10 Curiosidades sobre Doctor Who

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Daqui há 6 dias estreará a 11ª temporada de Doctor Who que trará uma mudança significativa pois é a primeira vez que o personagem título será interpretado por uma mulher( a atriz Jodie Whitaker), então aproveitando hoje traremos 10 curiosidades sobre essa longeva série britânica amada por muitos!

Bora embarcar na Tardis e conhecer mais sobre Doctor Who? Allons-y!!!!!!

1-  A TARDIS TRANSMORFA

Para viajar pelo tempo e espaço, o Doutor usa sua nave chamada TARDIS que tem o formato de uma cabine telefônica, porem, a ideia original é que dependendo do local em que a nave pousasse ela mudaria de forma como, por exemplo, uma coluna na Grécia Antiga, um sarcófago no Egito e etc.

Resultado de imagem para doctor who first doctor tardis
A Tardis original!

Porem essa ideia descartada pois o produtores perceberam que  mudar a TARDIS em todo o episódio ficaria muito caro então eles inventaram logo no primeiro episódio que o Doutor descobre que os circuitos de mudança de forma da nave estragaram, e ela ficou travada no modelo de cabine telefônica.

Resultado de imagem para doctor who tardis

Boa saída que criou um dos símbolos mais icônicos da cultura nerd!

 

2-  A DESCULPA DA REGENERAÇÃO

O primeiro ator a interpretar o Doutor foi William Hartnell que ficou no papel nas 4 primeiras temporadas porem ele teve que abandonar a série por diversos problema de saúde.

Resultado de imagem para doctor who first
William Hartnell, o primeiro Doutor!

Com medo do cancelamento da série pela perda de seu ator principal, os roteiristas Innes Lloyd e Gerry Davis tiveram uma ideia genial: criaram o conceito da renovação (que depois veio a ser chamada de Regeneração), onde o Doutor consegue mudar o seu corpo quando está perto de morrer. Assim, a série pode manter vários atores diferentes interpretando o mesmo personagem e cada um com algumas características próprias.

Resultado de imagem para doctor who first regeneration
O Doutor após sua primeira regeneração!

O que quase foi o fim da série acabou se tornando um dos segredos da longevidade e uma marca registrada de Doctor Who.

 

3-  O SUMIÇO DE AGATHA CHRISTIE

Em 1926 a famosa escritora Agatha Christie literalmente sumiu e apareceu dias depois como se nada tivesse acontecido! Até hoje não se sabe o que exatamente aconteceu!

Agatha Christie

O sétimo episódio da quarta temporada da nova série de Doctor Who aproveitou esse acontecimento histórico e inventou que a escritora tinha sumido, pois estava ajudando o Doutor a enfrentar uma raça de abelhas alienígenas! Oi?

Resultado de imagem para agatha christie doctor who
Agatha Christie em Doctor Who: motivo do sumiço revelado!

4-   REALIZANDO O SONHO!

Quando tinha 13 anos, o ator David Tennant escreveu um texto na escola chamado “Overdose Intergalactic” onde estava “convencido” que iria fazer o papel do Doutor na TV.

E ele conseguiu realizar seu sonho pois foi escolhido para ser o 10º Doutor que permaneceu na série por 3 temporadas e é um dos favoritos dos fãs!

Resultado de imagem para david tennant
David Tennant: o 10º Doutor!

 

5-  FAMILIA DE DOUTORES

 

Ainda sobre David Tennant: ele  é casado com Georgia Moffett, que interpretou a filha do Doutor no episódio “A Filha do Doutor”.

Resultado de imagem para david tennant and Georgia Moffett
David Tennant e sua esposa que na série fez papel de sua filha!

A maior curiosidade é que ela é realmente a filha de um Doutor, no caso, o quinto, Peter Davison. Então, os filhos do casal têm Doutores como pai e avô.

Resultado de imagem para Peter Davison and georgia moffett
O 5º que é sogro do 10º

 

6-  O CACHECOLZÃO!

O quarto Doutor interpretado por Tom Baker tem como principal característica um enorme cachecol. O que muitos não sabem é que a peça foi criada por acidente:  A costureira contratada para criá-lo  não sabia o comprimento que ele deveria ter, então usou toda a lã que foi dada a ela.

A peça acabou com 20 pés de comprimento (mas ainda foi um pouco aparada) e esse “acidente” se tornou a marca registrada do Doutor de Baker!

Resultado de imagem para tom baker scarf
O 4º Doutor e seu cachecol gigante!

 

7-   DOCTOR BEAN

Essa noticia acho que vai chocar o mundo: sabiam que  Rowan Atkinson (o eterno Mr. Bean) já fez o papel do Doutor? Sim! Isso aconteceu em um especial chamado “The Curse of Fatal Death”, produzido para o Red Nose Day, uma espécie de Criança Esperança britânico.

Nesse especial, além de Atkinson temos outros Doutores que são interpretados pelos atores Richard E. Grant, Jim Broadbent, Hugh Grant e  Joanna Lumley ( Sim! Uma Doutora! ).

Resultado de imagem para The Curse of Fatal Death
Os Doutores de The Curse of Fatal Death: Olha o Mr. Bean no centro!

