Em julho de 2011, o criador do Tetris, Alexey Pajitnov, e Vedran Klanac, um desenvolvedor e CEO da Ocean Media, se uniram para prototipar uma nova versão do Tetris que Pajitnov havia concebido. Klanac programou o jogo e Pajitnov forneceu feedback: Eles o chamaram de Tetris Reversed. Em um painel na Game Developers Conference 2024, eles mostraram um vídeo deste protótipo e descreveram sua jogabilidade. Muito diferente do Tetris, os Tetrominos (os blocos do Tetris universalmente reconhecidos) eram usados para eliminar uma parede de blocos, não para empilhá-los.
Uma década depois, os criadores disseram que seu jogo estava parado devido aos esforços frustrados de um colaborador, Martin de Ronde, para levá-lo à produção completa. Eles não entraram em detalhes, com Pajitnov dizendo: “Concluímos o trabalho, mas neste caso a produção nunca começou. A próxima etapa nunca aconteceu… Provavelmente [de Ronde] teve problemas com a empresa Tetris… Em algum momento ele desistiu.” A Tetris Company, com a qual Pajitnov está associado, detém os direitos do Tetris e coisas associadas como Tetrominos. Este jogo foi criado como um projeto paralelo e, portanto, nunca encontrou seu caminho para uma linha de publicação.
Sobre o Jogo
Reverse Tetris tinha muitas das características do original, incluindo os blocos familiares, um foco na pontuação e na eliminação de linhas. Pajitnov é obstinado e filosófico sobre seu estilo de design de jogo satisfatório: “Eu amo tanto a eliminação de linhas. É um efeito tão agradável no jogo original“, diz ele com nostalgia. Então ele manteve isso. Mas também difere em alguns aspectos-chave.
Por exemplo, você pode pressionar um botão de Reversão para se livrar de uma situação difícil, que troca todos os blocos completos por blocos incompletos, meio que como apertar o botão de Hiperespaço em Asteroids. Além disso, de acordo com Pajitnov, “Às vezes [limpar o campo] é absolutamente impossível”, então, com base na disposição dos blocos, uma condição de vitória não é garantida.
Nota Final
Refletindo sobre o Tetris Reversed, Pajitnov diz: “O fator diversão é maior no jogo original. O Reversed é um jogo mais cerebral.” No entanto, ele acrescentou: “A curva de aprendizado… Na minha opinião, é mais curta do que a do Tetris original.”
Qual a sua opinião?