Graças ao cross-play, os usuários podem jogar multiplayer online juntos, independente da plataforma. Atualmente, os jogadores no PC podem jogar com usuários do PS4 e do Xbox One (não simultaneamente) e os usuários do Xbox One e PC poderão jogar com usuários do Nintendo Switch quando Rocket League chegar ao novo console da Nintendo ainda esse ano. A Sony não tem problemas em permitir que os usuários do PS4 interajam com os usuários do PC, mas é contra a conectividade com usuários do Xbox e do Nintendo Switch. Enquanto isso, a Nintendo e Microsoft foram extremamente receptivas à ideia quando o estúdio Psyonix os procurou.
Jeremy Dunham, da Psyonix, falou abertamente sobre o assunto em uma entrevista com o site Engadget. Ele disse o seguinte sobre a falta de cooperação da Sony:
Têm havido leves variações na maneira como eles apresentam o problema deles para nós, mas essencialmente é sempre a mesma resposta – É ‘Nesse momento não’ ou ‘É algo que vamos considerar.’ Estou parafraseando, mas não houve esforço algum (da parte deles).
Ele comparou a atitude da Sony com a da Microsoft:
Eu acho que foi apenas um mês após nosso lançamento, talvez menos, que a Microsoft disse, ‘Ok, nós vamos seguir em frente e fazer isso. Vocês serão os primeiros [a ter cross-network play].’
A Um executivo da Nintendo falou recentemente sobre o cross-play durante uma entrevista, onde ele declarou que a gigante japonesa está tentando “ser mais flexível como companhia.” Como resultado, a Nintendo está ok com a ideia de ver os usuários do Switch jogando online com os usuários do PC e do Xbox One, e não apenas Rocket League, mas também Minecraft.
Voltando ao estúdio Psyonix, Dunham também mencionou o ponto de como o cross-play online beneficia diferentes pessoas em termos de qual versão eles podem pagar. Ele deu um exemplo de uma família sendo capaz de pagar US$300 por um Nintendo Switch, enquanto outra família pode pagar US$500 no Xbox One X. Apesar da diferença de hardware, ambas as famílias podem jogar juntas online. De acordo com Dunham:
Isso significa muito para aquela família. Imagine para quantos amigos e famílias isso significaria muito!
Dunham, então, falou novamente sobre a falta de cooperação da Sony:
Eu não vejo como uma perda competitiva permitir cross-network play. Eu vejo como desvantagem não tê-la! Especialmente se você é a única companhia a não participar.
É difícil discordar dele. Um jogo como Rocket League, com uma base de usuários tão grande, irá continuar a prosperar por um longo tempo quando todas as comunidades diferentes puderem jogar unidas. A Valve, a Microsoft e a Nintendo irão se beneficiar com isso, enquanto a Sony está em cima do muro. À medida que Rocket League continua a crescer, há uma chance de que a Sony mude de ideia e se junte às demais companhias.
Qual a sua opinião?