Indústria HQs: Muito além da DC e Marvel
0

Olá Nerds, vamos conversar?

Assim como em qualquer tipo de mercado, sempre existem empresas de maior destaque, aquelas que são os espelhos para todos os iniciantes e uma maravilhosa vitrine, onde todos gostariam de trabalhar.

No universo das HQs, isso também ocorre, e sabemos que a Marvel Comics e a DC Comics, são as rainhas quando se trata de publicações mensais, histórias inesquecíveis, escritores e mais uma série de outros pontos em que uma grande empresa sempre se destaca.

Advertisement

 

Resultado de imagem para marvel e dc comics

Mercado de HQs

A Diamond Comics, órgão que publica números do mercado de HQs em porcentagens segundo o giro de dinheiro sobre as publicações, afirmou que, no ano de 2019, a Marvel Comics foi a empresa que dominou o mercado, “mordendo” uma fatia que simboliza 40,67% do mercado, logo em seguida, vemos a DC Comics, com 29,29% , após isso, chegamos em empresas menos conceituadas, como a Imagine Comics, com 8,04% de colaboração. Em 2019, nosso amado universo das Comics, cresceu 2,23% em relação a 2018, mas, sabemos que nem só das principais vive este meio, já que algo entre 31% do mercado esta dividido entre empresas menores, um árduo trabalho Indie, e com grande importância.

Relativa Importância

Dentre estas empresas menores, muitas se destacam por seus títulos, personagens, peculiaridades, e o esforço em aparecer no mercado, ganhando um público já dominado pelas maiorias, que  busca algo novo e diferenciado, como por exemplo:

Dark Horse

Resultado de imagem para dark horseEsta empresa, pode ser caracterizada como a Indie mais significativa do ramo, ela oferece oposição as duas lideres do mercado, uma incômoda concorrência, isso graças a seus próprios títulos, que são bem conceituados. A empresa que esta em Oregon, EUA, foi fundada em 1986 por Mike Richardson, seu interessante logo é uma cabeça de cavalo do jogo de xadrez, simbolizando sua estratégia de mercado.

A empresa possuí alguns títulos lincenciados, como; Digimon, Mass Efect, Sherek, Predator, Terminator, RoboCop e outros bem atrativos. E é claro, a empresa possuí seus títulos originais, como; Hellboy, The Mask, Os 300 de Esparta, Sin City, The Witcher e muitos outros que fazem a pesquisa valer a pena.

Resultado de imagem para dark horse hqs

Image Comics

Resultado de imagem para imagine comicsPodemos dizer, que Imagine Comics, tornou-se um retiro dos “rebeldes” da Marvel, já que, por sua política de desenvolvimento, alguns criadores “pularam a cerca”; a Imagine traz a proposta em que o criador, não necessita passar os direitos de sua criações a empresa, mas sim, o criador teria todos o direitos, e a Imagine Comics apensas publicaria.

Criada em 1992 por sete editores saidos da Marvel Comics também no Oregon, nos anos 90, chegou a estar em segundo lugar na média de revistas mensais vendidas, ultrapassando a DC; a empresa conta com grandes nomes em seu hall da fama e com títulos interessantes, e talvez, o grande destaque seja Spawn, criado em 1992 por Todd McFarlane

Resultado de imagem para spawn comics

Ponto Final

O universo das HQs e fantástico e imenso, com toda a certeza não se resume a apenas duas editoras, claro, Marvel e Dc são quem fazem a grande engrenagem girar, porém, muitas outras colaboram cada qual com sua maneira, para a diversidade de produção de HQs.

Você amado leitor, deve ter notado que não houve citação de empresas brasileiras, isso porque, gostaria de convida-lo a ler o texto Quadrinhos| Top Editoras Nacionais que Possuem seus Próprios Universos Compartilhados, para ter ainda mais informações sobre outras nossas editoras e seus sucessos.

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso