Review: Asilo Arkaham – Uma Séria Casa em um Sério Mundo – Edição Definitiva


0

Olá Nerds, hora da análise…

Resultado de imagem para Asilo Arkham – Uma Séria Casa em um Sério Mundo

As HQs, na maioria das vezes, possuem um padrão de enredo e traços, porém, sabemos que algumas fogem da tão amada “mesmice” e vão para um obscuro, surpreendente e inovador rumo, buscando cativar um novo publico e dar um novo ar ao nicho que tem acompanhado com tanto amor e carinho seu herói predileto.

Asilo Arkaham – Uma Séria Casa em um Sério Mundo, foi lançada em Fevereiro de 2013, sendo publicada pela nossa parceira Panini (quer adquirir?), Grant Morrison foi o roteirista e a direção de arte ficou por conta de Dave Mckean. Esta é uma HQ diferente das corriqueiras do Homem Morcego, vemos um terror psicológico confuso e perturbador, com várias inspirações e um paralelo entre duas histórias.

Enredo

Tirar o dinamismo e trazer a par a lentidão e o medo, faz da HQ um espelho “embaçado” da loucura e assombro; após uma acintosa rebelão no tão conhecido Asilo Arkaham, os detentos exigem que Batman vá sozinho ao manicômio para encarar todos os prisioneiros, um grande desafio ao vigilante de Gotham, porém, algo muito maior que confrontos físicos se passa nesta complexa história, que vista por um outro ponto, pode-se dizer que os detentos, o asilo e tudo que esta ocorrendo, na verdade seriam confrontos internos que sr. Wayne estaria visitando, trajando as veste do cavaleiro das sombras.

Resultado de imagem para Asilo Arkham – Uma Séria Casa em um Sério Mundo

Em paralelo ao caos que nosso herói esta passando, podemos acompanhar a destruição mental de Amadeus Arkaham, que ao viver casos horríveis em suca casa, acaba sucumbindo a total loucura, e isso nos é passado de maneira fantástica e amedrontadora.

Resultado de imagem para Asilo Arkham – Uma Séria Casa em um Sério Mundo

Arte

Todos os traços artísticos são fora dos padrões habituais da DC, nada de belas definições como vemos na maioria das HQs, mas sim, traços que trazem o terror a tona, as cores são sempre escuras e mórbidas, trazendo um clima de tensão, incertezas e muito suspense a trama.

Resultado de imagem para Asilo Arkham – Uma Séria Casa em um Sério Mundo

As passagens de quadro a quadro tornam-se confusas, isso porque, o autor quer transmitir o caos em cada detalhe da HQ, e isso acaba sendo um ponto de melhoria nesta interessantíssima arte.

Personagens

Como já citado, no enredo em que o Batman esta, todos os personagens são macabros, seja em seus intuitos ou em suas aparências, vários dos vilões estão diferentes, e, de modo proposital, com um exagerado teor de “nojeira”, extremo terror e melancolia. No caso de Amadeus, a profundidade e perplexidade do personagens segundo as dificuldades passadas por ele, são relatadas com perfeição e vai deixar até os mais durões com “mas impressões” .

Imagem relacionada

Diálogos

Os balões de diálogos se mesclam entre diretos, sem muitos rodeios de palavras e longos, lembrando literatura clássica e tentando trazer o terror não só pelas imagens, mas pelo poder psicológico causado pelos dizeres, tanto dos detentos de Arkaham que buscam enlouquecer o Batman, como na desintegração das faculdades mentais de Amadeus Arkaham.

Veredito

O título de 216 páginas é surpreendente, a edição definitiva é belíssima e tem uma valor acessível e por conta de todo o jogo de palavras e imagens amedrontadoras, com inspiração no livro de Alice no Pais da Maravilhas, esta comic torna-se ainda mais perturbadora do que Batman: A Piada Mortal, tornando assim, esta HQ digna de compra e apreciação.

Resultado de imagem para Asilo Arkham – Uma Séria Casa em um Sério Mundo

  • Nível de Recomendação - 7,8/10
    7/10

Resumo

Uma Interessante HQ, porém, com padrões diferenciados, focado no terror e no suspense onde a ação fica de lado e o caos psicológico toma conta do leitor

Overall
7/10
7/10

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes