0

Hoje na Dica de HQ falarei sobre uma das minhas historias favoritas da Marvel! Que na minha humilde opinião é a melhor historia da Marvel nos últimos 20 anos e entraria fácil num Top 5 melhores HQs que eu já lí em minha vida!

Alias ( lê-se Alaias, mas eu acostumei a falar como se escreve então continuarei chamando de Alias) foi escrita por Brian Michael Bendis ( Demolidor, Novos Vingadores) e desenhada por Michael Gaydos ( Demolidor Redenção)  e nos apresenta a personagem Jessica Jones! Sim! A que agora está famosa pois ganhou série na Netflix porem em 2001 quando a HQ de estreia da detetive foi lançada acho que ninguém imaginava que ela faria tanto sucesso. Nem o próprio Bendis!

Resultado de imagem para alias marvel

Conta a lenda que Bendis queria usar como personagem principal da historia a personagem Jessica Drew, a Mulher-Aranha original, porem a Marvel disse que tinha outros planos para a personagem e Bendis se viu obrigado a criar a Jessica Jones! Sorte nossa!

Resultado de imagem para jessica drew
                                               Jessica Drew, a Mulher Aranha

Alias é uma das primeiras HQs da Marvel dentro do selo MAX, selo esse com historias recomendadas  para maiores de 18 anos pois continham sexo, violência explicito e palavrões.

Imagem relacionada

 

 

 

O que torna Alias tão especial? Vou explicar isso em tópicos:

 

RETCON

O termo retcon é utilizado quando inserimos uma informação numa historia como se aquela informação sempre tivesse existido! É um recurso muito usado em quadrinhos, mas na maioria das vezes é usado de maneira porca! Em Alias isso não acontece pois Bendis utiliza-o de maneira magistral inserindo Jessica no universo Marvel como se ela sempre tivesse feito parte dele pois ela tem uma amizade de longa data com Carol Danvers ( ex Miss Marvel, atual Capitã Marvel), conhece Luke Cage e até estudou na mesma escola do Peter Parker ( Homem-Aranha) e era fã do Tocha Humana . entendeu a jogada? Ela sempre esteve ali mas só agora osa holofotes são jogados sobre ela. A forma como Bendis reforça isso colocando referencias de historias antigas da Marvel em sua HQ é de uma habilidade impar e torna a historia brilhante!

Resultado de imagem para alias marvel

 

A FUGA DO MUNDO DOS COLANTES!

Logo no começo da historia descobrimos que Jessica Jones já tentou ser uma heroína, porem não teve muito exito o que a levou a fundar sua agencia de investigações para ficar longe do mundo dos super-heróis fantasiados! Mas Bendis adora torturar sua criação sempre colocando em seu caminho casos que são relacionados ao mundo dos heróis como um em que ela tem que investigar uma conspiração envolvendo o Capitão America e outro em que ela precisa descobrir o paradeiro do Rick Jones ( ex-parceiro do Hulk) que sumiu! As reações da Jessica e as piadas de humor negro sobre o mundo dos super-heróis são maravilhosas! é muito bom poder ver o lado nada glamouroso do universo Marvel!

Imagem relacionada

GENTE COMO A GENTE ( OU PIOR!)

Mas o grande atração em Alias é a sua protagonista: Jessica Jones é uma mulher boca-suja, amargurada, sem papas na língua e beberrona que não leva desaforo para casa! Numa época em que empoderamento feminino ainda não estava em alta, Jessica estava lá transando com quem ela quisesse e mandando quem a irritava se fo***. O roteiro de Bendis faz com que apesar de tudo nos afeiçoamos a Jessica e entendemos o que a levou a ser assim e que por baixo de toda essa pose de fodona ela é uma boa pessoa que só quer ser feliz na vida. Ela é gente como a gente!

Imagem relacionada

 

MICHAEL GAYDOS

Já que exaltamos tanto o roteiro de Bendis, é hora de falar da arte de Michael Gaydos: primeiramente suas capas são belíssimas! Todas dariam ótimos quadros para se pendurar na parede da sala! E a arte interna da HQ apesar de simples combina com o clima sombrio e depressivo da historia.

Resultado de imagem para alias marvel

Uma historia em especial que Gaydos não brinca em serviço é a que mostra como Jessica ganhou seus poderes: Gaydos muda seu estilo de arte e desenha a historia como se fosse uma historia dos anos 60 desenhada por Jack Kirby e Steve Ditko! A semelhança dos traços é assustadora! Uma bela homenagem aos primórdios do universo Marvel!

Alias foi publicada aqui no Brasil nas edições 1 a 22 dentro do mix da revista Marvel Max  e o ultimo arco foi publicado na revista Marvel Max Especial lançada em 2005. Em 2010 foi lançado um encadernado contendo as 10 primeiras edições da série porem na época  não lançou o restante, mas agora a Panini percebendo que Alias era uma das revistas mais pedidas para republicação e que a personagem Jessica Jones está em alta e dá para eles faturarem uma boa grana com isso eles relançaram esse encadernado de 2010 e prometeram que desta vez lançarão o restante! Será que desta vez vai mesmo? Esperamos que sim!

Resultado de imagem para alias encadernado

Se você gostou da personagem Jessica Jones na série da Netflix, gosta de historia que fujam do padrão ” Herói derrota vilão” ,ótimos diálogos e momentos inacreditáveis, Alias é a HQ perfeita para você! Leia que você se divertirá muito!

Imagem relacionada

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado da Dica de HQ de hoje!

Até a próxima!!!


O que você acha sobre esse assunto?

0
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!
Choose A Format
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals