Run'N Gun, Ação sem Limites
Run'N Gun
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Run’N Gun, Ação sem Limites

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Run’N Gun, Ação sem Limites

Olá Nerds…

O universo dos consoles é muito generoso conosco, amantes de jogos, quando se trata em variedades de estilos de games. Cada jogador tem seu estilo favorito, algo que marcou sua jornada gamer.

Nos tempos modernos, os jogos tendem a facilitar ao máximo (em sua maioria) a jogatina, para que a empresa não venha a perder público por conta da dificuldade dos jogos; coisa que de maneira alguma acontecia em eras passadas, já que de modo proposital, algumas produtoras aprimoravam a dificuldade de seus games buscando desafiar a habilidade de seus consumidores. Alguns estilos ficaram marcados por sua dificuldade nativa empregada a cada título, e os Run’N Gun, tem uma posição especial neste tema.

Do que se trata?

Especificamente, este é um sub gênero de jogos de ação, porém, seu crescimento e sua fama ficou tão grande que os Run’N Gun, ou Shooters, são considerados por muitos como um estilo independente.

De modo sucinto, este estilo nos oferece um enorme desafio em um ambiente bidimensional, onde devemos desviar de tiros e de inimigos, atirar em tudo e em todos e chegar ao fim da fase, não há segredos ou poesias, a técnica é bem simples, porém, para que nada ficasse monótono, a boa parte dos títulos que seguem estes “requisitos mínimos”, possui uma dificuldade absurda, isso para que o game não pareça uma jogo de plataforma temático, mas sim para ressaltar, que este estilo não é para qualquer um.

Clássicos fora do holofotes

Em diversas épocas, o gênero em pauta fez muitos fãs, porém, na era 8 e 16 Bits, tivemos muitos títulos, todavia, além dos grandes clássicos, existem outros games pouco conhecidos que merecem muito respeito:

Guerrilla War


Em 1989, a SNK lançou para o Nintendo Entertainment System, o popularíssimo Nintendinho, o game Guerrilla War, que retratava a história da revolução de Cuba. No jogo, o jogador obviamente comandava Che Guevara e Fidel Castro, os “guerrilheiros” e principais líderes do movimento.

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Nós gamers, estamos no comando de um personagem armado, neste caso, Che ou Fidel, devemos simplesmente atirar em todos os inimigos que aparecerem, até chegar ao fim da fase, onde enfrentaremos o chefe, para então passar à fase seguinte.

Jackal


Lançado pela Konami em 1986 e 1988 no Japão e na América do Norte para FAMICOM, o esquadrão Jackal, uma equipe composta de quatro homens do Coronel DeckerTenente BobSargento Quint e Cabo Grey, é enviado para resgatar soldados mantidos como reféns pelo inimigo. Um ou dois jogadores controlam as equipes em um jipe ​​armada, que deve se aventurar por várias fortalezas inimigas para resgatar companheiros presos pelo inimigo. Em cada um dos seis níveis, o objetivo é resgatar prisioneiros de guerra de vários edifícios e, em seguida, transferi-los para helicópteros Dust-Off  locais.

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Smash TV


Smash TV é um game Arcade de 1990 criado por Eugene Jarvis e Mark Turmell para a Williams, no Nintendinho. Ele gira em torno de um game show futurista e violento no qual os jogadores se movem através de uma série de salas colecionando prêmios e eliminando ondas de inimigos usando armas e habilidades de power-up.

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Twinkle Tale


Twinkle Tale foi lançado exclusivamente no Japão para o Mega Drive, foi desenvolvido por um desenvolvedor desconhecido chamado Wonder Amusement Studio.

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Os inimigos em si são uma mistura de vários monstros de fantasia genéricos e as fases variam de castelos a passarelas de pedra no céu ou simples campos gramados.

Destaque atual

Um Run’N Gun que vem ganhando o público e se destacando ano após ano apesar de não ser novo, é o mítico CupHead, este, foi lançado em 27 de Setembro de 2017 para Xbox One e PC, feito pelos irmãos canadenses Chad e Jared Moldenhauer com o nome de Studio MDHR, desenhado no estilo dos desenhos animados da década de 1930.

Nas ilhas fictícias Inkwell, Cuphead e seu irmão Mugman são dois garotos amantes da diversão que vivem sob o olhar atento de seu avô Elder Kettle. Contra os avisos do ancião, os irmãos entram no Cassino do Diabo e começam a jogar dados. Quando eles vão em uma série de vitórias, o próprio diabo se oferece para aumentar as apostas. Se Cuphead e Mugman puderem ganhar mais uma rodada, eles receberão todo o dinheiro no cassino; se não, o diabo levará suas almas. Cuphead perde no jogo de dados, ele e Mugman imploram por misericórdia.

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Ponto Final

Sabemos que os Run’N Gun são uma fábrica de grandes games e muitos deles Indies, ao longo da história inúmeros “Beste Sellers” foram lançados e fizeram a alegria de muitos. Clássicos como Contra e Metal Slug nunca serão apagados da memoria dos gamers e graças aos games Indies, muitos outros ainda estão surgindo e acalentando a alma dos saudosistas de plantão, porém..

Será que na 9ª geração de consoles teremos jogos tão bons quanto os citados a cima, ou será que a facilidade dos games será aumentada para que o público “nutella” continue a crescer?” – Maurício Savioli –

 

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