Bebê Rena: uma história de sobrevivência
Bebê Rena: uma história de sobrevivência 1
Filmes e Séries

Bebê Rena: uma história de sobrevivência

Compartilhar
Bebê Rena: uma história de sobrevivência 2

A série “Bebê Rena” (Baby Reindeer), que recentemente estreou na Netflix, conta a história real de perseguição e stalking vivida pelo próprio ator que interpreta o protagonista, Richard Gadd.

Em 2015, um imigrante escocês chamado Richard Gadd, aspirante a comediante que dividia sua rotina entre seu hobbie, e seu trabalho como bartender em Londres, ofereceu um chá por conta da casa a uma mulher desconhecida, sem imaginar que pelos próximos quatro anos, se envolveria em uma história digna de terror.

Essa mulher se revelou uma perseguidora obsessiva. Conforme o artista, ele recebeu 41.071 e-mails, 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook e 106 páginas de cartas.

Ela aparecia regularmente no trabalho de Gadd, e até mesmo frequentava seus shows de comédia, apelidando-o de “Bebê Rena“, por conta de um urso de pelúcia que teve em sua infância. Gadd chegou a denunciar a perseguição à polícia, mas inicialmente não foi levado a sério. A situação piorou com o tempo, levando-o a se sentir invadido e ameaçado.

Na série “Bebê Rena“, baseada em seu show teatral de 2016, Gadd retrata essa experiência, refazendo a mulher como o personagem Martha Scott, com o cuidado de mostrar sua vulnerabilidade, em vez de simplesmente vilanizá-la.

A série segue a trajetória de Donny Dunn, interpretado por Gadd, e de Martha, a stalker, interpretada por Jessica Gunning. Com sete episódios, a minissérie mistura comédia, suspense e drama para oferecer uma visão autêntica e multifacetada da perseguição obsessiva. Gadd busca humanizar tanto o perseguidor quanto a vítima, desafiando os estereótipos comuns e oferecendo uma narrativa rica e complexa sobre os perigos e as consequências da obsessão.

Stalking, na televisão, tende a ser muito sexualizado. Tem um ar místico. É alguém em um beco escuro. É alguém que é muito sexy, muito normal, mas depois fica estranho aos poucos. Mas a perseguição é uma doença mental. Eu realmente queria mostrar as camadas disso de uma forma humana que eu nunca tinha visto em uma produção”

explicou Gadd para o portal Tudum, da própria Netflix.

A pessoa por trás da stalker

Gadd afirmou repetidamente que tentou ocultar a identidade da verdadeira Martha, alterando vários aspectos da personagem para evitar sua identificação. Ainda sim, fãs e internautas identificaram padrões nos tweets e postagens no Facebook, levantando a teoria de que Marta era a representação de Fiona Harvey, advogada escocesa.

A mesma se posicionou em entrevista ao Record, admitindo ser mesmo a inspiração por trás da personagem Martha, e diz que está considerando tomar medidas legais contra o programa. Fiona, nega algum dia ter sido presa, e pretende expor tudo o que ela passou desde que sua identidade se tornou pública após o sucesso do programa da Netflix.

Bebê Rena: uma história de sobrevivência 3

Minha vida foi virada de cabeça por causa dessa “história verdadeira”.

Fiona Harvey, em entrevista exclusiva ao Record.

Alerta de spoiler (Episódio 06)

No show, a personagem Donny Dunn passa por situações inspiradas nos traumas reais de Richard Gadd. Durante o episódio 06, Donny lida com sentimentos de confusão e vergonha. Enquanto é perseguido pela stalker Martha, Donny é assombrado pelas consequências psicológicas da agressão sexual que sofreu anos antes.

Quando a personagem alcança a final de um show de comédia, sua apresentação não recebe uma boa recepção. Então, ele acaba desabafando e entrega um monólogo emocionante sobre suas confissões e experiências, incluindo a revelação de seu relacionamento com uma mulher trans chamada Teri, algo que ele havia mantido em segredo até então.

Eu era tão ingênuo em pensar que isso era algo especial, que quando um escritor te arrebata e diz, ‘Ei, você tem talento, vamos te tornar famoso’, você acredita em cada palavra que ele diz, porque são as palavras que você queria ouvir por toda a sua vida, não é? ‘Eu acredito em você, o tanto quanto você acredita em si mesmo.’ Então, quando esse escritor diz que só trabalha com pessoas selvagens e me ‘estimula’ a enfrentar meus medos, bom, não demora muito para eu estar na casa dele, consumindo uma tonelada de drogas todo fim de semana, e não é mágico ser manipulado?

Donny Dunn, personagem de Richard Gadd em Baby Reindeer durante sua cena de colapso no palco.

Após esse vídeo, Donny Dunn estoura na internet, recebendo o prestígio que sempre sonhou. Apesar do comediante não ter tido um real “breakdown” em público na vida real, ele foi igualmente aberto em relação a seus traumas e medos em palco. Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=XwezEmsp8uY&ab_channel=BreadHeadTv

Compartilhar
Escrito por
Isabelle Gomes -

Meu nome é Isa (ela/ele). Pessoa não binária, bissexual e paulistano formado em Marketing. Artista por escolha, designer e redator por acidente, sou apaixonado por animes, psicologia, filosofia, estudos comportamentais, League of Legends e sou dona de uma gatinha preta chamada Luna.

Qual a sua opinião?

Aulas de Música por Assinatura

Você pode gostar também
Dan da Dan tem nova temporada confirmada e chega antes do que você imagina
AnimesMangáNerd Otaku

Dan da Dan tem nova temporada confirmada e chega antes do que você imagina

Após o fim da primeira temporada nessa última quinta-feira, dia 19 de...

Novo filme dos Caça-Fantasmas está em desenvolvimento na Netflix 8
Filmes e Séries

Novo filme dos Caça-Fantasmas está em desenvolvimento na Netflix

Novo Filme dos Ghosbusters na Netflix - Um novo filme animado dos...

Filme cinco estrelas sobre amadurecimento disponível na Netflix 9
Filmes e Séries

Filme cinco estrelas sobre amadurecimento disponível na Netflix

Dica de Filme Cult Netflix - Um Filme muito aclamado ano passado...

Astérix e Obélix ganha trailer de animação na Netflix 10
Filmes e Séries

Astérix e Obélix ganha trailer de animação na Netflix

Trailer Asterix e Obelix Netflix - Com previsão de chegada em 2025,...