
Dica de HQ – Thor: Vikings
Como estamos na semana de estréia do novo filme do Thor, revolvi indicar uma HQ do personagem, mas como eu gosto de ser diferentão não falarei de clássicos absolutos como a saga de Surtur, a historia em que o Thor vira um sapo ou da fase escrita pelo Jason Aaron: em vez disso falarei de uma minissérie não tão conhecida do personagem mas que é muito interessante.
Thor: Vikings é uma minissérie em 5 edições escrita por Garth Ennis e desenhada por Glenn Fabry ( os dois também trabalharam juntos em Preacher) para o selo Max da Marvel. Esse selo era destinado a historias para maiores de 18 anos então as historias poderiam ter palavrões, sexo e violência explicita. Um dos maiores frutos desse selo foi Alias, a HQ de estreia da personagem Jessica Jones que recentemente ganhou uma série na Netflix, mas isso é papo para outra hora.
Voltando a Thor: vikings nessa historia voltamos ao ano 1000 d.C em vemos um grupo de vikings liderados por Harald Jaekelsson que vagavam de vila em vila saqueando, matando os homens e estuprando as mulheres. Em uma das vilas que eles invadem um ancião usa uma runa e seu próprio sangue para jogar uma maldição na tripulação de vikings proferindo os seguintes dizeres ” ainda que naveguem por 1000 anos jamais chegarão ao seu destino”.
Então os vikings seguem sua e realmente a maldição cai sobre eles que ficam por 1000 anos navegando e por fim chegam ao seu destino na Nova York dos dias atuais! Ainda que seus corpos já estejam como o de mortos -vivos pois a maldição de impede de morrer, os vikings chegam com sangue nos olhos matando a todos que cruzarem seu caminho. Thor chega para impedir a matança e luta no mano a mano com Jaekelsson ,mas toma uma das mais memoráveis surras da historias das HQs! Nem mesmo o Hulk bateu tanto no herói asgardiano!
Então, o Doutor Estranho chega para ajudar o Thor e explica que a unica forma de vencer o exercito de vikings mortos-vivos é com o sangue dos descendentes do ancião que fez a maldição afinal foi com o seu sangue que a mesma foi selada! Thor e Estranho reúnem 3 descendentes do ancião de vários momentos do tempo ( sendo um deles um soldado do exercito de Hitler! ) para enfrentar Jaekelsson e seu bando.
Como a historia é escrita e desenhada pela mesma dupla de Preacher e faz parte de um selo de historias adultas é de esperar muito sangue, violência e piadas de humor negro! O roteiro de Ennis é ágil,não enrola o leitor fazendo a historia andar num ritmo e nos presenteia com talvez a melhor encarnação do Doutor Estranho que nesta historia é bem um alivio cômico bem interessante soltando comentário pertinentes nos momentos certos. A arte de Glenn Fabry é muito bonita, com detalhes que enaltecem o gore da historia e nos fazendo ter várias sensações como nojo, raiva e alegria.
Thor: Vikings foi publicado no Brasil nas revistas Marvel Max nº 14 a 18. A historia nunca saiu por aqui em forma de encadernado e infelizmente acho que nunca sairá, mas é uma leitura que vale muito a pena por ser uma aventura completa que não se prende a cronologia, mostrar o Thor em sua essência como um guerreiro honrado que sempre busca fazer o bem , um Doutor Estranho bonachão e uma equipe nada funcional reunida para lutar contra o mal numa aventura simples,divertida e por que não épica!
Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado da dica de quadrinhos de hoje! Até a próxima!