempo, um dos principais objetivos da empresa era criar uma experiência completamente diferente dos dois primeiros jogos.

Nesta série, o prêmio vai para Up Your Arsenal . É o terceiro jogo da série e, embora apresente uma jogabilidade básica semelhante à dos dois primeiros, Up Your Arsenal introduziu algumas melhorias significativas que ajudaram a franquia a continuar a prosperar. Os jogadores têm mais controle com o Modo Lock Strafe, que imita controles mais modernos de jogos de tiro em terceira pessoa. O jogo também apresenta armas incríveis e divertidas com mais melhorias do que os jogos anteriores, jogabilidade multijogador online e uma história incrível do início ao fim.

mixcollage-30-dez-2024-03-44-pm-1530.jpg

6) Shadow of the Colossus é um jogo de grandeza e escala incomparáveis

Plataforma(s): PlayStation 2 (original), PlayStation 4 (remake)

Wander enfrenta o 16º Colosso em Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus (2005), da Sony, é um jogo de ação e aventura que coloca os jogadores contra monstros incrivelmente enormes conhecidos como colossos. Cada colosso no jogo é único, proporcionando múltiplas lutas complexas que desafiam o jogador a ser criativo na abordagem de cada batalha. O que torna este jogo tão envolvente é a simplicidade do enredo. Os jogadores controlam Wander, que parte em uma jornada para encontrar uma maneira de ressuscitar uma garota chamada Mono.

O jogo não perde muito tempo com a narrativa, o que ajuda a manter o jogador engajado. Ele também oferece mistério suficiente para despertar o interesse do jogador sem lhe dar todas as respostas imediatamente. O design minimalista de Shadow of the Colossus , o combate único e os avanços na inteligência artificial (IA) dos personagens não jogáveis (NPCs) tornaram o jogo original tão influente quanto divertido de jogar. Em 2018, um incrível remake de Shadow of the Colossus foi lançado para PS4. Uma adaptação para o cinema também está em desenvolvimento.

sombra-do-colosso-1.jpg

5) Silent Hill original é uma obra-prima do terror

Plataforma: PlayStation

Harry Mason entra na neblina em Silent Hill

As franquias Silent Hill e Resident Evil são frequentemente consideradas a base sobre a qual todos os jogos de survival horror operam. O Silent Hill original (1999) foi um exclusivo para PlayStation que apresentou ao mundo a cidade de Silent Hill através dos olhos de Harry Manson. Harry se encontra preso dentro da cidade enevoada de Silent Hill após descobrir que sua filha adotiva, Cheryl, desapareceu. Enquanto vagava por Silent Hill, Harry se depara com monstros sobrenaturais, um culto e uma conspiração para dar origem a um novo deus.

  • Harry Manson , de Silent Hill, é um protagonista único de survival horror porque foi propositalmente criado para ser um “homem comum”.
  • Os jogos anteriores de survival horror sempre apresentavam um personagem com treinamento de combate que sabia como se defender.
    • Sem Harry, personagens como Ethan Winters ( Resident Evil 7 ), Miles Upshur ( Outlast ) e Alan Wake ( Alan Wake ) provavelmente não existiriam.

Cada jogo da série Silent Hill apresenta um protagonista diferente. Em Silent Hill 2 (2001) e seu remake (2024), os jogadores controlam James Sunderland, que se encontra em Silent Hill por um motivo completamente diferente. A maioria dos jogos também existe independentemente uns dos outros. Embora possam se passar no mesmo universo, não têm nenhuma conexão real além do cenário. O Silent Hill original é a exceção a essa regra, já que Silent Hill 3 atua como uma sequência direta desta obra-prima do terror de 1999.

4) Marvel’s Spider-Man é um dos melhores jogos de super-heróis já feitos

Plataforma(s): PlayStation 4, PlayStation 5 (remasterizado)

Homem-Aranha pendurado em uma janela de vidro fumê em Marvel's Spider-Man Remastered para PC

Marvel’s Spider-Man é a segunda série da Insomniac Games a entrar nesta lista, o que só demonstra que a Insomniac sabe como criar jogos incríveis. Embora Marvel’s Spider-Man (2018) não seja o primeiro jogo a apresentar o herói lançador de teias da Marvel, é, de longe, o melhor. Esta obra-prima de 2018 não é apenas um jogo incrível do Homem-Aranha, como também é facilmente um dos melhores jogos de super-heróis que existem . Marvel’s Spider-Man é o jogo mais vendido para PlayStation 4 já lançado, com mais de 20 milhões de cópias vendidas.

