Os 10 melhores games de 2025
10 melhores games de 2025 – 2025 foi um ano absolutamente excepcional para os jogos. E as aventuras de alta qualidade que desfrutamos nos últimos 12 meses tornam quase impossível fazer uma lista dos melhores.
Conteúdo
Mas,abaixo, fizemos uma seleção dos melhores jogos de 2025, que capturam a magia, a narrativa e a diversão fenomenal que só um videogame pode proporcionar. Seja você fã de ação e aventura, quebra-cabeças ou alta fantasia, há opções para todos os gostos neste ano.
Clair Obscur Expedition 33 (PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC)
Se eu ganhasse um euro cada vez que recomendei jogar Expedition 33 este ano, seria um homem rico. Mas mantenho minha convicção de que este é um dos melhores (se não o melhor) jogos do ano. E merece toda a aclamação que recebeu desde seu lançamento em abril.
O jogo se passa em um mundo de fantasia inspirado na Belle Époque, onde a expectativa de vida das pessoas diminui a cada ano. Lutando contra o tempo, você lidera uma equipe excêntrica e corajosa de exploradores em uma jornada perigosa rumo a um continente misterioso, numa tentativa de desafiar o destino.

Em verdadeiro estilo RPG, os jogadores podem esperar uma história fascinante, bem como um elenco estelar de personagens pelos quais você se apaixonará ou se desapaixonará. O combate por turnos remete à era de ouro de Final Fantasy, porém com um toque moderno e distinto.
Não se engane: falar que Clair está se tornando uma obra-prima moderna não é exagero, e é o grande favorito para levar todos os prêmios no The Game Awards deste ano.

Ghost of Yotei (PlayStation 5)
Ambientado no Japão do século XVII, Ghost of Yotei pega tudo o que sabíamos e amávamos em seu antecessor, Tsushima, e de alguma forma eleva a um patamar ainda maior. Seja pelo vasto sistema de combate com armas, pela história arrepiante ou pela exploração viciante do mundo aberto, é mais um jogo imperdível deste ano.
Você joga como uma protagonista inédita, Atsu, uma mercenária assombrada pela morte violenta de sua família. Após aprimorar suas habilidades lutando no sul, ela retorna para casa com uma única missão: vingança implacável.

Ao assumir a persona de ‘onryō’ (espírito vingativo), Atsu inicia uma jornada para derrotar o Yotei 6. Mas para isso, ela precisará dominar diversas armas, aprender técnicas de luta complexas e explorar as vastas extensões da deslumbrante região de Ezo. Esta é uma experiência imperdível para os donos de PS5.

Kingdom Come: Deliverance II (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PC)
KCDII tinha uma das tarefas mais difíceis de 2025: ser o primeiro grande lançamento do ano. Mesmo assim, dada a imensa escala do jogo, as atuações impactantes e as centenas de horas de jogabilidade significativa em mundo aberto, não havia absolutamente nada com que se preocupar.
Você interpreta Henrique de Sjkatlkiz, que embarca em uma rápida viagem pela região de Trosky, na Boêmia. Quando uma missão de paz relativamente rotineira dá errado, Henrique é catapultado para uma história de ascensão e queda, repleta de charme medieval, garra e violência visceral.

O jogo está repleto de detalhes intrincados que encantarão os historiadores, e o mundo interativo reage quase constantemente às suas ações diabólicas (ou inocentes). Some a isso um combate brutal e três DLCs incríveis lançados posteriormente, e você terá todos os ingredientes para uma aventura de proporções épicas.

Split Fiction (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch 2)
Split Fiction é um jogo cooperativo de ação e aventura que combina praticamente todos os gêneros de jogos imagináveis em uma experiência hilária, emocionante e compartilhada. Acredite em mim quando digo que este jogo deixará você e um amigo com as melhores lembranças, enquanto vocês trabalham juntos (e discutem) durante toda a jornada.
Você joga como Mio e Zoe, duas aspirantes a escritoras com imaginações completamente opostas. Atraídas por uma editora na esperança de dar vida às suas ideias, elas ficam presas em uma simulação compartilhada de suas histórias.

