A equipe por trás do sucesso mundial Pokémon Pocket TCG, o jogo de cartas colecionáveis para Android e iOS, revelou como as novas coleções e cartas são criadas.
Prestes a lançar a expansão The Singular Island, marcada para terça-feira, 17 de dezembro, conversamos com os desenvolvedores da Creatures Inc. e da The Pokémon Company sobre o processo de criação, a frequência de lançamentos e as estratégias para facilitar a obtenção de cartas, além de novidades como o aguardado sistema de troca.
Como São Criadas Novas Coleções e Cartas?
Segundo o diretor criativo Ryo Tsujikawa, da Creatures Inc., tudo começa com um tema que inspire os jogadores a colecionar. “A partir desse conceito, desenvolvemos a seleção de cartas”, explica.
Na expansão Formidable Genes, por exemplo, o foco foi nos 151 Pokémon originais de Pokémon Red e Pokémon Blue. As cartas trazem ilustrações interconectadas, representando aspectos do mundo Pokémon, como líderes de ginásio e linhas evolutivas. “Colocamos muito esforço em cada detalhe para que os jogadores se sintam motivados a colecioná-las e explorar novos conjuntos”, completa Tsujikawa.
Além do design temático, a utilidade das cartas nas batalhas também é um critério importante. “Ajustamos os Pokémon que são necessários para as disputas e, a partir disso, definimos a seleção final de cada expansão”, comenta.
Expansões com Lançamento Regular e Foco no Aplicativo
A Pokémon Company esclarece que Pokémon Pocket TCG seguirá um caminho independente em relação ao jogo de cartas físico. As expansões no aplicativo serão lançadas com frequência regular, garantindo oportunidades constantes para os jogadores ampliarem suas coleções por meio de boosters.
Apesar do crescimento contínuo da coleção, completar o conjunto atual de Formidable Genes sem gastar dinheiro levaria cerca de dois anos, segundo estimativas de jogadores. Para isso, o jogo oferece dois boosters gratuitos diários e o recurso Magic Picks, que permite obter cartas adicionais ao progredir no jogo e completar missões.
Sistema de Trocas: Uma Nova Possibilidade
Em janeiro de 2025, o tão esperado sistema de trocas será introduzido, mas a empresa ainda não revelou como ele funcionará. Um representante da empresa destacou que, embora os jogadores possam coletar muitas cartas de forma gratuita, o objetivo não é que todos completem suas coleções. “Queremos que os jogadores apreciem as diferenças entre as coleções individuais à medida que crescem”, explica.
Eventos Especiais e Batalhas Tradicionais
Perguntados sobre possíveis colaborações entre TCG e outros jogos da franquia, bem como a introdução de modos de batalha com as regras completas do TCG tradicional, os desenvolvedores preferiram manter o mistério. “Estamos trabalhando para oferecer a melhor experiência possível no Pokémon Pocket TCG, mas, no momento, não temos informações específicas para compartilhar”, informaram.
Fim de Papo
Com o lançamento de The Singular Island e a chegada de novos recursos, como o sistema de trocas, Pokémon Pocket TCG continua a evoluir e conquistar jogadores em todo o mundo. Seja pela inovação nas coleções ou pela frequência dos lançamentos, o jogo reforça seu compromisso em proporcionar uma experiência única e envolvente para os fãs da franquia.
Qual a sua opinião?