Jogos esportivos com lançamentos anuais, como a série NBA 2K , sempre enfrentam o desafio de justificar a compra, principalmente quando os jogadores sentem que as melhorias são mínimas e limitadas a atualizações de escalação.
Porém, NBA 2K25 vem com um compromisso ambicioso da Visual Concepts e da 2K Games, que implementaram novas tecnologias, como o ProPLAY, para oferecer uma experiência que busca redefinir a jogabilidade do basquete virtual.
Jogabilidade: mais realismo e personalização
Um dos destaques de NBA 2K25 é a jogabilidade, que foi cuidadosamente refinada para oferecer a simulação de basquete mais realista até hoje. A tecnologia ProPLAY permite que os movimentos dos jogadores na quadra sejam mais naturais e autênticos. Isto inclui tudo, desde o manejo da bola até posições defensivas, com animações encadeadas específicas para cada jogador. Dessa forma, as habilidades individuais influenciam mais do que nunca o desempenho de cada atleta em quadra, deixando a qualificação do jogador em segundo plano.
Um exemplo notável desta tecnologia é a representação do estilo de jogo de Kyrie Irving, o habilidoso armador do Dallas Mavericks. Os movimentos característicos do jogador, como dribles hesitantes e capacidade de proteger a bola em situações de trânsito, são perfeitamente capturados nesta entrega. Da mesma forma, a habilidade defensiva de Anthony Davis ou a habilidade de Stephen Curry de acertar três pontos com o logotipo também são recriadas fielmente.
Isso significa que, se você quiser ter sucesso, deve tentar jogar como fazem seus jogadores e times favoritos da liga, aproveitando ao máximo seus pontos fortes e marginalizando seus pontos fracos. Se você é um fã da NBA, esse foco na jogabilidade é algo que você apreciará, pois estará familiarizado o suficiente com os jogadores para entender a maioria de suas habilidades, porém, para alguém que joga pela primeira vez ou não vê tanto da liga, você pode achar difícil entender as características de cada time e jogador. É um jogo feito para fãs de esportes, o que significa que a curva de aprendizado para iniciantes pode ser um pouco complexa.
Se você conhece os pontos fortes e as habilidades dos jogadores, deve tentar replicá-los na quadra.
A mecânica de tiro também foi totalmente reformulada, oferecendo uma experiência mais dinâmica e flexível. NBA 2K25 apresenta Pro Stick Rhythm Shooting , uma nova forma de arremessar que emula o movimento do jogador durante o arremesso. Você deve abaixar o controle direito para iniciar o arremesso e sincronizá-lo com a velocidade e o ritmo do movimento, tornando a experiência mais parecida com a de tentar arremessar uma cesta na vida real. Embora possa ser difícil no início, depois de dominar esta técnica, o nível de satisfação é maior do que o método tradicional de pressionar e soltar um botão para executar o tiro. A mecânica tradicional de tiro ainda é mantida, então você pode escolher aquela que melhor se adapta às suas habilidades
Qual a sua opinião?