Para escapar, elas precisam trabalhar juntas para superar obstáculos em fases que alternam entre o gênero de ficção científica futurista de Mio e a fantasia peculiar de Zoe em segundos. E o melhor de tudo: um generoso sistema de Passe de Amigos significa que apenas um jogador precisa ter uma cópia do jogo para que ambos possam aproveitar a experiência completa, mesmo em plataformas diferentes.
South of Midnight (Xbox Series X/S, PC)
South of Midnight é um jogo de ação e aventura diferente de tudo que já joguei. É uma imersão fascinante na mitologia do sul profundo dos Estados Unidos, evocando uma série de lendas frequentemente ignoradas pelo público em geral.

Você joga como Hazel, uma garota atlética que descobre ser uma Tecelã, uma pessoa capaz de curar espíritos e ajudá-los a seguir em frente. Após um furacão devastar sua casa, fenômenos sobrenaturais começam a ocorrer, forçando Hazel não apenas a procurar desesperadamente por sua mãe desaparecida, mas também a curar o trauma que surge ao seu redor.
Os visuais góticos em stop-motion do jogo são inegavelmente de tirar o fôlego. É verdade que o combate é um pouco conservador, mas não deixe que isso o impeça de jogar. South of Midnight merece elogios por sua narrativa envolvente, trilha sonora divina e por desenvolver ideias inovadoras que fogem do padrão usual dos jogos.
Blue Prince (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PC)
Blue Prince é um jogo de quebra-cabeça e aventura que traz uma abordagem nova e simples ao gênero roguelite. Qualquer pessoa que consiga completá-lo sem consultar as soluções no Google tem meu máximo respeito e inveja.
Você joga como Simon P. Jones, que está em uma jornada para receber a herança de seu falecido tio-avô. Mas há um porém. Para se tornar o novo dono da gigantesca propriedade de Mt. Holly, ele precisa encontrar o misterioso “46º quarto”.

Você começa sua aventura todos os dias com uma planta baixa em branco, escolhendo o que os cômodos vazios se tornarão à medida que avança. Mas a energia limitada, portas trancadas e penalidades devastadoras nos cômodos podem interromper sua jornada, forçando você a recomeçar. Este jogo recompensa paciência e planejamento, e seu ciclo de jogo curto pode torná-lo extremamente viciante.
Donkey Kong Bananza (Nintendo Switch 2)
Donkey Kong Bananza é um jogo de plataforma 3D de mundo aberto de imensa criatividade, que reacende a magia e a curiosidade de jogos como Super Mario Odyssey , ao mesmo tempo que adiciona muito do seu próprio charme.
Você joga como o protagonista Donkey Kong, que está em busca de Gemas de Banandium durante uma corrida do ouro. Mas a corrupta empresa VoidCo está determinada a roubar tanto as gemas quanto a mística Raiz de Banandium, uma relíquia que dizem realizar desejos.

No jogo, os jogadores podem explorar e destruir como bem entenderem. Some a isso transformações e habilidades únicas, e você terá uma brilhante sensação de encantamento infantil a cada passo.
Death Stranding 2: Na Praia (PlayStation 5)
Hideo Kojima é um dos designers de jogos mais aclamados da indústria, e com razão. Seu trabalho sempre ultrapassou limites como nenhum outro. Death Stranding 2 é uma prova disso.
O jogo se passa cerca de 11 meses após o primeiro e é tão divertido, irreverente e imaginativo quanto você esperaria. Depois de reconectar a América pós-apocalíptica, Sam recebe mais uma missão: reconectar as comunidades marginalizadas; primeiro no México, país vizinho, e depois no árido interior da Austrália.

