Assim como Salt and Sanctuary, grandes títulos de qualidade estão escondidos em meio ao promissor mercado de jogos independentes, games que trazem qualidades e estilos quase únicos e que abrem um novo leque de opções para os players.
Salt and Sanctuary é um jogo de ação e RPG em 2D desenvolvido e publicado pela Ska Studios. A obra foi lançada em 15 de março de 2016 para o PlayStation 4, com lançamentos posteriores para Windows, macOS, Linux, PlayStation Vita, Xbox One e Nintendo Switch. O game é fortemente inspirado pela série Dark Souls da FromSoftware, trazendo uma atmosfera sombria, um combate desafiador e uma progressão não linear.
Enredo
O game começa com o protagonista escondido em um navio que também transporta uma princesa de um país desconhecido que deve se casar com o rei de um país oposto para evitar uma guerra. No entanto, um grupo de saqueadores ataca o navio, matando sua tripulação.
Se o jogador conseguir derrotar todos os saqueadores e escapar para o convés, ele será atacado por um gigante “Kraekan” (uma corrupção de kraken) do mar que se parece com Cthulhu. Independentemente de conseguir ou não derrotar os saqueadores e o poderoso kraeken, o navio é destruído, enviando-os à deriva para a costa de uma ilha misteriosa. Lá, o player encontra um velho estranho que lhe dá um ícone de um dos três credos que o protagonista diz ser membro, ajudando-o em sua busca para encontrar a princesa perdida.
O gamer coloca esse ícone no primeiro Santuário e depois continua explorando a ilha, coletando sal para ganhar poder, pois neste universo, existem dois tipos de humanos: Saltborn e Lightborn. Saltborn são ostensivamente compostos em grande parte de sal, enquanto Lightborn são feitos de luz. Quando um Saltborn morre, ele será enviado para a Ilha do Sal, enquanto Lightborn deixará de existir. Lightborns podem se tornar deuses, enquanto Saltborns não podem (é por isso que o Deus Sem Nome aprisiona Os Três e rouba suas orações).
Audiovisual
Salt and Sanctuary combina aspectos dos gêneros Metroidvania e Soulslike. O jogo apresenta visuais 2D desenhados à mão, bem como mecânicas semelhantes à série Dark Souls. Existem 600 itens que os jogadores podem usar, e as várias categorias de armas têm movimentos especiais, incluindo ataques aéreos. É possível empunhar armas de duas mãos para obter mais poder e escudos para se defender e desviar.
Magia e ataques à distância também podem ser realizados. O título implementa conceitos de RPG, como origens, classes e desenvolvimento de estatísticas, bem como uma extensa árvore de habilidades que oferece centenas de combinações. O Indie também oferece uma opção de multijogador local para jogo cooperativo e versus, e recursos assíncronos, como mensagens que podem ser trocadas entre os players.
Fim da Linha
O título recebeu uma recepção positiva dos críticos, que elogiaram seu estilo gráfico e jogabilidade. O jogo foi comparado favoravelmente com a Dark Souls, sendo considerado um tributo fiel e uma adaptação criativa do gênero para o 2D. O game também foi elogiado por sua trilha sonora, sua variedade de armas e habilidades, seu sistema de credos e sua dificuldade acentuada mas que convida o usuário a tentar novamente. Alguns dos pontos negativos apontados pelos críticos foram os problemas técnicos, como bugs e quedas de quadros, a falta de um mapa, a interface confusa e a história pouco desenvolvida.
Salt and Sanctuary é um jogo que pode agradar aos fãs do estilo Souls e de jogos de ação e RPG em 2D com grau diferenciado de dificuldade. O game oferece um desafio brutal e recompensador, com uma jogabilidade viciante e uma atmosfera envolvente. A obra também oferece um alto valor de rejogabilidade, com diferentes classes, credos, armas e habilidades para experimentar. Se você está procurando um jogo que teste suas habilidades e sua paciência, Salt and Sanctuary pode ser uma ótima opção em meio ao mercado de Games Indies.
Qual a sua opinião?