Na semana passada falamos sobre Alias, a revista de estreia da Jessica Jones e hoje falaremos de O Pulso ( The Pulse, no original), a segunda série solo da detetive nos quadrinhos.
O Pulso começa exatamente onde Alias terminou: Com Jessica grávida de Luke Cage e morando com o herói. A revista não faz mais parte do selo Max, então não temos mais palavrões em excesso, cenas de sexo e piadas de humor negro, mas Bendis que continua escrevendo as aventuras de sua criação se esforça para manter o mesma personalidade marrenta de Jessica.
Como a série é curta( possui apenas 14 edições) vou falar de cada um dos arcos que a constituem em separado:
Thin Air / Ar Rarefeito
O primeiro arco da revista dura 5 edições e mostra Jessica aceitando trabalhar no Clarim Diário assumindo uma coluna sobre super-heróis ao lado de Ben Urich. Ela se envolve na investigação do assassinato de uma repórter e temos participações do Homem-Aranha e Norman Osborn.
Esse arco explora bem a mudança de comportamento da Jessica agora que ela está esperando um filho mostrando sua preocupação em ter um emprego fixo com carteira assinada e plano de saúde.
Os desenhos ficam por conta de Mark Bagley ( Homem-Aranha Ultimate) que é totalmente o oposto de Michael Gaydos ( desenhista de Alias): sua arte é mais colorida e espalhafatosa combinando com essa nova fase da vida da Jessica em que ela “sai das sombras” e passa a realmente fazer parte do universo Marvel.
Esse arco foi publicado aqui no Brasil no mix da revista do Homem-Aranha do número 44 ao 46 lançadas em 2005.
Secret War / Guerra Secreta
Esse arco que dura 4 edições é um tie-in da saga Guerra Secreta escrita pelo próprio Bendis. A historia começa com o atentado que deixa Luke em coma e Jessica ferida e nossa heroína entra em desespero ao pensar que tinha perdido seu bebê e com o desaparecimento de seu namorado do hospital.
Com um clima mais sério do que o arco anterior, esse tem desenhos de Brent Eric Anderson e Michael Lark quer possuem um estilo mais sombrio que combina com o clima da historia.
Esse arco foi publicado na integra em Marvel apresenta 20 lançado em 2005
House of M / Dinastia M
Na verdade, isso não é nem um arco, é uma historia de uma edição só ligada a saga Dinastia M e é focada na repórter Kat Farrell.
A historia depende demais de conhecimento prévia dos acontecimentos da saga principal, não se sustentando sozinha e não acrescentando nenhuma informação importante nem em O Pulso, nem em Dinastia M. Desnecessária! Pode pular sem medo!
Foi publicada aqui no Brasil no mix da revista do Homem-Aranha na edição 59.
Fear / Medo
Possivelmente o melhor arco de O Pulso! Nele temos a volta da equipe criativa original completa de Alias à Jessica Jones: Bendis escreve, Michael Gaydos desenha e Matt Hollingsworth colore.
Na historia que é focada nos ótimos diálogos que só Bendis sabe produzir vemos Jessica cheia de questionamentos sobre sua vindoura filha ( sim, é uma menina!): será que ela nascerá mutante? Como será a vida dela sendo filha de dois super-heróis? Quem tem filhos se identificará com as neuras de Jessica.
Um momento especial da historia é quando Jessica entra em trabalho de parto e isso possibilita a Bendis brincar com a situação de ” Como uma super-heroína tem filhos?”.
Pra quem acompanhou Jessica desde o começo, vê-la com a filha nos braços é um momento emocionante!
Esse é o arco que mais se aproxima da perfeição de Alias. Dá para matar as saudades!
Foi publicado aqui no Brasil no mix da revista do Homem-Aranha do número 60 ao 62.
Finale / Final
No ultimo numero de O Pulso, Bendis, Gaydos e Hollingsworth nos presenteiam com um one-shot que revela, em flashback contado pela própria Jessica à sua filha ainda sem nome como ela e Luke Cage se conheceram.
É uma historia simpática e até fofa ( quem diria!) que encerra com chave de ouro O Pulso.
Foi publicada aqui no Brasil no mix da revista do Homem-Aranha no número 63.
O Pulso não tem a grandiosidade de Alias, mas é uma tentativa divertida da Marvel de inserir Jessica realmente no centro de seu universo. Se os arcos iniciais são meio bobos, o arco “Medo” e a edição final valem muito a pena e emocionam de verdade.
Essa série nunca foi lançada aqui no Brasil na integra em encadernados. O mais perto que temos disso é que primeiro arco ( Ar Rarefeito) foi lançado completo na edição 64 da coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel ( capa vermelha).
Bem que a Panini aproveitando o hype da segunda temporada da série da Jessica Jones poderia lançar O Pulso completo em um encadernado! São apenas 14 edições e se quiser pode tirar a edição relacionada a Dinastia M! Eu nem ligo! Hahaha!
Sonhar não custa nada, né?
Então é isso, galera! Espero que tenham gostado da Dica de HQ de hoje!
Até mais!
Qual a sua opinião?