A jogabilidade é uma mistura de estratégia e combate, onde as missões exigem extrema precisão e nervos de aço. Um passo em falso pode ser fatal, já que tudo, desde terrenos acidentados a monstros paranormais, tentará impedi-lo em sua jornada.
Hollow Knight: Silksong (PlayStation 4/5, Xbox One e Series X/S, Nintendo Switch, PC)
Com um lançamento surpresa que derrubou diversas lojas de jogos devido à enorme demanda, podemos afirmar que Silksong foi um dos jogos mais aguardados do ano. Felizmente, não decepcionou.

Você joga como Hornet, uma caçadora letal que embarca em uma ousada peregrinação pelo reino dos insetos em ruínas de Pharloom. Empunhando uma Agulha gigante, ela é uma lutadora habilidosa, capaz de se mover pela tela na velocidade da luz, desviando de armadilhas e apunhalando qualquer coisa que se mova com incrível precisão.
O mundo 2D de Pharloom é um verdadeiro labirinto de perigos, e este jogo já é famoso por sua jogabilidade desafiadora. Morrer repetidamente faz parte da experiência. Mas é incrivelmente divertido, repleto de atmosfera e refinamento, e uma aventura imperdível deste ano.
Hades II (PC, Mac e Nintendo Switch 1/2)
Apesar do lançamento em acesso antecipado em maio de 2024, a maioria dos jogadores (eu incluído) demonstrou extrema paciência ao aguardar o lançamento oficial de Hades 2. E 2025 provou que a espera valeu muito a pena.

Você joga como Melinoë, a Princesa do Submundo e irmã de Zagreus, o protagonista do primeiro jogo. Para não ser ofuscada pelo irmão, ela parte em uma jornada para derrotar o Titã do Tempo, Cronos, com a ajuda de um panteão de deuses olímpicos gigantescos.
Sequência do aclamado Hades , este jogo eleva ainda mais o gênero roguelike como nenhum outro, oferecendo jogabilidade extremamente dinâmica, uma trilha sonora fascinante, ambientes etéreos, tudo isso enraizado na deslumbrante mitologia grega. Este jogo prova que um raio pode, de fato, cair duas vezes no mesmo lugar.
Silent Hill f (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PC)
Só pelo nome, Silent Hill já consegue incutir medo até no coração dos jogadores mais corajosos. Pois bem, a icônica franquia de terror e sobrevivência está de volta, mais assustadora do que nunca, e pronta para assombrar seus sonhos.
Silent Hill f se passa em uma vila japonesa fictícia dos anos 1960, onde uma névoa misteriosa a transformou em um cenário infernal de pesadelo. Você joga como a estudante do ensino médio Shimizu Hinako, que precisa superar todos os tipos de horrores psicológicos para sobreviver.

O combate corpo a corpo intensifica a experiência de pesadelo, enquanto quebra-cabeças inteligentes te levam ainda mais fundo em seu cenário misterioso. Não se engane, este é um jogo que ataca todos os seus sentidos, brincando com sua sanidade mental muito depois dos créditos finais, tudo isso enquanto entrega uma narrativa emocionante.
Assassin’s Creed Shadows (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PC, Mac, Amazon Luna)
A franquia Assassin’s Creed oferece imensas possibilidades. Cada jogo leva os jogadores a uma jornada inédita pela história, recriando eras icônicas em meio a furtividade e combates viscerais.

Ambientado no Japão do século XVI, Shadows retrata um período de agitação civil e cultural em todo o país. Você joga como a ninja Naoe e o samurai negro Yasuke, dois guerreiros em lados opostos do espectro de combate, mas unidos pelo destino.
Ambos os personagens oferecem perspectivas e estilos de jogo únicos aos jogadores. Embora Ghost of Yotei ofereça, sem dúvida, uma experiência japonesa mais completa, Shadows proporciona opções suficientes e jogabilidade em mundo aberto para que você possa criar sua própria aventura épica de assassinos, repleta de sangue e violência.
2025 foi um ano excepcional para os jogos, com diversos títulos que ainda se destacam como ótimas aventuras, abrangendo todos os gêneros, interesses e consoles. Confira a seção de jogos da RTÉ Culture para ver ainda mais destaques e recomendações do ano.
Qual a sua opinião?