Marmoset
Marmoset é um jogo indie brasileiro de sobrevivência em 2D que já está disponível na Steam desde o dia 26 de outubro. O título foi desenvolvido por uma única pessoa, Marcos Carvalho, que além de trabalhar sozinho é um DEV autodidata com uma história bem legal que você pode conferir abaixo com detalhes.
Um pouco da história do jogo:
O ano era 2022, todos viviam e paz seguindo suas vidas, mas o que o que ninguém sabia era que o mundo estava prestes a entrar em uma devastadora guerra onde iria acabar com tudo e todos.
Primeiro veio as explosões de bombas nucleares, o brilho das explosões eram vistom a centenas de quilômetros, logo em seguida surgiram exércitos de monstros, Brasil também revidou com uma ferocidade utilizando armas jamais vistas pelo mundo.
Não tinha como definir um vencedor, na verdade não tinha como sair vitorioso de tanta destruição, a paz que prosperava já não existia mais, só dor e dúvidas de qual o motivo de todas as nações começarem a se atacarem assim do nada.
Após meses de destruição e mortes, veio aquilo que daria não só um basta na Guerra, mas também trazia a morte, era a Radiação. Essa radiação matava qualquer um que entrasse em contato com ela, muitos morriam na hora, outros passavam dias agonizando de dores que fazia a morte parecer uma saída tudo devido um vírus que vivia naquela Radiação, até que a morte vinha.
Um soldado de baixo escalão descobriu uma entrada para cavernas, percebendo que ali seria um ótimo abrigo contra a Radiação, esse soldado salvou máximo possível de sobreviventes e logo em seguida deu a sua vida para fechar a entrada.
Um século se passou, os sobreviventes se adaptaram as novas condições de vida dentro das cavernas aprendendo psicultura, agricultura e desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, parecia que ali nas cavernas eles tinha tudo, inclusive paz, no entanto mais uma vez a ameaça retornava.
Um vazamento dentro das cavernas trouxe enormes quantidades de radiação seguido de monstros, muitos sobreviventes morreram lutando contra os monstros ou tentando fechar o vazamento de Radiação. Era uma luta perdida para os sobreviventes, então não havia outra saída a não ser tentar fugir para um local mais seguro dentro das cavernas, infelizmente esse local não existia e quando tudo parecia perdido, um dos sobreviventes avistou uma luz no topo das cavernas, então ele escalou e ali ele viu algo, era esperança.
Ele avistou uma bela cachoeira com águas tão puras que mais pareciam estrelas jorrando de suas margens, ao lado dessa cachoeira havia uma floresta bastante densa com arvores gigantes que cresceram acima da nuvem de Radiação, então eles tiveram a brilhante ideia de morar no topo das arvores e assim fundar a cidade de Marmoset.
Mecânicas do jogo:
Marmoset é um jogo de sobrevivência de mundo aberto com várias inspirações em stardew valley, no jogo o jogador irá ter a liberdade pescar, criar larvas que são como vacas e galinhas, plantar, minerar, cozinhar, construir e negociar com NPCs além de vários níveis de cavernas baseadas em labirintos e biomas diferentes, onde cada bioma apresenta algum tipo de item e monstros únicos, fazendo que o jogador sempre precise retornar a um nível que ele já concluiu para poder pegar um item ou minério específico.
Mais um pouco da história:
Já o desenvolvimento da história do jogo se passa na pele da pequena Luna, uma jovem órfã de 15 anos junto de seu melhor amigo Chimbra, uma inteligência artificial.
Apesar de moradores viverem em arvores logo após o vazamento de Radiação, os recursos básicos para sobrevivência dos moradores, como comida e água, algo que tinha em abundância nas cavernas, estão ficando escasso, vários moradores tentaram encontrar o vazamento, no entanto todos que tentaram morreram, Luna é a única que por algum motivo que ainda não foi revelado, consegue sobreviver dentro das cavernas, cavernas essas que além da radiação, estão cheias de armadilhas e monstros que surgiram devido as mutações causadas pela radiação, então Luna se torna a última esperança da cidade de Marmoset.
Apresentação do desenvolvedor:
Olá, me chamo Marcos tenho 28 anos, pai de um menino de 6 anos, nasci no estado de Alagoas, mas atualmente vivo em Minas Gerais.
Apesar de não ter nenhuma formação na área de programação ou jogos, além de jogar, sempre sonhei em criar jogos. Não era um caminho fácil, para mim as vezes parecia um caminho difícil, afinal eu era apenas trabalhador braçal da construção civil que mal sabia o que era uma linguagem de código.
Só que chegou um ponto que já não dava mais para continuar apenas sonhando, então no início do ano de 2019 falei para mim mesmo: ‘’A partir de agora vou tornar meu sonho real’’.
Então comecei a estudar por conta própria, artes, linguagem C# e funcionalidade da Unity, minha maior fonte de estudos foi o Youtuber. Fiz meu primeiro jogo, seu nome é Valentina, pode ser encontrado na Nintendo Switch ou Play Store, é um joguinho simples, com vários bugs, algo bem amador mesmo, afinal era meu primeiro jogo, mas era uma realização!
Após pegar um pouco mais de experiência, comecei a trabalhar em um grande projeto, inspirado no jogo Stardew Valley com super Mario Word, sim joguei por hora os dois para observar e aprender mecânicas, mas com uma história única e cheia de mistérios.
Qual a sua opinião?