Filmes e Séries

Tela Brasil: plataforma de streaming pública chega em 2026

Tela Brasil: plataforma de streaming pública chega em 2026
Compartilhar

Tela Brasil: Plataforma de Streaming Pública Chega em 2026

A Tela Brasil é uma iniciativa pública que oferecerá gratuitamente milhares de produções audiovisuais brasileiras. Nas redes sociais, o público já especula quais títulos farão parte do catálogo e quando a plataforma estará disponível. Saiba mais da Tela Brasil, a nova plataforma de streaming pública que chega em 2026.

Tela Brasil: plataforma de streaming pública chega em 2026
João Miguel em Estômago, 2008

Nos últimos anos, o Brasil tem celebrado o cinema nacional, com filmes e atores sendo premiados e conquistando cada vez mais notoriedade internacional. Na última semana, os fãs do audiovisual brasileiro receberam mais uma boa notícia e, sem dúvidas, um incentivo ao setor: a chegada da Tela Brasil.

O que é a Tela Brasil?

Concebida pela Secretaria do Audiovisual (SAV) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Plataforma Tela Brasil é uma iniciativa pública que oferecerá gratuitamente à população conteúdos audiovisuais brasileiros, incluindo curtas, médias e longas-metragens, além de obras seriadas. (Via Gov.br)

Como acessar a Plataforma?

A assinatura da Plataforma Tela Brasil será gratuita, e o cadastro estará vinculado ao gov.br.

Tela Brasil: plataforma de streaming pública chega em 2026
Wagner Moura em Agente Secreto, 2025

Qual a importância de um streaming gratuito?

O serviço de streaming gratuito é essencial para ampliar a distribuição das produções nacionais, além de atender às escolas de educação básica, funcionando como uma das principais ferramentas para o cumprimento da Lei nº 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais no ambiente escolar.

Tela Brasil: plataforma de streaming pública chega em 2026
Fernanda Torres no Golden Globes, 2025

A Plataforma também se propõe a ser um espaço digital voltado à promoção, articulação e organização de dados sobre o setor audiovisual, com o objetivo de valorizar o audiovisual brasileiro por meio da democratização da informação, do acesso à história institucional e da equidade no acesso à cultura. (Via Gov.br)

Quando estará disponível?

A plataforma ainda não foi lançada. Segundo nota do Ministério da Cultura (MinC), a plataforma e seus aplicativos (nas versões Android e iOS) encontram-se em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026.

Com o lançamento previsto, aguardamos os próximos anúncios oficiais sobre a plataforma.

Compartilhar

Qual a sua opinião?