
PS Vita: Um Jeito diferente de jogar
Olá Nerds, vamos conversar…
O padrão tradicional de jogar videogame já foi quebrado a muito tempo, aquele velho esquema de controles com fios passando pelo meio da sala foi substituido pelos controles sem fio, e até mesmo os controles, em um passado não tão longínquo, foram substituidos por controles de movimentos (mas a moda passou). Todavia, o modo de jogar sempre está sendo modificada, ou sempre há uma nova opção que altera o conceito de ficar a frente da televisão para um outro espectro de possibilidades; destaco neste texto o modo que espelhar o console ou o PC, diretamente para outra tela, algo que parece bobo e simples, mas quando bem trabalhado e executado, torna-se, deveras interessante.
Uso Remoto
Observando o ótimo Nintendo Switch, vemos o quanto é interessante a possibilidade de ter um console híbrido, poder jogar em sua TV é muito bom, especialmente com um equipamento de alta qualidade, porém jogar um AAA, ou seu jogo favorito de seu console de mesa deitado em sua cama, ou bem aconchegado em seu sofá, é um prazer muito grande.
Diferente do Switch que é um console híbrido, o PlayStation 4 com um poderio gráfico absurdo, não tem um portátil com as qualidade do console de mesa, porém, o PlayStation Vita faz uma função similar a esta e com grande qualidade. É conhecido por todos os gamers que em 11 de Setembro de 2011 a Sony apresenta ao mercado um poderoso portátil, porém, a própria empresa não desenvolveu grandes coisas nele. Entretanto, a capacidade de espelhar o PS4 e o PS3 foi muito bem desenvolvida e traz uma satisfação muito grande ao player, isso quando a função é bem executada.
A tal função é uma evolução do que o PSP apresentava em suas ultimas versões, porém, era algo que não tinha uma boa funcionalidade devido a falta de botões do PlayStation Portable; mas no PS Vita, tudo foi melhorado, e graças ao touch traseiro, todos os games pode ser bem executados, e é claro, com alguns cuidados, a experiência fica ainda mais agradável.
Aplicação
De modo simples e sucinto, o PlayStation Vita conecta-se ao PlayStation 4 via conexão de rede, ou seja, os dois consoles devem estar conectados a mesma rede, quanto melhor for a distribuição da internet em sua residência, melhor será a qualidade do espelhamento; uma boa dica para a melhor execução desta função em seu Vita, é conectar o PS4 a internet com o cabo de rede, o que torna a conexão mais estável.
É visível que a substituição dos botões R2, L2, R3 e L3 pelo touch traseiro, causa desconforto quanto jogamos game de PS4, porém, com um uso de alguns aparatos, no caso, uma capa especial para o Vita que adiciona os botões faltantes, fazem com que a jogabilidade fique “perfeita” e muito agradável.
Ponto Final
A comodidade para uma bela jogatina é algo essencial, e sabendo disso, as produtoras tentam moldar esta comodidade para agradar o jogadores. A pauta deste texto não é nada exclusiva da Sony, muito menos do Vita; dispositivos portáteis da Nvidia fazem este espelhamento com o PC muito bem (porém, é necessário tem um PC com placa da Nvidia) e o item de colecionador NeoGeo X Gold, também, fornece tal regalias, porém, baseado no estilo do Nintendo Switch.
Como alguém que faz uso da tecnologia de espelhamento do Vita com o PS4, recomendo altamente o que o portátil oferece e sua alta qualidade com tal função, e não somente isso, o portátil possui uma série de qualidades que só aqueles que o possuem conseguem visualizar o que até mesmo a poderosa Sony não foi capaz de explorar.