Os tempos não tem sido fáceis para muitas empresas, entretanto o setor de games sempre se supera e mostra seu poderio em meio a um “vale de ossos secos”. A Microsoft , detentora dos consoles Xbox (Series S|X) e tantos outros hardwares e softwares, publicou um relatório financeiro para o último terceiro trimestre fiscal, de janeiro a março. Resumindo, a própria empresa está indo muito bem, mas o setor de videogames caiu muito seriamente.
Dados importantes do relatório:
- Receita do trimestre – US$ 52,9 bilhões Isso é 7% maior do que no trimestre do ano passado
- Lucro líquido – US$ 18,3 bilhões Isso é 9% maior que no ano passado
- US$ 22,1 bilhões foram gerados pela divisão de tecnologias de nuvem
- O tráfego do Bing cresceu 16% após o anúncio da introdução da IA
- A divisão de videogames caiu 4% ano a ano, mas ainda é o segundo melhor terceiro trimestre da história da empresa.
- Vendas do console Xbox caem 30% devido à escassez do Xbox Series X
- Serviços e conteúdo de videogame renderam 3% a mais que no ano passado
Após o relatório, as ações da Microsoft dispararam 5%. Os investidores estão muito satisfeitos com o desempenho da empresa. Eles observam que o crescimento está ligado justamente à IA e ao sucesso da empresa nesse sentido, principalmente os investimentos em OpenAI. Entretanto, a própria empresa olha com preocupação a queda em vendas dos consoles Xbox Series e de alguma forma buscará remediar tal situação.
O Xbox Series X e Series S são consoles domésticos ou de mesa desenvolvidos pela Microsoft. É a quarta geração da família de consoles Xbox e o Series foi anunciada pela primeira vez durante a E3 2019 como Project Scarlett. Ambos os consoles foram lançados em 10 de novembro de 2020. Ambos os consoles sucedem a linha Xbox One, substituindo o carro-chefe do Xbox One X e os modelos de baixo custo do Xbox One S, respectivamente. A Microsoft está priorizando o desempenho do hardware, incluindo suporte para resoluções de tela mais altas e taxas de quadros, ray tracing em tempo real e uso de unidade de estado sólido de alta velocidade para reduzir o tempo de carregamento.
Mais Sobre Xbox Series
O Xbox Series X é alimentado por uma CPU AMD Zen 2 customizada de 7 nm com oito núcleos rodando a 3,8 GHz nominal ou quando é usado em multithreading simultâneo (SMT), a 3,6 GHz. Um núcleo da CPU é dedicado ao sistema operacional subjacente. A unidade de processamento gráfico também é uma unidade baseada na arquitetura gráfica RDNA 2 da AMD. Ele tem um total de 56 unidades computacionais (CUs) com 3584 núcleos, com 52 CUs e 3328 núcleos ativados e estará rodando a uma velocidade fixa de 1.825 GHz. Esta unidade é capaz de 12.155 teraflops de potência computacional.[9] A unidade é fornecida com 16 GB de SDRAM GDDR6, com 10 GB rodando a 560 GB/s para ser usado principalmente com o sistema gráfico e os outros 6 GB a 336 GB/s para as outras funções de computação. Após contabilizar o software de sistema, aproximadamente 13,5 GB de memória estarão disponíveis para jogos e outros aplicativos, com o software de sistema apenas usando recursos do pool mais lento.
O Xbox Series S é comparável no hardware básico ao Xbox Series X, semelhante a como o Xbox One S funciona com o Xbox One X, mas carece de algum poder de processamento bruto. Embora execute a mesma CPU com frequências de clock um pouco mais lentas, ele usa uma GPU mais lenta, um RNDA2 com 20 CUs a 1,55 GHz para 4 TFLOPS, em comparação com 12 TFLOPS do Series X. Ele vem com 10 GB de RAM e 512 GB de armazenamento SSD com uma taxa de transferência de entrada/saída bruta de 2,4 GB/s e não inclui nenhuma unidade de disco óptico, exigindo que o usuário obtenha todo o software via distribuição digital.
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