Dia Nacional dos Quadrinhos: Confira clássicos da literatura brasileira em formato HQ
1
1 point

O Dia Nacional dos Quadrinhos, celebrado em 30 de janeiro, está próximo. Para alegria dos fãs de HQs, a Disal preparou um catálogo de ofertas especiais. Além de preços atrativos, a seleção homenageia grandes autores brasileiros, trazendo seus clássicos para o formato dos quadrinhos.  

Jubiabá”, de Jorge Amado, é um romance escrito entre 1934 e 1935, tendo como protagonista Antônio Baduíno, um menino pobre nascido no morro do Capa-Negro, em Salvador.  A obra ganhou sua versão em quadrinhos pelas mãos do ilustrador João Spacca, um dos maiores artistas dos quadrinhos nacionais. Para contar essas aventuras, o cartunista usa todo o seu poder de síntese: tanto as imagens como o texto são altamente informativos. Além de estudar profundamente o romance, o cartunista se baseou num extenso material sobre a Salvador de antigamente, com auxílio de livros de arte, de fotos, mapas e também outras obras de Jorge Amado.  

Advertisement

O livro pode ser encontrado em: https://bit.ly/34D5INr

Criando um quebra-cabeça que exige a participação ativa da inteligência do leitor, a obra de Lourenço Mutarelli “Quando Meu Pai se Encontrou Com o ET Fazia Um Dia Quente”, conta a história de um aposentado da companhia telefônica que acabara de perder a esposa. Acostumado a passar o tempo colecionando fotos antigas e consertando máquinas de costura e de escrever, a morte da esposa abala a vida metódica do homem que passa a oscilar entre violência e depressão. Um dia, quando sai para pescar com o irmão, o passeio familiar aos poucos é tomado por uma série de acontecimentos estranhos e inusitados, que começa com o desaparecimento do próprio viúvo. Alguns dias depois, o homem é encontrado, e sua sanidade é posta à prova quando o relato do que fez durante aqueles dias passa a incluir personagens como um ET e os habitantes boêmios de um barco estacionado num riacho seco.

A obra de Lourenço Mutarelli pode ser encontrada em: https://bit.ly/35wnIui

A famosa obra de Mario de Andrade, também ganhou sua versão em quadrinho pelas mãos de Angelo Abu e Dan X, “Macunaíma em Quadrinhos” conta com a riqueza de cores e imagens, em que a história é apresentada de maneira vigorosa, contando mais sobre o personagem singular, a quem falta caráter, mas sobra carisma e preguiça. Macunaíma nasce índio, se transforma em um belo e loiro príncipe, encontra seres fantásticos da Floresta Amazônica, enfrenta armadilhas, perigos e viaja à cidade grande com seus irmãos em busca de mais confusões e enrascadas. Uma história que se traduz com perfeição aos quadrinhos, em uma versão que se mostra tão divertida e irreverente quanto a história original. 

A obra pode ser encontrada em: https://bit.ly/2S4fGoE

Inspirado no clássico de Euclides da Cunha, “Os Sertões” é uma das obras mais contundentes da nossa literatura. Nela, o autor expõe a violenta repressão sofrida pelos seguidores de Antônio Conselheiro, ao mesmo tempo que narra a nossa nacionalidade em formação. Neste romance gráfico, livremente inspirado no clássico brasileiro incontornável, somos lançados para dentro da luta, para o coração do confronto entre um movimento messiânico sertanejo e as Forças Armadas do país. Através da tensão dramática do roteiro de Carlos Ferreira, e dos traços sombrios e torturados do desenho de Rodrigo Rosa, em “Os sertões – A Luta”, a história ganha uma visão singular e poderosa. 

A obra pode ser adquirida em: https://bit.ly/2s27fPX

Mauricio de Sousa é um dos autores responsáveis pela difusão das histórias em quadrinhos no país. Criador das histórias da “Turma da Mônica”, que é traduzida em 14 idiomas e para mais de 40 países. 

Na obra “Lendas Brasileiras”, o autor reúne a rica cultura do Brasil em histórias fantásticas, em que todos os personagens são representados pelos próprios personagens da “Turma da Mônica”. Vale a pena conferir este trabalho https://bit.ly/35vVYGd

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
1
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes