E3 - Um Evento Histórico 1
+ Jogos

E3 – Um Evento Histórico

Compartilhar
Compartilhar

Feiras corporativas (assim como a E3) são muito comuns no mundo todo, para diversos tipos de mercados; temos a Feira do Automóvel, a FI (Food Ingridients), APAS (voltada para lançamentos de produtos alimentícios), BGSComic ConAnime friends e muitas outras conhecidas e ainda não catalogadas.

E3 - Um Evento Histórico 2
E3

E3Electronic Entertainment Expo é uma fantástica feira de games, com toda a certeza, a mais importante e conceituada no quesito novidades e lançamentos. Ano após ano, nós, eternos “zumbis devoradores de jogos e consoles” temos acompanhado o evento em busca de novas franquias, novas máquinas, acessórios, parcerias, novos softwares, e muitos outros fatores que podem compor uma exposição de games e eletrônicos.

O início de uma História

O principal palco para mostrar as novidades em games e consoles era a Consumer Electronics Show (CES), onde mesmo gigantes como a Nintendo ficavam com estandes pequenos e escondidos no salão. Além disso, a maioria do público não era interessado em jogos, e acabava tomando o tempo dos expositores perguntando, por exemplo, se o Super Nintendo tinha “algum botão de descongelar”.

E3 - Um Evento Histórico 3
Mapa

A primeira E3 ocorreu em 1995, Los Angeles, E.U.A, foi um ano interessante, com muitos acontecimentos na cultura pop, inclusive, foi tomada a decisão da industria gamer expor suas novidades para seus amados de um modo melhor. Isso só foi possível graças a uma grande organização e apoio de todos os participantes para que tal feira pudesse ser voltada apenas apara amantes dos games, e para que isso ficasse mais interessante, uma lista grande de integrantes foi configurado, sendo eles: 

3DO Company, Acclaim, Accolade, Activision, Apple, Atari, Berkeley Systems, Bethesda Software, BMG Interactive, Capcom, Crystal Dynamics, Data East, Disney Software, Electronic Arts, Gametek, GT Interactive, GTE Interactive, Interplay, KOEI, Konami, LucasArts, Microsoft, Mindscape, Namco, Nintendo, Philips Interactive Media, Sega, SNK Home Entertainment, Sony PlayStation, Sony Imagesoft, Square Soft, Sunsoft, US Gold, Vic Tokai, Virgin Interactive e Williams Entertainment.

Algumas ainda eram pequenas, outra fecharam as portas, e ainda outras, fizeram parcerias e tiveram seus nomes modificados.

Os Grandes da Época

As grandes empresas do nosso milênio, eram menores em 1995 e deram seu melhor para apresentar suas novidades e ganhar um novo público:

Nintendo

Todos esperavam o tão sonhado Nintendo 64, porém, como novo hardware, tivemos a apresentação do Virtual Boy. O Super Nintendo, que era o “console a ser batido” do momento, recebeu alguns títulos, mais o que satisfez os gamers ocidentais foi a possibilidade de testar o maravilhoso Chrono Trigger, lançado no ao anterior apenas em terras orientais e que nesta E3, pode ser apresentado aos não nipônicos. 

E3 - Um Evento Histórico 4
E3 – Virtual Boy

SEGA

A adversária direta da Nintendo, a Sega, já havia anunciado seu promissor Sega Saturn para o Japão, porém, ao tentar ganhar o mercado americano, decidiu mandar 30 mil consoles pra a America, com a intenção de sair na frente da Big N na próxima geração de consoles, porém, sabemos que nada foi como o esperado.

E3 - Um Evento Histórico 5
E3 – Sega Saturn

Sony

A poderosa Sony, era a novata do momento em 1995, sua feira foi toda baseada em explicar o funcionamento do primeiro PlayStation nos mínimos detalhes, o que tornou sua apresentação extremamente maçante, para não dizer insuportável. Entretanto, algo mudou a Sony por completo, imagine a bizarra e ilaria cena onde, Steve Race, um dos grandes executivos da Sony, vai ao palco cheio de papéis a mão e diz apenas uma coisa – 299 – ou seja, o valor de lançamento do desacreditado console de CDs, isso praticamente decretou a morte do Sega Saturn e a criação da geração PlayStation.

Ponto Final

Desde seu início, a E3 é uma feira vital para movimentar o mercado de games, seja com as grandes empresas ou com as emergentes, todavia, de modo geral, vemos que o público e os haters de plantão amam observar o que vira de novo, para comemorar e “atormentar” os concorrentes.

Compartilhar

Qual a sua opinião?

Você pode gostar também
Novos Amiibo Splatoon 3 estão a caminho - Mais colecionáveis para os fãs 10
+ JogosNintendo

Novos Amiibo Splatoon 3 estão a caminho – Mais colecionáveis para os fãs

Nova atualização de Splatoon 3 está pronta para ser liberada e é...

Capcom dará grande atenção a músicas de Dead Rising Deluxe Remaster  11
+ JogosMicrosoftPCPlayStationPS5Xbox Series

Capcom dará grande atenção a músicas de Dead Rising Deluxe Remaster 

Um representante da Capcom, em comentário ao IGN , confirmou que o relançamento de Dead...

Adeus definitivo - Nintendo encerra suporte ao Wii U 12
NintendoWii U

Adeus definitivo – Nintendo encerra suporte ao Wii U

O fim dos dias chegou para o Wii U, o console da...