Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Daqui há 6 dias estreará a 11ª temporada de Doctor Who que trará uma mudança significativa pois é a primeira vez que o personagem título será interpretado por uma mulher( a atriz Jodie Whitaker), então aproveitando hoje traremos 10 curiosidades sobre essa longeva série britânica amada por muitos!
Bora embarcar na Tardis e conhecer mais sobre Doctor Who? Allons-y!!!!!!
1- A TARDIS TRANSMORFA
Para viajar pelo tempo e espaço, o Doutor usa sua nave chamada TARDIS que tem o formato de uma cabine telefônica, porem, a ideia original é que dependendo do local em que a nave pousasse ela mudaria de forma como, por exemplo, uma coluna na Grécia Antiga, um sarcófago no Egito e etc.
Porem essa ideia descartada pois o produtores perceberam que mudar a TARDIS em todo o episódio ficaria muito caro então eles inventaram logo no primeiro episódio que o Doutor descobre que os circuitos de mudança de forma da nave estragaram, e ela ficou travada no modelo de cabine telefônica.
Boa saída que criou um dos símbolos mais icônicos da cultura nerd!
2- A DESCULPA DA REGENERAÇÃO
O primeiro ator a interpretar o Doutor foi William Hartnell que ficou no papel nas 4 primeiras temporadas porem ele teve que abandonar a série por diversos problema de saúde.
Com medo do cancelamento da série pela perda de seu ator principal, os roteiristas Innes Lloyd e Gerry Davis tiveram uma ideia genial: criaram o conceito da renovação (que depois veio a ser chamada de Regeneração), onde o Doutor consegue mudar o seu corpo quando está perto de morrer. Assim, a série pode manter vários atores diferentes interpretando o mesmo personagem e cada um com algumas características próprias.
O que quase foi o fim da série acabou se tornando um dos segredos da longevidade e uma marca registrada de Doctor Who.
3- O SUMIÇO DE AGATHA CHRISTIE
Em 1926 a famosa escritora Agatha Christie literalmente sumiu e apareceu dias depois como se nada tivesse acontecido! Até hoje não se sabe o que exatamente aconteceu!
O sétimo episódio da quarta temporada da nova série de Doctor Who aproveitou esse acontecimento histórico e inventou que a escritora tinha sumido, pois estava ajudando o Doutor a enfrentar uma raça de abelhas alienígenas! Oi?
4- REALIZANDO O SONHO!
Quando tinha 13 anos, o ator David Tennant escreveu um texto na escola chamado “Overdose Intergalactic” onde estava “convencido” que iria fazer o papel do Doutor na TV.
E ele conseguiu realizar seu sonho pois foi escolhido para ser o 10º Doutor que permaneceu na série por 3 temporadas e é um dos favoritos dos fãs!
5- FAMILIA DE DOUTORES
Ainda sobre David Tennant: ele é casado com Georgia Moffett, que interpretou a filha do Doutor no episódio “A Filha do Doutor”.
A maior curiosidade é que ela é realmente a filha de um Doutor, no caso, o quinto, Peter Davison. Então, os filhos do casal têm Doutores como pai e avô.
6- O CACHECOLZÃO!
O quarto Doutor interpretado por Tom Baker tem como principal característica um enorme cachecol. O que muitos não sabem é que a peça foi criada por acidente: A costureira contratada para criá-lo não sabia o comprimento que ele deveria ter, então usou toda a lã que foi dada a ela.
A peça acabou com 20 pés de comprimento (mas ainda foi um pouco aparada) e esse “acidente” se tornou a marca registrada do Doutor de Baker!
7- DOCTOR BEAN
Essa noticia acho que vai chocar o mundo: sabiam que Rowan Atkinson (o eterno Mr. Bean) já fez o papel do Doutor? Sim! Isso aconteceu em um especial chamado “The Curse of Fatal Death”, produzido para o Red Nose Day, uma espécie de Criança Esperança britânico.
Nesse especial, além de Atkinson temos outros Doutores que são interpretados pelos atores Richard E. Grant, Jim Broadbent, Hugh Grant e Joanna Lumley ( Sim! Uma Doutora! ).
