Retrocon 2024
A Retrocon já pode ser considerada o evento definitivo para os amantes dos jogos antigos. O evento, que teve sua estreia no ano passado, retornou com sua 2ª edição, com o objetivo de alcançar 10 mil visitantes durante os dois dias, trazendo diversas atrações como influenciadores e criadores de conteúdo do universo retrô.
Mas será que conseguiram criar um evento coeso e divertido para os visitantes? É isso e muito mais que você verá neste artigo: Minha Experiência na Retrocon 2024 e o que eu achei do maior evento de retrogames do Brasil.
Para facilitar a leitura, vamos separar o artigo em blocos, para termos mais profundidade sobre o evento. Lembrando que esse cobertura é apenas do primeiro dia do evento.
Conteúdo
Local do Evento:
Assim como no ano passado, o evento acontece na Casa Verde, em São Paulo, em um ambiente proporcional ao tamanho do evento, nem tão pequeno nem tão grande, e eu vou explicar isso. Sabemos que esse tipo de evento é muito nichado e não atrai tanta visibilidade quanto os jogos atuais, com todo o seu marketing jorrando em cada play no YouTube (mas isso pode mudar). O espaço é bem organizado e de fácil acesso, com parada para motoristas de aplicativo ou estacionamento interno (pago) para quem vai de carro.
Estrutura do Evento:
Por se tratar de um evento relativamente novo, alguns aspectos podem passar despercebidos pela organização, mas no geral se saiu muito bem, com ressalvas em alguns pontos. A fila de entrada estava enorme e não havia muita gente para aprovar a entrada dos ingressos, o que gerou uma demora de mais de 30 minutos para o público comum, e com o calor que estava… bom, deixa pra lá.
Já dentro do local, havia diversos stands e corredores para circular e aproveitar as atrações da Retrocon 2024.
Participantes e Retrogames:
O evento contou com a presença de grandes YouTubers dos canais Cogumelando, Velberan, Colonia Contra Ataca, Fiaspo, BRKS Edu, Nerd Show, entre outros. A presença deles foi aquela costumeira: participam dos podcasts do evento, tiram fotos com os fãs, participam das atrações no palco da Retrocon e por aí vai.
Se você é fã ou quer trocar uma ideia com essa galera, a Retrocon é o evento perfeito.
Atrações:
Além dos criadores de conteúdo e influenciadores presentes no evento, ele é basicamente separado da seguinte forma: arcades e flippers, videogames, campeonatos, palco, exposições e lojas e stands. Esses itens resumem bem o evento, e é com eles que faremos um resumo geral.
A sessão de arcades e flippers é muito bacana, com dezenas de máquinas de jogos eletrônicos e mecânicos, como pinball, dos mais variados tipos. A todo momento que passávamos por lá, estava cheio, com a galera se divertindo muito.
A sessão de videogames era composta por diversos consoles, desde os de 8 bits até os de 128 bits, como PS2 e GameCube. Um ambiente perfeito para descansar após várias voltas pelo evento (fizemos isso duas vezes). O que achei mais interessante é que havia muitas crianças com seus pais, e aquela sensação de que os filhos estavam experimentando um pouco da infância dos pais é muito legal. Mas não havia só pais e crianças novas, havia também pais e filhos mais velhos.
Havia diversos stands, mas sem dúvida os que mais chamavam a atenção eram dois: Warpzone, com seus campeonatos e a presença de alguns YouTubers, e claro, a famosa exposição do Girão. Consoles que são uma verdadeira raridade, vindos diretamente dos anos 70 e muito bem conservados. Apesar do evento ser focado em retrogames, é uma oportunidade incrível para desenvolvedores de jogos indies mostrarem seu trabalho ao público – pudemos testar alguns projetos e eram muito bons.
Havia também muitas lojas vendendo videogames, jogos, camisetas, brindes e muito mais. Não somente ligados à cena de jogos, mas também à cultura pop em geral – eu mesmo comprei 4 volumes do HxH.
Sobre o palco, é aquele padrão: em certos momentos, durante o evento, a galera troca uma ideia ao vivo, e o público assiste e pode interagir diretamente com os convidados. Em um dos momentos em que paramos para assistir, havia uma galera muito boa, com um papo bem divertido sobre games.
Então, o que eu achei?
Como sou amante dos jogos antigos, sou meio suspeito para falar, mas eu achei o evento incrível e tem tudo para crescer ainda mais! O ambiente é muito familiar e nostálgico. Para onde você olha, tem uma galera se divertindo, trocando experiências, e talvez isso seja o grande charme da Retrocon.
A Retrocon teve sua estreia em 2023 e, já em 2024, se consolidou como o evento definitivo para os retrogamers. Com o passar das edições, o evento tende a ficar cada vez maior e melhor (assim espero).
Então é isso, galera. Se você curtiu o nosso texto ou esteve presente no evento, deixe um comentário na seção abaixo do site. Todas as fotos do evento estão disponíveis.
Qual a sua opinião?