A Insomniac lançou um spin-off chamado Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (2020) e uma sequência, Marvel’s Spider-Man 2 (2023) , mas nenhum deles superou o original. Marvel’s Spider-Man não só apresenta gráficos incríveis e uma história estelar, como também possui algumas das mecânicas mais sofisticadas de qualquer jogo moderno. Os jogadores podem se movimentar com facilidade e fluidez por cada centímetro da cidade de Nova York, fazendo com que qualquer um que jogue este jogo se sinta verdadeiramente como o Homem-Aranha.

mixcollage-13-dez-2024-10-07-am-9406.jpg

3) Bloodborne consegue superar outros jogos Soulsborne

Plataforma: PlayStation 4

Bloodborne é o segundo jogo da FromSoftware a aparecer nesta lista. O primeiro, claro, foi Demon’s Souls , que deu origem aos jogos Soulsborne, mas Bloodborne pode ser o melhor entre eles. Este RPG de ação de 2015 gira em torno de uma doença transmitida pelo sangue (daí o nome) que transforma pessoas em monstros. Os jogadores assumem o papel de um Caçador que vasculha a cidade de Yharnam em busca da fonte da doença.

Embora Bloodborne não seja oficialmente classificado como um jogo de terror, ele possui muitos elementos de terror presentes em seu cenário, atmosfera e história. O jogo se inspira em H.P. Lovecraft e Bram Stoker, então a atmosfera de terror é impecável. Bloodborne é frequentemente citado como um dos melhores jogos já feitos, e muitos fãs de Soulsborne concordam que é o melhor de todos. Este jogo recebeu críticas extremamente positivas por seu design de som, jogabilidade inovadora e muito mais.

mixcollage-24-dez-2024-11-12-pm-6220.jpg

2) God of War deu nova vida a uma franquia há muito adormecida

Plataforma: PlayStation 4

Kratos verifica Atreus enquanto está cercado por inimigos em God of War (2018)

God of War (2018) é um jogo de ação e aventura da Santa Monica Studio que reviveu a franquia God of War . A série original era baseada na mitologia grega e acompanhava Kratos, um guerreiro espartano filho de Zeus. O reboot de 2018 traz Kratos novamente como protagonista, mas desta vez, ele é acompanhado por seu filho, Atreus. Kratos se mudou para a antiga Escandinávia, onde eventualmente conhece uma mulher misteriosa chamada Faye. Juntos, eles tiveram Atreus, um filho pequeno e doente.

God of War se passa logo após a morte de Faye. Kratos e Atreus viajam juntos para espalhar as cinzas de Faye, mas encontram monstros estranhos e deuses nórdicos ao longo do caminho. Embora a série original tenha forte inspiração grega, a maior parte do jogo de 2018 se inspira na mitologia nórdica. Enquanto Kratos e Atreus viajam juntos, eles finalmente descobrem que Faye não é uma mulher comum, mas uma guerreira Jötunn chamada Laufey. Ela originalmente queria nomear Atreus Loki, revelando a verdadeira identidade e o lugar de Atreus no panteão nórdico.

arte-da-capa-de-deus-da-guerra.jpg

1) The Last of Us Part II é uma obra-prima extenuante do início ao fim

Plataforma(s): PlayStation 4, PlayStation 5 (remasterizado)

The Last of Us Part II (2020) é a sequência direta do aclamado The Last of Us (2013), da Naughty Dog. Part II recebeu muitas críticas negativas dos fãs quando a narrativa do jogo tomou um rumo controverso no início de sua história. Apesar da polêmica em torno do jogo , ele ainda conseguiu ganhar o prêmio de Jogo do Ano do The Game Awards. O jogo já conquistou 320 prêmios em todas as categorias.

The Last of Us Part II acompanha Ellie, uma das protagonistas duplas do primeiro jogo, em sua própria jornada de vingança. O jogo oferece uma das jogabilidades furtivas mais tensas que os jogadores podem encontrar em qualquer lugar, incluindo o tiroteio impactante do primeiro jogo e a atmosfera de terror aterrorizante. À medida que a história de Ellie avança, os jogadores descobrem que ela continuará o ciclo interminável de ódio e violência enquanto embarcam na odisseia mais angustiante e comovente de todos os jogos.

the-last-of-us-part-2-capa-arte.jpg

Compartilhar

Qual a sua opinião?