Entrevista: Rafael Calça
Como noticiamos na Dica de HQ de ontem: em abril teremos o lançamento de Jeremias-Pele, nova edição da coleção Graphic MSP em que artista brasileiros escrevem e desenham historias aos seus estilos com os personagens criados por Mauricio de Souza.
Quem escreveu o roteiro de Pele foi Rafael Calça, roteirista e ilustrador nascido em São Paulo que entre seus trabalhos participou das coletâneas Front e Tecnorama Quebra-Queixo Vol.3, além de publicar sua primeira HQ solo, Dueto em 2013.
Rafael gentilmente falou com nossa equipe. Confiram a entrevista:
Galáxia Nerd: Primeiramente, muito obrigado por aceitar o nosso convite para a entrevista! Pra começar, conta pra gente como surgiu o convite para participar do Graphic MSP? Como foi a emoção de ser convidado a fazer parte desse projeto que já nos trouxe tantas releituras incríveis dos personagens criados pelo Mauricio de Souza?
Rafael Calça: O editor Sidney Gusman convidou o Jefferson e eu em 2016, já com a missão de abordar o tema do racismo. Foi eletrizante, as pessoas amam o universo criado pelo Mauricio, por isso sabíamos a responsabilidade. Mas foi uma honra.
Galáxia Nerd: E de quem foi a ideia de fazer uma graphic do Jeremias? Por que ele? O que te atrai no personagem?
Rafael Calça: Como todas as Graphics, o Sidney pensa nos personagens que podem render boas histórias. O Jeremias foi pouco explorado dos quadrinhos, por isso foi uma ideia excelente. Para nós dar essa importância para ele era fundamental.
Galáxia Nerd: Em Jeremias-Pele vocês falarão sobre o racismo. O que o motivou de falar de um tema importante como esse?
Rafael Calça: Ser um leitor de HQ’s e hoje um quadrinista negro é conviver desde sempre com pouca identificação nesse quesito. Logo, criar algo com essa abordagem era necessário e natural.
Galáxia Nerd: Você acha que tivemos alguma evolução na questão da diversidade de 10 anos para cá?
Rafael Calça: Com certeza, mas ainda precisa e irá melhorar.
Galáxia Nerd: Na sua visão, qual a importância de um filme como Pantera Negra que tem um protagonista e o elenco de 90 % de atores negros já estar entre uma das maiores bilheterias de todos os tempos no cinema? É uma vitória para a diversidade?
Rafael Calça: É uma vitória sim, claro, e o resultado de uma mobilização do público. De sempre ressaltar como faz falta mais personagens interessantes não só negros, mas também mulheres e LGBT.
Galáxia Nerd: E você lê quadrinhos atualmente? Como você vê a questão dos personagens negros na HQs,? Acha que eles estão ganhando finalmente o espaço merecido e sendo representados da forma correta?
Rafael Calça: Leio sim, e nas grandes editoras, com os super-heróis, uma nova leva de personagens estão com maior espaço, e recebendo o carinho que merecem.
Galáxia Nerd: Se fosse fazer outra Graphic com um personagem do Mauricio de Souza, quem seria e sobre o que seria a historia?
Rafael Calça: Ah, eu não sei… Gosto de mutos personagens. E curto demais o que já saiu.
Galáxia Nerd: Você sonha um dia em trabalhar na Marvel ou na DC? Se tivesse a oportunidade gostaria de trabalhar com qual personagem de cada uma delas?
Rafael Calça: Não é um sonho, mas cresci lendo Marvel e DC… Adoro o Homem-Aranha, tanto o Peter Parker (claro) quanto o Miles Morales. E na DC sinto falta do Super Choque, então seriam esses.
Galáxia Nerd: Rafael, mais uma vez obrigado pela entrevista! E para finalizar fale para nossos leitores o que esperar de Jeremias-Pele que promete ser uma HQ emblemática dentro da coleção Graphic MSP.
Rafael Calça: Eu que agradeço! Espero que todos gostem, é uma HQ para todos. Tanto para quem, como eu e o Jefferson Costa, passou por aquelas situações, quanto para abrir mais o olhar de quem acaba não vendo o mundo de forma completa.
Jeremias-Pele com roteiro de Rafael Calça e arte de Jefferson Costa será lançado em abril nas versões capa cartonada e capa dura nas bancas e livrarias especializadas!
Qual a sua opinião?