Esports ganham destaque com suas próprias Olimpíadas
Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começam na sexta-feira, 26 de julho, uma grande notícia chega para os fãs de esports. Sempre que uma nova edição dos Jogos Olímpicos se aproxima, surge a discussão sobre quais esportes deveriam se tornar olímpicos – como é frequentemente o caso do futsal e, a partir dos Jogos Olímpicos de 2022, os jogos eletrônicos.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou algo ainda mais promissor do que a inclusão dos jogos eletrônicos nas Olimpíadas: os Esports terão suas próprias Olimpíadas, que serão sediadas no próximo ano na Arábia Saudita.
Esports ganham destaque com suas próprias Olimpíadas
Em 2023, foi realizada a primeira Semana Olímpica de Jogos Eletrônicos, conhecida como Olympic Esports Week, marcando um passo significativo no apoio ao desenvolvimento dos torneios de jogos eletrônicos dentro do ambiente olímpico. Devido ao sucesso deste evento, várias organizações entraram em contato com o presidente do COI para impulsionar a criação dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos.
Respondendo a essas solicitações, David Lappartient, membro do COI, liderou o desenvolvimento de um projeto que atende aos interesses da comunidade de jogos eletrônicos, respeitando todos os valores olímpicos.
Com o país sede já confirmado, o comitê agora iniciará os trabalhos para escolher as cidades sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos, assim como definir o calendário do evento e as formas de qualificação. As federações internacionais já envolvidas em versões eletrônicas serão as primeiras parceiras a serem consultadas pelo COI.
Qual a sua opinião?