O Episódio não é considerado canônico, então os Doutores apresentados não fazem parte da relação de  12 Doutores ( 13 contando a nova protagonista da 11ª temporada) porem muitas ideias do especial foram aproveitadas na série.

Algo interessante é que o papel de nono Doutor ( que aí sim seria canônico) foi oferecido a Atkinson porem ele recusou.

Mas tá bom! Mesmo num “futuro alternativo” tivemos um Mr. Doctor Bean!

Resultado de imagem para The Curse of Fatal Death
Rowan Atkinson, o Mr. Beam: o 9º Doutor não canônico que quase foi canônico!

 

8- OS EPISÓDIOS PERDIDOS!

Entre os anos de 1964 e 1973 uma grande quantidade de material de fitas de vídeo da BBC foram destruídos, reutilizados ou por um mau armazenamento que levou a deterioração da qualidade da transmissão. Isto incluiu muitos episódios de Doctor Who, em sua maior parte na era dos dois primeiros Doutores, William Hartnell e Patrick Trougthon.

Patrick Trougthon, o 2º Doutor: muitas de suas aventuras estão perdidas por aí!

Ao todo, 97 dos 253 episódios produzidos durante os primeiro seis anos da série não foram mantidos nos arquivos da BBC.

Muitos episódios perdidos foram recuperados graças a arquivos de outros países que haviam comprado cópias para a transmissão e gravações caseiras feitas por fãs.

Imagem relacionada
Quando encontravam algum episódio perdido até matéria no jornal tinha!

Tomara que um dia a BBC consiga recuperar todos os episódios da série original e lance um  mega box de blue-rays para a alegria dos fãs!

 

9-  O NONO QUE DUROU POUCO!

Uma encarnação do Doutor que é muito querida por muita gente ( inclusive eu) é o nona interpretada pelo ator Christopher Eccleston.

Eccleston foi bem marcante, pois foi o primeiro Doutor da nova série e muitos tiveram seu primeiro contato com a série a partir de seu Doutor!

Resultado de imagem para Christopher Eccleston
Christopher Eccleston

Infelizmente por motivos que até hoje não foram esclarecidos, Eccleston durou apenas uma temporada sendo substituído por David Tennant.

Alguns dizem que Eccleston pediu para sair pois não queria ficar marcado com o papel de Doutor, outros dizem que ele brigou com a produção pois não gostava da forma como ela tratava o elenco do programa, as versões são muitas e nem Eccleston nem a produção dá um parecer aos fãs.

Resultado de imagem para christopher eccleston doctor who
O 9º Doutor: durou pouco!

Eccleston chegou a ser convidado a fazer uma participação no especial de 50 anos da série porem gentilmente recusou, mas nas entrevistas ele sempre diz que ser o Doutor foi algo importante na sua vida e o deixa muito feliz o carinho dos fãs.

Especial de 60 anos tá chegando! Participa aí, Eccleston!

Terei uma reação parecida se o Eccleston topar voltar para a série!

 

10- POR ONDE COMEÇAR?

Para finalizar, em vez de curiosidade vou dar uma dica: muita gente que eu recomendo assistir DW diz não saber por onde começar pois a série tem mais de 30 temporadas e aproximadamente 800 episódios!

Os 7 Doutores da série clássica!

Deixa eu explicar: DW tem duas séries, a Clássica e a Nova, a Clássica que  mostra as aventuras dos sete primeiros Doutores tem 26 temporadas e a Nova que mostra do Nono em diante ( o oitavo aparece em um filme) tem até o momento 10 temporadas e como já disse acima terá a décima primeira agora com a Doutora.

Resultado de imagem para doctor who 8
O 8º Doutor: apareceu somente em um filme mas é canônico!
Imagem relacionada
Os Doutores da nova série!

A minha dica é: comece assistindo a nova série que começou em 2005 e cada temporada tem 10 episódios e alguns especiais. Não ligue muitos para os “defeitos especiais”, foque nas historias que você irá se apaixonar pela série!

Mas alguns podem se perguntar “ Dá pra entender de boa mesmo não tendo assistido a série Clássica?” Dá sim! É claro que quem tem conhecimento da série clássica pegará mais referencias mas a série nova é bem explicativa e  é ideal para quem quer começar a se aventurar nesse universo! Eu comecei a partir dela e hoje Doctor Who é uma das minhas séries favoritas!

A Doutora: expectativas muito boas para a 11ª temporada!

Comecem a assistir e qualquer duvida sobre a ordem dos episódios ( principalmente os especiais) podem me chamar! 😉

Resultado de imagem para doctor who
Os 13 Doutores! Na foto está também o Doutor da Guerra mas esse vocês vão descobrir o que é quando assistirem a série! Sem spoilers!

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado dessas curiosidades sobre Doctor Who e que esse texto tenha servido para que vocês tenham vontade de assistir a série! Se pelo menos uma pessoa resolver assistir apor ler eu já fico muito feliz!

Até a próxima!!!

Resultado de imagem para tardis indo embora




Veja os comentários abaixo!

Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!