O Episódio não é considerado canônico, então os Doutores apresentados não fazem parte da relação de 12 Doutores ( 13 contando a nova protagonista da 11ª temporada) porem muitas ideias do especial foram aproveitadas na série.
Algo interessante é que o papel de nono Doutor ( que aí sim seria canônico) foi oferecido a Atkinson porem ele recusou.
Mas tá bom! Mesmo num “futuro alternativo” tivemos um Mr. Doctor Bean!
8- OS EPISÓDIOS PERDIDOS!
Entre os anos de 1964 e 1973 uma grande quantidade de material de fitas de vídeo da BBC foram destruídos, reutilizados ou por um mau armazenamento que levou a deterioração da qualidade da transmissão. Isto incluiu muitos episódios de Doctor Who, em sua maior parte na era dos dois primeiros Doutores, William Hartnell e Patrick Trougthon.
Ao todo, 97 dos 253 episódios produzidos durante os primeiro seis anos da série não foram mantidos nos arquivos da BBC.
Muitos episódios perdidos foram recuperados graças a arquivos de outros países que haviam comprado cópias para a transmissão e gravações caseiras feitas por fãs.
Tomara que um dia a BBC consiga recuperar todos os episódios da série original e lance um mega box de blue-rays para a alegria dos fãs!
9- O NONO QUE DUROU POUCO!
Uma encarnação do Doutor que é muito querida por muita gente ( inclusive eu) é o nona interpretada pelo ator Christopher Eccleston.
Eccleston foi bem marcante, pois foi o primeiro Doutor da nova série e muitos tiveram seu primeiro contato com a série a partir de seu Doutor!
Infelizmente por motivos que até hoje não foram esclarecidos, Eccleston durou apenas uma temporada sendo substituído por David Tennant.
Alguns dizem que Eccleston pediu para sair pois não queria ficar marcado com o papel de Doutor, outros dizem que ele brigou com a produção pois não gostava da forma como ela tratava o elenco do programa, as versões são muitas e nem Eccleston nem a produção dá um parecer aos fãs.
Eccleston chegou a ser convidado a fazer uma participação no especial de 50 anos da série porem gentilmente recusou, mas nas entrevistas ele sempre diz que ser o Doutor foi algo importante na sua vida e o deixa muito feliz o carinho dos fãs.
Especial de 60 anos tá chegando! Participa aí, Eccleston!
10- POR ONDE COMEÇAR?
Para finalizar, em vez de curiosidade vou dar uma dica: muita gente que eu recomendo assistir DW diz não saber por onde começar pois a série tem mais de 30 temporadas e aproximadamente 800 episódios!
Deixa eu explicar: DW tem duas séries, a Clássica e a Nova, a Clássica que mostra as aventuras dos sete primeiros Doutores tem 26 temporadas e a Nova que mostra do Nono em diante ( o oitavo aparece em um filme) tem até o momento 10 temporadas e como já disse acima terá a décima primeira agora com a Doutora.
A minha dica é: comece assistindo a nova série que começou em 2005 e cada temporada tem 10 episódios e alguns especiais. Não ligue muitos para os “defeitos especiais”, foque nas historias que você irá se apaixonar pela série!
Mas alguns podem se perguntar “ Dá pra entender de boa mesmo não tendo assistido a série Clássica?” Dá sim! É claro que quem tem conhecimento da série clássica pegará mais referencias mas a série nova é bem explicativa e é ideal para quem quer começar a se aventurar nesse universo! Eu comecei a partir dela e hoje Doctor Who é uma das minhas séries favoritas!
Comecem a assistir e qualquer duvida sobre a ordem dos episódios ( principalmente os especiais) podem me chamar! 😉
Então é isso, galera! Espero que tenham gostado dessas curiosidades sobre Doctor Who e que esse texto tenha servido para que vocês tenham vontade de assistir a série! Se pelo menos uma pessoa resolver assistir apor ler eu já fico muito feliz!
Até a próxima!!!
1 Comentário