Olá Nerds…
Os Arcades construíram toda a estrutura histórica dos consoles atuais, sem duvida alguma, tudo que conhecemos hoje sobre os games foi criado nestas fanáticas máquinas de games, que outrora, eram vistas com desconfiança e “olhares tortos”, porém, hoje, são saudados por todos os RetrôGamers.
História
Todos buscavam algo para se divertir, algo além de bebidas, cigarros, festas e coisas assim, e é sabido que toda busca traz coisas novas, e desta vez não foi diferente. Em 1971 estudiosos (nerds) da universidade Standford, criam o primeiro Arcade, denominado Computer Space. Neste jogo, você pilotava uma nave que tem como objetivo destruir objetos e inimigos.
Porém, aquele que realmente colocou os Fliperamas em evidencia foi o mítico Pong, criado em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, e Pong, deu origem a grande Atari. Aqui, a máquina simulava um jogo de Ping-Pong e era possível jogar contra uma outra pessoa física, isso sim foi evolução para a época.
Destaques
Alguns games são impossíveis de se esquecer neste meio de Fliperamas, e mesmo com tantos jogos, alguns marcaram o início da história dos Arcades:
Space Invaders
Este game Arcade foi por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978, originalmente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos Estados Unidos pela Midway Games. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional, seu objetivo é destruir ondas de naves com uma espaçonave humana para ganhar o maior número de pontos possível.
Cruis’n USA
Cruis’n USA é um jogo de corrida arcade lançado originalmente em 1994, desenvolvido pela Midway Games para Arcades e pela Williams Entertainment para Nintendo 64, sendo publicado e distribuído pela Nintendo. É o primeiro jogo da série Cruis’n e dispõe de locais ao redor dos Estados Unidos.
Mortal Kombat
Mortal Kombat, esse não necessita de qualquer tipo de apresentações. Jogos de luta sempre fizeram um enorme sucesso nas máquinas e o fato de existir um jogo com violência a vontade e sangue saindo para todo lado, da um ar mais charmoso e romântico a esse grande game lançado em 1992.
Street Fighter 2
Um rei das casas de Fliperama (sim, isso existia), filas e mais filas de espera eram formadas para curtir o carismático e fantástico game. Aqui, a Capcom não apelou para sangue nem decepamento de membros, mas usou a criatividade em um jogo colorido, cheio de músicas que grudam na cabeça e jogabilidade dinâmica. A versão original do game vendeu 60.000 máquinas de Arcades e a Champion Edition vendeu perto de 140.000 máquinas apenas no Japão.
Pac-man
Simples, apenas o fato de você querer fazer uma pontuação melhor que a do seu amigo mala do bairro fazia com que os viciados gastassem todo o troco do pão nesse jogo produzido pela Namco em 1980. O objetivo da maioria dos jogos da série é percorrer um labirinto, comendo pontos, pontos energizantes e frutas e fugindo de quatro fantasmas, chamados Blinky, Pinky, Inky e Clyde.
Ponto Final
Sejam jogos de tiro como em Jurassic Park, ou em Shmups como Sonic Wings, Beat’n Ups como Golden Axe ou Run’n Gun como Metal Slug, os Arcades tiveram sua época de ouro, suas grandes empresas e grandes investidores, que por um bom período de tempo, sugaram nossas fichas mundo a fora.
Hoje os Arcades fazem parte de peças de colecionadores, já que, jogos do estilo são facilmente encontrados em coletâneas de consoles caseiros. Outros, porém, começaram a criar seus próprios fliperamas, seja o modo mais antigo, com um monitor e ao invés de placas para cartuchos, introduzir sistemas para emulação ou Arcades portáteis, onde você tem apenas os botões, e um cabo HDMI liga o Arcade a sua TV. No japão, os Fliperamas ainda tem certo carisma em Shoppings e lojas de conveniência, porém, infelizmente elas estão em declínio.
Qual a sua opinião?