Dublagem: A Aplicação de uma Arte
Olá Nerds…
Em todos os tempos em que os games tem passado, muitas coisas ocorreram buscando melhorar ainda mais a interação Game/Player. Muitos quesitos foram modificados buscando agradar ainda os jogadores, como sons, jogabilidade, controles, mídias, gráficos e por ai a fora…Todavia, algo feito para dar mais vida aos jogos e aguçar a individualidade de cada personagem, foi a introdução da dublagem no universo dos videogames.
Do que se trata?
De modo geral, a dublagem é o ato de substituir a voz original de uma produção audiovisual, pela voz de outro interprete (dublador profissional ou ator na maioria das vezes), buscando trazer o evento em questão, para a tradução de um determinado país, ou, simplesmente para uma melhoria sonora de um material mais antigo.
Nos games, a dublagem é mais caracterizada por um termo chamado localização, isto porque, diferente de filmes e séries onde o dublador tem as imagens como auxílio na construção do personagem, nos jogos, só há o áudio original, onde através dele, a voz é modulada e aplicada ao personagem, o que acaba atrapalhando um pouco a sincronia entre personagem e voz.
Outlaws
Lançado pela LucasArts em 1997, exclusivamente para PCs, Outlaws é um FPS com a temática do velho oeste, e este, foi o primeiro game a vir com dublagem em português, o game atraiu muitos players por conta desta novidade, já que, a massacrante maioria dos jogos, estavam localizados na língua inglesa. A dublagem foi realizada pelo estúdio Caracol (Brasoft), com a direção de dublagem de Orlando Viggiani, este realmente foi um marco na história dos games, especialmente para o Brasil.
Halo 3
Halo 3 foi um verdadeiro divisor de águas, lançado em 2007 para Xbox 360, o game teve muitas melhorias gráficas, sonoras (surround 5.1, com mais de 50 mil arquivos de áudio) e em jogabilidade, entretanto, a novidade a ser destacada, é que este foi o primeiro game a ter dublagens e legendas em português, e isso marcou eternamente este jogo na história dos games inovadores.
Famosos na Dublagem
Como já mencionado, o mercado de dublagem em games se tornou atrativo, e assim, nomes conhecidos começaram a frequentar tal ramo.
A cantora Pity e Roger Moreira do Traje a Rigor, fizeram aparições dublando personagens dos games Mortal Kombat e Battlefield Hardline, porém, nomes famosos e especialistas em dublagem tem dados as caras:
Fernando Mendonça
Fernando já participou de alguns trabalhos de dublagem, como em Conde Limãograb, Marshal-Lee, Cake e Princesa Biscoito de Hora de Aventura e Olhos Azuis, filho do gorila César, do filme Planeta dos Macacos: O Confronto. Porém, nem só de animações e séries este dublador vive, nos games, já fez participações na dublagem de Injustice, Batman Lego, Epic Mickey 2, League of Legends, entre outros.
Guilherme Briggs
Briggs destaca-se por se um dos mais famosos e carismáticos dubladores da atualidade em “terras tupiniquins”, ele deu voz a uma infinidade de personagens emblemáticos, entre eles, Mickey, Cosmo, Rei Jullian, Gollun, Superman, Optimus Prime, Gerald, Buz Lightyear e muitos outros.
Já nos jogos, ele dublou Superman nos games da franquia Injustice e em LEGO Batman 3 Beyond Gotham, Buzz Lightyear em Toy Story 3: The Video Game(Versão para PC) e Kled em League of Legends, estes podem ser denominados como seus grandes destaques.
Wendel Bezerra
Esta inesquecível voz, dubla personagens como o lendário Goku, Bob Esponja e o mítico Bear Grylls, entre tantos outros. Nos jogos Wendel deu vida a Ronan (Grand Chase), Lee Sin (League of Legends), Makus de Detroid: Become Human, e fez a direção de dublagem de Injustice 2.
Ponto Final
O universo da dublagem é fabuloso e aplicado aos games, auxilia todo o player a se identificar com o jogo, com toda a evolução que podemos acompanhar, nos resta crer que a industria do games buscará evoluir ainda mais neste quesito, e deixando os jogos ainda mais perfeitos e surpreendentes do que já conhecemos.
Qual a sua opinião?