Franquias – Dead Space, terror espacial

A franquia Dead Space é uma série de jogos de terror e ficção científica criada e dirigida por Glen Schofield.3 min


Franquias - Dead Space, terror espacial 1

A franquia Dead Space é uma série de jogos de terror e ficção científica criada e dirigida por Glen Schofield. Os games foram desenvolvidos pela Visceral Games e publicados e Electronic Arts, ao qual a franquia pertence. A série possuí três títulos principais, com um remake do primeiro jogo lançado em 2023.

DEAD SPACE. A História Explicada e Teoria sobre os Três Jogos da Franquia
Franquias – DEAD SPACE

Os games de Dead Space se passam em um universo de ficção científica do século 26, apresentando ambientes, armas e personagens típicos do gênero. O tema central da franquia é a religião fictícia e fanática chamada “Unitologia” e seus seguidores, que acreditam que informações sobre um artefato alienígena chamado “Marker” estão sendo suprimidas pela “EarthGov”, a administração política central da Terra.

A trilogia

A primeira obra, Dead Space, foi lançado em 2008 e conta a história de Isaac Clarke, um engenheiro de naves espaciais que se envolve em uma missão de resgate na nave USG Ishimura, onde encontra horrores mutantes e mortos-vivos chamados Necromorfos. O jogo é um survival horror em terceira pessoa, que combina ação, exploração e resolução de quebra-cabeças. O título foi aclamado pela crítica e pelo público, recebendo vários prêmios e elogios por sua atmosfera, jogabilidade, gráficos e som.

Franquias - Dead Space, terror espacial 4
Franquias – DEAD SPACE

O segundo game da série, Dead Space 2, foi lançado em 2011 e continua a história de Isaac Clarke, que acorda em uma estação espacial chamada Sprawl, infestada por Necromorfos. O jogo mantém o estilo de survival horror em terceira pessoa, mas com mais ênfase na ação e na narrativa. O jogo também introduz um modo multiplayer online, onde os jogadores podem assumir o papel de humanos ou Necromorfos em diferentes cenários. A obra foi bem recebida pela crítica e pelo público, sendo considerado um dos melhores jogos de terror da época.

O terceiro título da série, Dead Space 3, foi lançado em 2013 e conclui a história de Isaac Clarke, que se junta ao soldado John Carver para impedir o fim da humanidade causado pelos Markers. O jogo apresenta novidades como a possibilidade de criar e personalizar armas, explorar diferentes planetas e ambientes, e jogar em modo cooperativo com outro jogador. O game recebeu críticas mistas, sendo elogiado por seus gráficos, som e jogabilidade, mas criticado por seu tom mais genérico e menos assustador do que os jogos anteriores.

Spin-offs

Além dos três games principais, a franquia Dead Space também conta com vários spin-offs e adaptações em outras mídias, como quadrinhos, filmes, livros e jogos para celular. Alguns desses spin-offs são:

  • Dead Space: Extraction (2009): Um jogo de tiro em primeira pessoa para o Wii e o PlayStation 3, que funciona como um prelúdio do primeiro jogo.

  • Dead Space: Ignition (2010): Um jogo de quebra-cabeças para o PlayStation 3 e o Xbox 360, que funciona como uma introdução ao segundo jogo.

  • Dead Space (mobile) (2011): Um jogo de ação em terceira pessoa para dispositivos móveis, que segue a história de um sobrevivente na Sprawl após os eventos do segundo jogo.

  • Dead Space: Downfall (2008): Um filme de animação que conta os acontecimentos que levaram à infestação da USG Ishimura no primeiro jogo.

  • Dead Space: Aftermath (2011): Um filme de animação que mostra as consequências da explosão do Marker na Sprawl no segundo jogo.

  • Dead Space: Martyr (2010): Um livro que revela a origem da Unitologia e do primeiro Marker encontrado na Terra.

  • Dead Space: Salvage (2010): Um quadrinho que mostra uma equipe de mineradores espaciais que encontra a USG Ishimura à deriva no espaço.

  • Dead Space: Catalyst (2012): Um livro que narra a história dos irmãos Istvan e Jensi Bokkai, envolvidos em uma conspiração da Unitologia.

  • Dead Space: Liberation (2013): Um quadrinho que mostra a jornada de John Carver antes de se encontrar com Isaac Clarke no terceiro jogo.

Fim da Aventura

Em 2021, houve o anúncio de que a EA Motive estava trabalhando em um remake do primeiro jogo de Dead Space, que foi lançado em 2023 para o PlayStation 5, o Xbox Series X/S e o PC. O remake reimaginou o jogo original com gráficos e jogabilidade melhorados, respeitando a essência e a atmosfera da obra original e agora está disponível na Game Pass.

Franquias - Dead Space, terror espacial 5
Franquias – DEAD SPACE

A franquia Dead Space é uma das mais importantes e influentes do gênero de terror e ficção científica nos videogames, tendo vendido mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Os jogos são conhecidos por sua ambientação sombria e claustrofóbica, seu sistema de desmembramento dos inimigos, sua trilha sonora imersiva e sua história envolvente e cheia de mistérios.

Qual seu DEAD SPACE favorito?

deixe sua resposta nos comentários.

GOSTO DISSO? COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS!