Olá pessoal
Hoje na Dica de HQ falaremos sobre a fase 2 do projeto Graphic MSP em que artistas brasileiros nos trazem historias ao seu estilo com os personagens criados pelo Mauricio de Souza.
Falamos recentemente sobre a fase 1 do projeto com breves resenhas dos 4 primeiros títulos. Para conferir basta clicar AQUI.
No mesmo esquema do texto da semana passada, falarei quem são os artistas que trabalham em cada edição e o que acho das historias as classificando ao final com notas de 0 a 5:
BIDU – CAMINHOS
Data de publicação: agosto de 2014
Artistas: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho (roteiro e arte)
Na revista que abre a fase 2 do projeto temos uma historia do Bidu, o cachorro azul que é o mascote e símbolo da Mauricio de Souza Produções.
Em Caminhos, vemos como Bidu conheceu seu dono, o Franjinha, em uma historia que com certeza vai emocionar a todos que gostam de cachorros!
A arte da historia é deslumbrante, em especial a cena da chuva!
Outro fato bem marcante é que os personagens animais conversam utilizando uma linguagem própria muito criativa que dá um toque especial na historia!
Bidu Caminhos é uma ótima historia que emocionará a todos! Recomendadíssima!
NOTA: 4,5/5
ASTRONAUTA – SINGULARIDADE
Data de publicação: dezembro de 2014
Artistas: Danilo Beyruth (roteiro e arte) e Cris Peter (cores)
A primeira edição de Astronauta deve ter vendido bem e ter feito muito sucesso, pois só isso justifica uma continuação que na minha humilde opinião é a historia mais fraca do projeto Graphic MSP!
Astronauta Singularidade mostra o personagem titulo investigando um buraco negro (num roteiro que se assemelha muito ao filme Interestelar, porem a graphic foi lançada meses antes do filme) e possui momentos até interessantes como o vilão da historia que é um personagem bem conhecido de quem lê quadrinhos da Marvel, porem é uma historia que não consegue empolgar! Falta o “algo a mais” que os outros títulos do projeto têm!
Mais uma vez, a colorista Cris Peter não é creditada pelo seu trabalho persistindo a injustiça que começou na primeira edição do projeto.
Se tem algo que se salva em singularidade é a arte que é bem dinâmica e ganha um toque especial com as cores da Cris.
Singularidade é uma edição muito abaixo do esperado, mas quem gostou de Magnetar pode se divertir com ela.
NOTA: 2,5/5
PENADINHO – VIDA
Data de publicação: maio de 2015
Artistas: Paulo Crumbim e Cristina Eiko (roteiro e arte)
Nessa edição temos uma historia da Turma do Penadinho, personagens do Mauricio de Souza em homenagem aos monstros clássicos de filmes de terror.
O casal Crumbim e Eiko criam uma historia bem empolgante, com uma arte cartinesca muito bacana com cores berrantes em alguns momentos, mas muito estilosa!
A minha única ressalva em relação a historia é o final que é bem sem graça. Torço para que tenha uma continuação.
NOTA: 4/5
TURMA DA MÔNICA – LIÇÕES
Data de publicação: Julho de 2015
Artistas: Vitor Cafaggi e Lû Cafaggi (roteiro, arte e cores) e Paula Markiewicz (cores).
Quem leu o texto sobre a fase 1 deve ter percebido que eu sou apaixonado por Laços, o primeiro trabalho dos irmãos Cafaggi com a Turma da Mônica dentro do projeto Graphic MSP!
Quando foi anunciado que eles fariam uma continuação fiquei empolgado, mas ao mesmo tempo temeroso, pois achava difícil eles fazerem algo no mesmo nível de Laços.
Porem, a dupla conseguiu!
Lições é uma historia sobre amizade e amadurecimento que mostra a turminha tendo que aprender a viver longe um do outro por uma semana devido a um castigo imposto por seus pais. Apesar da distancia, vemos o quanto a amizade dos garotos é forte e as grandes lições que a vida tem a nos ensinar.
Mais uma vez temos um roteiro impecável e uma arte sensacional! Esses irmãos Cafaggi não cansam de serem excelentes não?
NOTA: 5/5
TURMA DA MATA – MURALHA
Data de publicação: Outubro de 2015
Artistas: Artur Fujita (roteiro), Roger Cruz (arte) e Davi Calil (cores).
Para quem não conhece, A Turma da Mata é um grupo de animais que vivem numa sociedade e a maioria de suas historias fazem criticas sutis a politica e questões sociais. É uma forma bem interessante que o Mauricio arrumou de falar de cidadania com a criançada.
O líder da turma é o elefante verde Jotalhão que ficou famoso por ser o garoto propaganda de uma marca de molho de tomate!
Em Muralha, temos uma historia que deixa o tom politico de lado (ainda que o tenha, mas sem ser o foco) e nos entrega uma historia cheia de ação. Nos traços de Roger Cruz, que já desenhou X-Men para a Marvel, a Turma da Mata fica parecendo um grupo de super-heróis.
Talvez a edição que mais fuja da essência dos personagens clássicos, mas ainda sim interessante!
E rola uma piada genial sobre molho de tomate! hahaha!
NOTA: 4/5
LOUCO – FUGA
Data de publicação: dezembro de 2015
Artistas: Rogério Coelho (roteiro e arte)
Essa é uma edição que divide opiniões: alguns a acham genial e outros (eu tô nesse bolo!) tem ressalvas quanto ao que foi apresentado.
Falando primeiro do ponto que todos concordam: arte de Fuga é ESPETACULAR! É sem sombra de duvidas a arte mais impactante do projeto Graphic MSP com uma combinação impressionante de luzes e sombras! Parece que os desenhos vão saltar do papel!!
Já o roteiro que até tem uma parábola interessante não me agrada muito, pois leva o Louco a sério demais! O Louco em sua essência é o Coringa do universo da Turma da Mônica e sempre foi um cara imprevisível e engraçado! Faltou loucura no Louco do Rogério.
Mas ainda sim, Fuga é imperdível!
NOTA: 3/5
Então é isso, galera! Espero que tenham gostado de conhecer as HQs da segunda fase do projeto Graphic MSP e não percam que em breve falarei das HQs lançadas em 2016 que eu considero como a fase 3 das Graphic MSP!
Até semana que vem com mais quadrinhos!
1 Comentário