Cópia ou Inspiração – as semelhanças entre Splinter Cell e Metal Gear
Os desenvolvedores da Ubisoft que trabalharam no Splinter Cell original pegaram emprestados alguns elementos da influente “ação de espionagem” Metal Gear Solid. Embora o jogo de Hideo Kojima de 1998 não tenha inventado o gênero furtivo, ele o popularizou significativamente. François Coulon, diretor do Splinter Cell original, disse à Retro Gamer que a equipe buscou inspiração nas aventuras de Solid Snake ao criar o título de Sam Fisher.
Metal Gear Solid nos mostrou como a mecânica furtiva deveria funcionar. Este é um conjunto completo e consistente de regras que definem o caminho para qualquer jogo furtivo. Retire um elemento disso e a experiência se tornará chata, frustrante ou estranha. MGS foi perfeito nesse aspecto. Sem frustração – você sabe quando está perdendo e não culpa o jogo por isso.
Nas décadas desde que os jogos foram lançados, as coisas se completaram. A editora Konami voltou ao básico com uma série de relançamentos e o próximo remake deve ser Metal Gear Solid 3, e a Ubisoft está tentando uma abordagem semelhante com o remake de Splinter Cell, que foi anunciado há três anos e desde então saiu do radar.
Esta história demonstra como título inovadores como Splinter Cell e Metal Gear Solid podem influenciar gêneros inteiros, estabelecendo padrões que outros desenvolvedores seguem. Também mostra a natureza cíclica da indústria de jogos, onde franquias clássicas são frequentemente revividas através de remakes e remasters para atrair jogadores novos e antigos.
Qual a sua opinião?