Indústria HQs: Muito além da DC e Marvel
0

Olá Nerds, vamos conversar?

Assim como em qualquer tipo de mercado, sempre existem empresas de maior destaque, aquelas que são os espelhos para todos os iniciantes e uma maravilhosa vitrine, onde todos gostariam de trabalhar.

No universo das HQs, isso também ocorre, e sabemos que a Marvel Comics e a DC Comics, são as rainhas quando se trata de publicações mensais, histórias inesquecíveis, escritores e mais uma série de outros pontos em que uma grande empresa sempre se destaca.

Advertisement

 

Resultado de imagem para marvel e dc comics

Mercado de HQs

A Diamond Comics, órgão que publica números do mercado de HQs em porcentagens segundo o giro de dinheiro sobre as publicações, afirmou que, no ano de 2019, a Marvel Comics foi a empresa que dominou o mercado, “mordendo” uma fatia que simboliza 40,67% do mercado, logo em seguida, vemos a DC Comics, com 29,29% , após isso, chegamos em empresas menos conceituadas, como a Imagine Comics, com 8,04% de colaboração. Em 2019, nosso amado universo das Comics, cresceu 2,23% em relação a 2018, mas, sabemos que nem só das principais vive este meio, já que algo entre 31% do mercado esta dividido entre empresas menores, um árduo trabalho Indie, e com grande importância.

Relativa Importância

Dentre estas empresas menores, muitas se destacam por seus títulos, personagens, peculiaridades, e o esforço em aparecer no mercado, ganhando um público já dominado pelas maiorias, que  busca algo novo e diferenciado, como por exemplo:

Dark Horse

Resultado de imagem para dark horseEsta empresa, pode ser caracterizada como a Indie mais significativa do ramo, ela oferece oposição as duas lideres do mercado, uma incômoda concorrência, isso graças a seus próprios títulos, que são bem conceituados. A empresa que esta em Oregon, EUA, foi fundada em 1986 por Mike Richardson, seu interessante logo é uma cabeça de cavalo do jogo de xadrez, simbolizando sua estratégia de mercado.

A empresa possuí alguns títulos lincenciados, como; Digimon, Mass Efect, Sherek, Predator, Terminator, RoboCop e outros bem atrativos. E é claro, a empresa possuí seus títulos originais, como; Hellboy, The Mask, Os 300 de Esparta, Sin City, The Witcher e muitos outros que fazem a pesquisa valer a pena.

Resultado de imagem para dark horse hqs

Image Comics

Resultado de imagem para imagine comicsPodemos dizer, que Imagine Comics, tornou-se um retiro dos “rebeldes” da Marvel, já que, por sua política de desenvolvimento, alguns criadores “pularam a cerca”; a Imagine traz a proposta em que o criador, não necessita passar os direitos de sua criações a empresa, mas sim, o criador teria todos o direitos, e a Imagine Comics apensas publicaria.

Criada em 1992 por sete editores saidos da Marvel Comics também no Oregon, nos anos 90, chegou a estar em segundo lugar na média de revistas mensais vendidas, ultrapassando a DC; a empresa conta com grandes nomes em seu hall da fama e com títulos interessantes, e talvez, o grande destaque seja Spawn, criado em 1992 por Todd McFarlane

Resultado de imagem para spawn comics

Ponto Final

O universo das HQs e fantástico e imenso, com toda a certeza não se resume a apenas duas editoras, claro, Marvel e Dc são quem fazem a grande engrenagem girar, porém, muitas outras colaboram cada qual com sua maneira, para a diversidade de produção de HQs.

Você amado leitor, deve ter notado que não houve citação de empresas brasileiras, isso porque, gostaria de convida-lo a ler o texto Quadrinhos| Top Editoras Nacionais que Possuem seus Próprios Universos Compartilhados, para ter ainda mais informações sobre outras nossas editoras e seus sucessos.

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes