Análise: Transference 5
Reviews+ JogosPCPS VRXbox One

Análise: Transference

Compartilhar
Compartilhar

Transference é fruto da parceria entre a Ubisoft e o estúdio de Elijah Wood, SpectreVision. Na época que o game foi divulgado pela primeira vez, acabou ocasionando um certo rebuliço na indústria, principalmente por conta dos nomes dos envolvidos no projeto, mas também pelo mesmo ser incomum e misterioso, mesclando realidade virtual, game e cinema.

Análise: Transference 6

É meio complicado descrever o contexto e mundo de Transference já que parte dele é interpretativo e um pouco confuso, mas vamos lá. A história se trata de uma família que está confrontando diversas dificuldades, que foram inseridas em uma realidade virtual corrompida criada pelo patriarca Raymond, que também é um cientista genial e enigmático.

Dos pontos de vistas de distintos membros da família, a realidade virtual é construída a partir das informações cerebrais de Raymond, seu filho e sua esposa, descobrem os seus segredos pela casa e coletarão as provas de que eles precisam para reparar suas vidas.

Análise: Transference 7

Pontos Positivos

Formato Narrativo

O formato da narrativa com certeza é um diferencial. Aqui o jogador é colocado nesse mundo virtual fragmentado, formado por memórias que terão de reunir e conectá-las. Parte dessas memórias estão corrompidas, e jogador terá que de solucionar puzzles para restaurá-las. Grande parte da ação ocorre dentro do apartamento da família, e a narrativa se desenrola de maneira gradativa conforme avançam pelo jogo. Para conseguirem de fato o contexto da narrativa terão que dar atenção aos objetos e a ambientação, assistir vídeos, ouvir mensagens, e de vez em quando enfrentar algumas criaturas que se abrigam no escuro.

Parte sonora

Os efeitos sonoros de Transference com certeza colaboram bastante para experiência de terror psicológico que nos é proporcionada . Outro detalhe interessante é que eles não são previsíveis, e ajudam a entender mais sobre a história e personagens.

Direção de arte

O título contém uma direção artística muito condizente com sua proposta que é cheia de camadas (terror, suspense, jogo, cinema, mundo virtual, questões sociais…), então espere por algo distorcido, claustrofóbico e bizarro. Ela também é bem útil no quesito narrativa, visto que a mesma colabora bastante para o entendimento da história por meio da ambientação por exemplo.

Realidade virtual

Elemento este que é crucial não só na composição do enredo mas também do gameplay. Sim, é visível que Transference foi pensado como um jogo para óculos de realidade virtual, a experiência é sim mais intensa com uso do periférico, mas é possível também se divertir usando apenas o controle tradicional, e vale lembrar que essa é a única opção para aqueles que forem jogar no Xbox One.

Pontos negativos

Duração

É possível terminar o game por volta de 3 horas, e numa segunda vez em torno de 45 minutos. Vale ressaltar que no final das contas o que realmente vai determinar a duração, serão as habilidades de raciocínio lógico e agilidade do jogar para resolver os enigmas.

Ficha técnica
  • Desenvolvedoras: SpectreVision e Ubisoft Montreal
  • Distribuidora: Ubisoft
  • Lançamento: Setembro de 2018 (PC, Xbox One e PS4)
  • Gêneros: Adventure e Terror

 

[wp-review id=”25094″]

Compartilhar
Escrito por
Gabriel Corrêa -

Sou amante da cultura nerd em geral e também sou louco pela arte do cinema. Porém, minha verdadeira paixão são os Video Games. Não tenho restrições de plataformas, gosto de jogar em todas seja Nintendo, Xbox ou PlayStation. Meus gêneros de jogos favoritos são: rpg, puzzle, aventura e survival horror. Mas procuro jogar de tudo, principalmente para aumentar meu conhecimento e experiência gamer.

Qual a sua opinião?

Você pode gostar também
Sony lança atualização 11.52 para PS4 14
PlayStationPS4

Sony lança atualização 11.52 para PS4

Sony lança atualização 11.52 para PS4 Com mais de 100 milhões de...

Counter-Strike 2 polêmica - mudança em cenário gera caos 15
+ JogosPC

Counter-Strike 2 polêmica – mudança em cenário gera caos

Counter-Strike 2 polêmica - Quanto caos uma caixa pode causar? Quando é...

Gestalt: Steam & Cinder
+ Jogos

Gestalt: Steam & Cinder – Aventura Steampunk em um Universo 2D

Gestalt: Steam & Cinder é um jogo que combina plataforma 2D e...