5 Animes esquecidos pelo tempo – Hoje em dia os animes estão mais populares do que nunca. Mesmo essa mídia sendo muito presente na cultura pop do oriente há muitos anos, tal cultura chegou aqui nas américas apenas em meados dos anos 90, com obras como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, YuYu Hakusho.
Seu ápice de popularidade foi atingido nos anos 2000 com obras como Naruto, One Piece, Death Note, Fullmetal Alchemist, e a lista continua, porém nestes tantos anos de produções maiores, algumas sem tanto brilho passaram despercebidas ao globo, inclusive no Brasil. Sendo assim confira a lista de alguns animes que foram transmitidos na televisão brasileira e foram esquecidos com o tempo.
5 Animes esquecidos pelo tempo
Histórias de Fantasma – 2000/2001 – 20 eps.
Baseado nos livros de Noriyuki Abe, Histórias de Fantasma estreou na televisão japonesa no dia 22/10 de 2000 e tendo seu último episódio no dia 25/03 de 2001. Conta a história de Satsuki Miyanoshita, que se muda com o seu pai e irmão para a cidade da sua falecida mãe, após um passeio pelo bairro, Satsuki encontra um escola abandonada e descobre que a mesma é assombrada, onde descobre que sua mãe foi a responsável por selas vários fantasmas e seres sobrenaturais da cidade, deixando um livro com todas as instruções.
No seu primeiro confronto Satsuki acaba selando um demônio muito poderoso em seu gato de estimação, com isso Satsuki e seus amigos embarcam em uma aventura perigosa para selarem todos os fantasmas de sua nova cidade. O anime apesar da boa premissa não fez muito sucesso em sua terra natal, mas acabou por sorte do destino sendo transmitido pelo Cartoon network no período da noite entre o ano de 2005 e 2006, ganhando pouco destaque, talvez pela sua trama muito assustadora para um público alvo muito jovem.
Monster Rancher – 1999/2002 – 73 eps.
Monster Rancher tem a sua pequena e fiel fanbase pelo mundo até os dias de hoje, o anime conta a história de Genki, um garoto viciado em videogames, que após ganhar uma competição de games, recebe como prêmio um jogo que ainda não foi lançado no mercado.
Ao chegar em casa e testar o jogo novo, Genki é teletransportado para o mundo de Monster Rancher, onde o monstros desse mundo novo nascem de discos especiais que podem ser encontrados em santuários espalhados pelo mundo, Genki faz amizade com o monstro Mocchi um pinguim muito diferente que o ajudará em sua mais nova aventura.
O anime foi transmitido no Brasil pela primeira vez na Fox kids no ano 2000, depois pela TV Globinho, Band, Play Tv e Rede 21. Na época de sua estréia mesmo sendo muito comparado com seus rivais de maior nome Pokémon e Digimon, conseguiu ter bons pontos de audiência como uma alternativa a animes de monstrinhos e tendo sua popularidade aumentada por ser inspirado em um jogo de videogame do mesmo nome que havia sido lançado para Playstation e Gameboy Advance.
Fly, o pequeno Guerreiro – 1992/1993 – 46 eps.
Fly, o pequeno Guerreiro, nome que foi dado ao anime, tendo o seu nome original Dragon Quest: Dai no Daiboken, é um anime inspirado no game Dragon quest, hoje em dia grande sucesso dentro e fora do japão com jogos para diversos consoles e que possui o design feito por ninguém mais ninguém menos que Akira Toriyama.
O anime foi exibido originalmente no Japão em outubro de 1992 e teve o seu fim em setembro de 1993, o anime conta a história de Fly um garoto de 12 anos que quer se tornar um guerreiro de lembra de um sonho contado pelo seu avô adotivo o mago Brass, sobre o rei demônio Hadlar, sendo derrotado pelo herói Avan. Onde Fly com apenas um objetivo em mente de se tornar um grande guerreiro, vai a procura de Avan para o seu treinamento, onde enfrenta monstros e grandes aventuras para cumprir o seu objetivo.
Curiosamente, Fly e Dragon Ball estrearam no Brasil no ano 1996, no mesmo bloco de desenhos do Sábado Animado, transmitido pelo SBT. Tendo traços bem parecidos muitos telespectadores achavam que pela pouca idade que se tratava do mesmo desenho, seu criador era o mesmo, porém os universos eram diferentes. Atualmente a série conta um mangá mensal, OVAs e os jogos do universo de Dragon Quest.
Medabots – 1999/2000 – 52 eps.
Medabots é um anime inspirado no jogo de mesmo nome que foi lançado para Gameboy no ano de 1997, o anime estreou no ano de 1999 e teve o seu final no de 2000, com 52 eps e duas temporadas. O anime se passa no ano de 2122, centrada no Medabots, robôs com inteligência artificial, cuja finalidade era servir os humanos nos mais variados serviços.
Ikki Tenryou é o protagonista da série, um menino de 10 anos que quer se tornar o campeão das cyberlutas. Ikki quer competir porém não possui dinheiro suficiente para comprar um Medabot e seus pais não o permitem, por sorte Ikki consegue dinheiro para comprar um Medabot, mas falta algo muito importante a medalha central, Ikki encontra uma medalha no rio e sua aventura acaba de começar com o seu novo amigo Metabee.
A série tem um fanbase pequena mas fiel no Brasil, ela alcançou popularidade graças ao seus jogos e outras mídias lançadas posteriormente, Medabots foi transmitido no Brasil pela Fox Kids em 2001 a 2004.
Shinzo – 2000 – 32 eps.
Creio que seja o anime mais esquecido da nossa lista, Shinzo ou Mushrambo conhecido no Ocidente, é um anime de 32 episódios que foi ao ar entre fevereiro e setembro de 2000, produzido pela Toei Animation. A história é baseada no conto chinês do século 16, Jornada ao Oeste de Wu Cheng’en misturado com elementos da ficção científica como cenários pós-apocalíptico e cyberpunk.
A história se passa em um futuro longínquo onde a raça humana foi totalmente dizimada e os Enterranos são a raça superior e nesse cenário trágico, a última humana viva Yakumo acorda do seu estado de hibernação e com ajuda de três Enterramos bondosos tem o objetivo de chegar até Shinzo, a terra prometida para restabelecer a ordem na Terra.
O anime pode ser lembrado pelos fãs mais cults do gênero porém não obteve muito destaque na mídia, além do anime dois volumes do mangá e dois OVAs foram lançados no Oriente sem chamar nenhuma atenção. A série teve a sua exibição no Brasil na extinta emissora Fox Kids.
Fim da linha
5 Animes esquecidos pelo tempo – Sabemos que a nostalgia sempre está nos corações daqueles que viveram uma determinada época, e, reviver ou reativar memórias esquecidas especialmente quando falamos de animes, só deixa tudo ainda melhor.
Qual a sua opinião?