0

 

 

Olá pessoal! Como vão vocês? Hoje a Dica de HQ vai fugir do eixo Marvel, DC e super-heróis! Falaremos de uma das coleções de quadrinhos nacionais mais bacanas que está saindo nas bancas atualmente: as Graphic MSP!

 

O projeto Graphic MSP surgiu de outro projeto que teve inicio em 2009: o livro MSP 50 que foi feito para comemorar os 50 anos de carreira de Mauricio de Souza em que 50 artistas brasileiros desenham os personagens criados por ele. Com o sucesso de MSP 50, foram lançados mais dois livros: o MSP +50 e o MSP Novos 50 com mais artistas prestando suas homenagens a Mauricio.

Resultado de imagem para MSP +50 e o MSP Novos 50

 

Também tivemos o lançamento de Ouro da Casa em 2012 que deu a oportunidade dos artistas que trabalham na Mauricio de Souza Produções fazerem releituras dos personagens utilizando seu próprio estilo.

Além das releituras, tivemos a participação do próprio Mauricio de Souza e homenagens aos profissionais mais antigos do estúdio e de autores que fizeram parte da equipe no passado.

Resultado de imagem para ouro da casa

Então, em 2012,Sidney Gusman (editor de planejamento da Mauricio de Souza Produções) ao ver o sucesso do MPS 50 tem a ideia do selo Graphic MSP em que artistas brasileiros escrevem historias completas ao seu estilo com os personagens de Mauricio de Souza. É claro que o projeto foi um sucesso absoluto de critica e vendas e continua firme e forte até hoje!

 

Hoje falaremos das 4 revistas que fazem parte da fase 1 do Graphic MSP. Farei resumos breves dizendo quem são os artistas que trabalham em cada edição, os personagens homenageados e o que eu acho de cada obra:

 

 

 

ASTRONAUTA -  MAGNETAR

Imagem relacionada

Data da publicação: Outubro de 2010

Artistas: Danilo Beyruth (roteiro e arte) e Cris Peter (cores)

 

Na edição de inauguração do projeto, vemos uma releitura do clássico personagem Astronauta.  Danilo cria um roteiro com muita ficção cientifica em que o Astronauta fica perdido no espaço e fica doido! A forma como ele mostra a loucura do personagem é muito interessante e sua arte combinada com as cores de Cris Peter é muito boa.

Resultado de imagem para astronauta magnetar

Um defeito grave da revista é não ter o nome da Cris Peter na capa e no final da revista quando é mostrada uma ficha técnica dos artistas que trabalharam naquela edição como se o seu trabalho não fosse importante para a obra!  Pô, a Cris já trabalhou pra Marvel, DC e foi a PRIMEIRA ARTISTA BRASILEIRA A SER INDICADA PARA O EISNER AWARDS (o Oscar dos quadrinhos!), achei uma puta falta de respeito e descaso com o trabalho dela.

Tirando esse pecado, Astronauta Magnetar é uma boa historia, mas que é facilmente superada por outras da coleção.

 

NOTA: 3,5/5

 

 

 

 

TURMA DA MÔNICA - LAÇOS

Resultado de imagem para TURMA DA MÔNICA - LAÇOS

Data da publicação: Julho de 2013

Artistas: Vitor Cafaggi e Lû Cafaggi (roteiro e arte) e Priscila Tramontano (cores)

Ah, Laços! Falar dessa história é complicado, pois é difícil encontrar palavras para defini-la! Eu poderia usar as palavras “tocante”, “nostálgica” e “emocionante”! Vitor e Lû criam uma historia que é uma carta de amor a Mauricio de Souza e a Turma da Mônica! Cheia de referencias a filmes dos anos 80 como Goonies, ET e Conta Comigo e as historias clássicas da Turma da Mônica, Laço mostra a turminha numa aventura para encontrar Floquinho, o cachorro do Cebolinha, que sumiu.

O roteiro é impecável, com momentos muito emocionantes e divertidos e a arte é maravilhosa, em especial os desenhos feitos por Lû no flashback que mostra como a turma se conheceu.

Laços é uma historia mágica, daquelas que você lê sorrindo e quando termina você fica em êxtase, processando tudo que acabou de ver.

Tenho um carinho especial por essa historia, pois minha esposa me deu de presente na época que namorávamos. Acho que deu pra entender porque eu casei com ela né?

E lembrando que o filme da Turma da Mônica que será lançado ainda esse ano terá seu roteiro baseado nessa HQ! Não preciso dizer que isso me deixa muito empolgado né? Acredito que temos um filmaço vindo por aí!

Resultado de imagem para TURMA DA MÔNICA - LAÇOS o filme

 

NOTA: 5/5

 

 

 

CHICO BENTO – PAVOR ESPACIAR

Imagem relacionada

 

Data da publicação: Agosto de 2013

Artista: Gustavo Duarte (roteiro e arte)

 

Essa é uma edição que divide opiniões: Alguns a acham simples, bobinha e outros, incluindo eu, a acham GENIAL!

Nela vemos Chico Bento, seu melhor amigo Zé Lelé, a galinha Giserda e o porco Torresmo serem abduzidos por alienígenas! OI? Mas por incrível que pareça, essa ideia absurda gera uma das historias mais divertidas do projeto.

Resultado de imagem para CHICO BENTO – PAVOR ESPACIAR

Gustavo Duarte é chargista então seu foco é na arte que é bem limpa, expressiva e cheia de referencias. As expressões faciais dos personagens são ótimas, pois podemos sentir o medo, a alegria e outras sensações que os personagens tem. Uma cena em especial é a minha favorita: quando o Torresmo vê um dos Alienígenas pela primeira vez! As expressões dele são hilárias! Lembro-me de estar lendo essa revista no trem e gargalhar muito alto! Os outros passageiros devem ter pensando que eu era débil mental! Hahaha!

Chico Bento Pavor Espaciar (adoro esse título!) é a aventura mais inusitada da coleção, mas é divertidíssima!

NOTA: 5/5

 

 

 

PITECO – INGÁ

Resultado de imagem para PITECO – INGÁ

Data da publicação: Novembro de 2013

Artista: Shiko (roteiro e arte)

 

Na ultima edição da fase 1 das Graphic MSP, o artista paraibano Shiko nos traz uma historia do Piteco numa mistura doida de pré-história e folclore brasileiro que funciona muito bem!

Ingá mostra o povo de Len em migração, pois o rio da aldeia secou, mas Piteco fica para trás, pois decide salvar sua amada Thuga que foi raptada pelos Homens Tigre. Numa mistura de ação e terror com desenhos belíssimos (em estilo aquarela) Shiko cria uma ótima releitura do clássico homem das cavernas de Mauricio de Souza.

Resultado de imagem para PITECO – INGÁ

 

Minha única ressalva é que essa é a historia que menos tem a essência das historias clássicas do personagem em questão: senti falta do Piteco abobalhado, da Thuga perseguidora ciumenta apaixonada, mas como é uma releitura, eu relevo isso.

NOTA: 4/5

 

Então é isso, galera! Na semana que vem falaremos das revistas que compõem a fase 2 do projeto Graphic MSP, desta vez trazendo releituras de Bidu, Turma do Penadinho e outros!

Até mais!!


Veja os comentários abaixo!

0

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Amei Amei
3
Amei
Nãaoo Nãaoo
3
Nãaoo
Confuso Confuso
2
Confuso
Raiva Raiva
2
Raiva
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes